O ex-presidente Lula participou nesta terça-feira, 9, de debate na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em São Paulo. O candidato do Partido dos Trabalhadores (PT) à Presidência apresentou discurso moldado ao perfil da plateia, com promessas sobre a política econômica e iniciativas de negócios, em caso de vitória nas eleições de outubro.
Lula discursou aos empresários e respondeu a perguntas. O candidato do PT foi ajudado por seu candidato a vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), visto como um trunfo na relação com o empresariado. O coordenador do plano de governo da chapa à Presidência, Aloizio Mercadante (PT), também participou do evento.
O encontro com Lula faz parte de uma série de eventos da Fiesp com os presidenciáveis. Simone Tebet (MDB) e Ciro Gomes (PDT) já participaram das sabatinas, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou sua presença na entidade, inicialmente programada para a quinta-feira, 11.
Entre piadas e promessas, Lula arrancou gargalhadas e alguns aplausos do público da Fiesp. O petista disse que um eventual novo governo do PT vai ser marcado por “credibilidade, estabilidade e previsibilidade” e afirmou que os empresários voltarão a ganhar dinheiro no país.
“Sabe o que eu vou garantir para vocês? Mercado. O que vocês querem é investir no Brasil para ganhar dinheiro. Isso vai ser garantido”, declarou.
Nenhum trabalhador quer que o empresário quebre. Porque ele é a primeira vítima quando o empresário quebra. Queremos que o Brasil evolua. É com esse espírito que queremos governar esse país.
— Lula (@LulaOficial) August 9, 2022
Apesar de voltar a defender a extinção do teto de gastos, uma das bandeiras econômicas de seu plano de governo, o candidato do PT pregou a criação de um novo modelo de responsabilidade fiscal.
Agronegócio e comércio exterior
A participação de Lula na sabatina da Fiesp ainda inclui acenos ao agronegócio, com promessa de diálogo com o setor. O petista, no entanto, externou o desconforto em relação à sintonia desse segmento com o atual governo nos últimos anos.
“Esses dias eu tive uma reunião com empresários. Eu queria saber por que o agronegócio gosta do Bolsonaro, e eu fiz essa pergunta. Eu queria saber o que o Bolsonaro fez de bom. Nada! Eu duvido alguém dizer o que o Bolsonaro fez para o agronegócio. A última medida grande para o agronegócio foi feita por nós, uma medida provisória em 2008, quando a gente resolveu a dívida ruralista. Se a gente não fizesse aquilo, quebrava o setor inteiro.”
O ex-presidente também afirmou que a responsabilidade climática vai estar presente em um eventual governo petista, em caso de vitória. Lula ainda disse que o Brasil precisa aproveitar um cenário geopolítico único na atualidade, tirando proveito do antagonismo econômico entre Estados Unidos e China e também atendendo a necessidades europeias.
“Esse é o momento de o Brasil se apresentar ao mundo com a grandeza que ele tem, se apresentar aos Estados Unidos, à China, à Europa. Até a Europa está precisando mais de nós do que nós da Europa. Mas é preciso ter gente séria para conversar. Se a gente mandar gente com complexo de vira-lata não dará certo. Temos que mandar gente que gosta desse país, que respeite este país e saiba negociar.”
O petista foi recebido no evento por Josué Gomes, presidente da Fiesp e filho de José de Alencar, ex-vice de Lula nos tempos de Presidência. Lula citou o antigo companheiro de governo, morto em 2011, em alguns momentos do discurso aos empresários, motivando aplausos entusiasmados dos empresários presentes.
Depois do evento com empresários nesta terça-feira, Lula tem na agenda um encontro com representantes do setor de varejo na quarta-feira, 10, também em São Paulo. Luiza Trajano, do Magazine Luiza, e Flávio Rocha, da Riachuelo, vão estar entre os interlocutores.
É preciso ter MUITO CUIDADO com as promessas de um membro fundador do FORO DE SÃO PAULO!
Todo cuidado é pouco, senhores empresários!
Eu jamais compraria um carro usado desse sujeito aí!
As conversas desse candidato do PT são iguais a conversa de JACARÉ PRA PATO, NA BEIRA DA LAGOA…
Cai quem quer… a mim não engana….
Salafrário, hipócrita, mentiroso, tem mil discursos ensaiados de acordo com a plateia, como confiar num crápula desses? Só sua militância de jumentos mesmo para dar crédito 🤮
Alguém que tem um pouco de inteligência ainda acredita nesse mentiroso ladrão e psicopata ? Só se roubar junto com ele !
Mentiroso!!!!!
Reportagem já começou errada não chamado o meliante de Ex-Presidiário, em vista que a sua mais recente posição depois de Ex-Presidente é a de Presidiário. De resto é tudo lenga lenga para enganar as pessoas com menos de 2 neurônios.
Se os integrantes da FIESP tivessem um mínimo de caráter e vergonha na cara, não convidariam esse corrupto e ladrão de 9 dedos para palestrar. Esse é o nível dessa gente no País.
Figura deplorável em todos os sentidos. Parece brincadeira que um cadáver insepulto ainda assombre o destino da nação. Como cristão que sou deveria ter indulgência com esse ser, porém é praticamente impossível qualquer sentimento nobre com essa criatura abjeta. Que Deus proteja esse país!!
É o famoso vilão do Batman….duas caras.
Sujo como sempre, será varrido da vida pública nas eleições de outubro.
O sete de setembro dará uma pequena amostra da nossa força nas urnas.
Tive que segurar o vomito enquanto li, mas quando o Alkimia começou de lorota sobre a carta da petralhada da usp (minúscula mesmo), tive que correr pro banheiro. hahahahaha
pelo que fui informado só 15% dos filiados da fiesp assinaram. o resto leu
Esse mentiroso fala o que imagina que querem ouvir. Vale é o histórico criminoso do mensalão, petrolão, dinheiro na cueca, malas com 53 milhões, etc. Acredita quem é cúmplice ou idiota.
Não suporto ouvir e sequer ler alguma coisa que venha do Larápio Lula!
LIBERDADE é a única coisa que importa. Neste governo já temos. Então temos de nos esforçar para nantê-lo. Nada de Aventuras previsíveis.
TUDO MENTIRA DESTE MARGINAL, VAGABUNDO, LADRÃO, BOÇAL, ANALFABETO E O MAIOR FDP DO MUNDO. PODEM ESCREVER AÍ, VERME.
Putz! Nasceu vagabundo e vai morrer vagabundo!!!
Resumo de tudo: $$$$$$$$$$$$$. Ninguém, nem um bebê de colo acredita no Lula. Só dizem que acreditam pra colher alguma vantagem ilegal. Nada mais que isso.
Todos esses caras da FIESP sabem perfeitamente quem é Lula. Não existe nenhum ingênuo por lá. Se optarem por dar crédito a ele, provarão que são farinha do mesmo saco.
Para cada tipo de trouxa ele tem uma mentira pronta.
É só ler e ouvir o que os politicos, jornalistas, academicos e artistas que apoiam o Lula pensam do agronegócio brasileiro. O Lula fala o que for necessario para ganhar a eleicao. Quer saber o que ele realmente vai fazer, ouve quem apoia ele.
Cai quem quiser….
Proximo a ser cancelado riachuelo
Um grande mentiroso, vai colocar a turma da porcentagem….ladrao
E tem empresario que ouve esse cara e ainda ri de piadinhas dessa figura que protagonizou o maior roubo da história da humanidade ! A que ponto chegamos !
É aterrador pensar que a maioria dos brasileiros, seja por que motivo for, pode validar um governo que quase destruiu a economia do País.
Quem não te conhece , é quem te compra ratão !
E tem idiota que acredita nesse Loola? É muita cegueira coletiva.
…cala boca LADRÃO…
Se os empresários acreditam em papai Noel, em cegonha, e bicho papão então podem votar no larápio corrupto.
Lula apoiou o ex-terrorista que assumiu a Presidência na Colômbia, vejam a primeira providência que ele tomou.
Em 1º dia de governo na Colômbia, Petro propõe aumento de impostos
Projeto de lei enviado ao Congresso prevê maior taxação para rendas altas e sobre a exportação de carvão e petróleo.
Quem ainda tem estômago para ouvir este carniça nove dedos? Cretino inútil.
Ora, ora, como é possível que alguém, alfabetizado, honesto e inteligente, possa dar ouvidos a um LADRÃO, CORRUPTO E ANALFABETO, PIQUETEIRO DE PORTA DE FÁBRICA? Não há logica nisso, exceto se entendermos que a pessoa que ouve essa figura, sofreu LAVAGEM CEREBRAL.