O governador Carlos Massa Ratinho Júnior (PSD) foi reeleito neste domingo, 2, pelo Estado do Paraná. Júnior conquistou 69,75% dos votos válidos, superando o ex-governador do Estado Roberto Requião (PT) e o ex-deputado federal Ricardo Gomyde (PDT), que foram escolhidos por 25,96% e 2,18% dos eleitores, respectivamente.
Para que houvesse segundo turno, seria necessário que o líder da disputa não conquistasse a maioria dos votos (50% +1).
Ratinho Júnior, 42, filho do apresentador do SBT Ratinho, é o atual governador do Estado e conquistou mais quatro anos de mandato. Formado em Marketing e Propaganda, Júnior antes de entrar na política trabalhou como comunicador nas emissoras do pai. O governador disputou a primeira eleição em 2002, sendo eleito deputado estadual. Em seguida, foi eleito deputado federal e exerceu dois mandatos consecutivos.
Além disso, já ocupou a cadeira da secretaria de Estado e Desenvolvimento Urbano do Paraná durante a gestão do ex-governador Beto Richa (PSD). Em 2018, Júnior concorreu ao governo do Estado e foi eleito no primeiro turno (60% dos votos) com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). O governador foi o segundo mais jovem da história do Estado a ser eleito.
Oeste nas eleições
Em parceria com o Programa 4 por 4, que conta com a apresentação do jornalista Luís Ernesto Lacombe e com os comentários de Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Rodrigo Constantino, Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano.
Além do próximo presidente da República, serão eleitos 27 governadores, 27 senadores, 513 deputados federais, 1.035 deputados estaduais e 24 deputados distritais.
Quais são os deveres do presidente da República?
O presidente é o chefe do Executivo federal. Ele tem como principal tarefa administrar os interesses da União. Entre outras coisas, seu dever é coordenar a política interna e externa e nomear os ministros do governo, do Supremo Tribunal Federal (STF) e das Cortes inferiores.
Cabe ao presidente elaborar o Orçamento e sancionar e promulgar leis aprovadas pelo Congresso Nacional — com a opção de veto total ou parcial de projetos de lei. Caso vetada, a proposta será encaminhada novamente ao Legislativo para nova análise. A decisão final será dos parlamentares.
O presidente também pode criar Medidas Provisórias — normas que têm força de lei e não precisam de aprovação do Parlamento para entrar em vigor. Contudo, precisam ser chanceladas pelos legisladores no prazo de 120 dias.