“Fui absolvido em todos os processos”, disse Lula, durante o debate na Band, no domingo 28, sobre casos de corrupção. “Fui absolvido na ONU, na primeira e na segunda instâncias, e duas vezes no STF. Agora, sou o único inocente que paga o preço de ser inocente.” A afirmação do ex-presidente, contudo, é falsa.
A argumentação referente ao Supremo Tribunal Federal pode ser lida neste link. Sobre a Organização das Nações Unidas (ONU), o Comitê de Direitos Humanos da ONU apenas aprovou um relatório, sem efeitos práticos, sobre o petista ter supostamente tido garantias e direitos violados pela Operação Lava Jato.
Confunde-se o comitê com o Conselho de Direitos Humanos, órgão da ONU com poder deliberativo. Diferentemente do primeiro, o comitê não tem funcionários da ONU ou membros de outros países. As pessoas que trabalham nele são especialistas majoritariamente indicados por ONGs de esquerda.
“Primeiramente, diferente do que o ex-presidente Lula disse, não existem uma ‘primeira instância’ ou ‘segunda instância’ na ONU”, constatou Carlo Cauti, professor de Instituições e Organizações Internacionais do Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec). “É uma informação falsa. O caso de Lula foi apresentado ao Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas, que não é um tribunal, mas apenas um órgão das Nações Unidas composto de 18 pessoas físicas escolhidas pela Assembleia-Geral. Esse comitê pode apenas emitir pareceres. Não tem poder nenhum de anular processos.”
Segundo o especialista, esses pareceres são apenas facultativos, ou seja, podem ou não ser considerados pelos países envolvidos, eventualmente pelo Conselho de Direitos Humanos e o Conselho de Segurança da ONU. “Consideração que, no caso de Lula, obviamente não ocorreu”, observou Cauti.
O especialista mencionou ainda que existem tribunais da ONU, os quais nem sequer apreciaram o caso, pois não têm nenhuma competência de mérito: a Corte Internacional de Justiça e a Corte Penal Internacional. “Como a primeira é uma Corte que julga apenas controvérsias entre países, as pessoas físicas nem sequer podem recorrer”, disse. “A segunda avalia apenas questões relacionadas a crimes de guerra ou contra a humanidade. O que, evidentemente, não é o caso. Portanto, é falso dizer que a ONU absolveu Lula, pois os tribunais da ONU não têm competência para julgar um caso como esse.”
Em abril deste ano, o comitê da ONU emitiu sua decisão depois de considerar uma queixa apresentada pela defesa de Lula, em 2016. O órgão considerou que o julgamento do petista violou os artigos 9, 14, 17 e 25 do Pacto Internacional, que tratam sobre o direito de todo e qualquer cidadão a um julgamento justo e imparcial, o direto à privacidade e o respeito aos direitos políticos.
NAAAOOO!!! LULA MENTIU? POR FAVOR QUANDO ESSE LADRÃO VAGABUNDO FALAR VERDADE AÍ SIM MERECE UMA NOTÍCIA.
LULA LADRÃO TEU LUGAR É NA PRISÃO VAGABUNDO CORRUPTO SAFADO LADRAAOOOOO!!!
Lula foi “preso” para que outros políticos maiores, foi tudo orquestrado para que prestes as eleições fosse solto. Lula não foi absolvido dos processos as quais ele foi condenado por inocência, foi pela má atuação ou pela rasteira que deram na equipe da lava jato, eu já imaginava que fossem inocentar lula em algum momento, mas não para voltar a concorrer, quanta inocência minha. A volta de lula representa o retrocesso total, mesmo não sendo um fanático por JB, sei reconhecer que diante das ameaças GLOBAIS, das arbitrariedades do SUPREMO, é sem dúvidas o melhor candidato que podemos ter, os Faria limers talvez não entendam.
Espantoso seria o ex- condenado FALAR A VERDADE! Mentir é sua máxima, A mentira está entranhada em seu cérebro – se assim pode ser chamado um órgão danificado pela bebida onde massa cinzenta foi substituída por dejetos… Mente e profere diarreia verbal!
Essa “absolvição”,ou, parecer favorável à esta criatura é estranha… Será que tivera acesso real ao processo???? Quem leu, diz que as provas são contundentes e ainda há o Palocci…. Ok.
Lula mentiu, isto é um pleonasmo vicioso da língua portuguesa.
Porra, se não se sente confortável em ser definido como imprestável e corrupto, tendo como fuga a cachaça, porque será vislumbra REMOTAMENTE voltar à cena do crime?
Estúpido e salafrário por me roubar também. FDP.
A vida desse sujeito é toda uma mentira.
Até que a ONU tivesse o direito, no meu entender não valeria nada. Quem julga o cidadão brasileiro são os tribunais brasileiros e de acordo com a legislação do país. Portanto não tem nenhum cabimento, trata-se de mais uma mentira do ex-presidiário
Lula mentiu ? E qual é a novidade. Lula mente e mentiu a vida toda.
A ONU não tem que se meter aqui no Brasil, o STF, te liberou para ser candidato, porque a atual presidente da República, não faz a vontade do STF, prefere cumprir a constituição, não é igual você que é a favor do erro, eu espero que o povo de bom censo seja a maioria, e responde nas urnas, e você não volte a cena do crime para cometer outros erros piores. Qualquer outro é melhor que você, até Ciro Gomes.
O ladrão de nove dedos sempre foi mentiroso e vai findar os seus dias do mesmo jeito !