Com mais da metade das urnas apuradas na manhã deste domingo, 30, o candidato à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece à frente em 14 dos 18 países da Europa que contam com locais de votação neste segundo turno.
Segundo apuração dos boletins emitidos de 63% das urnas presentes em 18 países da Europa, o petista apresenta uma vantagem de 67,64% dos votos válidos, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição, exibe 32,36% dos votos.
Informações divulgadas pelos consulados brasileiros mostram que Lula segue em vantagem na França, Portugal, Espanha, Itália, Áustria, Dinamarca, Holanda, Hungria, Polônia, República Tcheca, Suécia, Suíça, Alemanha, Reino Unido e Rússia. Já na Grécia, Bolsonaro venceu com 55,63% dos votos válidos.
Brasileiros na Europa enfrentaram longas filas nos locais de votação de segundo turno deste domingo. Relatos nas redes sociais mostram o congestionamento de eleitores nas maiores cidades dos países da União Europeia (UE), onde a votação começou às 4h do horário de Brasília.
Em Portugal, Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros aptos a votar, com 45,2 mil eleitores, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por lá, as filas começaram a se formar até duas horas antes da votação ter iniciado.
Na Alemanha, houve formação de filas, sobretudo na capital Berlim, onde o tempo de espera para votar no cargo de presidente da República foi menor que o observado no primeiro turno devido à melhor organização. França, Suíça e Irlanda, também enfrentaram congestionamento em diversas ruas. Segundo relatos divulgados no Twitter, as filas para votação deste segundo pleito estão maiores que no primeiro turno.
Vai ganhar, infelizmente.