Até o momento, 1.287 candidaturas registradas nas eleições de 2022 aparecem como inaptas na Justiça Eleitoral. A maior parte recebeu esse status por motivos de renúncia e indeferimento: 749 e 507, respectivamente. Contudo, na lista também estão 15 pedidos não reconhecidos, 13 cancelamentos e três falecimentos. As mortes estão distribuídas em três partidos diferentes: Patriota, Solidariedade e PSC.
De acordo com o levantamento realizado por Oeste, a listagem é liderada pelo Pros, com 116 candidaturas inaptas, sendo 75 delas indeferidas. O Agir aparece na segunda posição com 71 inaptas.
Ao todo, 32 partidos participam das eleições gerais de 2022. Desse modo, a média de candidaturas inaptas é de aproximadamente 40 por partido. Esse número fica perto de 25 para renúncias e de 15 para indeferimentos.
Entre os tipos de candidaturas, o maior número de inaptas é do cargo de deputado federal (652). Os ex-candidatos a deputado estadual aparecem na segunda posição (482). E a listagem também inclui 68 candidaturas de suplentes ao Senado, 18 de deputados distritais, 15 de vice-governadores, oito de governadores, um de vice-presidente e um de presidente.
A candidatura considerada inapta para a Presidência da República é de Roberto Jefferson (PTB). O Tribunal Superior Eleitoral negou registro no fim de agosto.
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!