O discurso proferido pelo presidente Jair Bolsonaro sobre o segundo turno das eleições de 2022 foi considerado como um ótimo sinal para o mercado nesta terça-feira, 1°. Na análise de Márcio Coimbra, cientista político da Fundação da Liberdade Econômica, a escolha de Bolsonaro pelo processo institucional e pela lei demonstra respaldo ao sistema democrático.
“O melhor sinal de tudo que estamos vivendo é perceber que as instituições estão mostrando força e respaldo nos pilares democráticos”, afirmou o cientista político a Oeste. “O resultado eleitoral não será contestado, e o presidente, apesar de não parabenizar o adversário, autorizou o início do processo de transição. O processo institucional corre à revelia de vontades pessoais, adotando o rito da lei. Esta é uma excelente sinalização política e também para o mercado”.
Durante o discurso de hoje, Bolsonaro agradeceu pelos votos que recebeu no domingo e reconheceu o direito de manifestação dos eleitores.
“Agradeço os 58 milhões de brasileiros que votaram em mim”, declarou o presidente. “Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimento de injustiça de como se deu o processo eleitoral. Enquanto presidente e cidadão continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição.”
Bolsonaro, contudo, deixou claro que os atos devem ser pacífico. “Nosso métodos não podem ser iguais aos da esquerda, que prejudicaram sempre a população, como invasões a propriedades, destruição do patrimônio e impedimento do direito de ir e vir”, declarou.
Bolsonaro também foi ao Supremo
Além de fazer uma manifestação pública, o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), foi ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta terça-feira, 1º, para uma reunião com os ministros.
Ainda nesta terça-feira, mais cedo, o presidente havia encaminhado um convite aos ministros para que comparecessem ao Alvorada para uma reunião. Os ministros, contudo, negaram o convite, sob a justificativa de que o presidente da República ainda não havia feito uma manifestação depois do processo eleitoral.
Antes de Bolsonaro chegar à Corte, os ministros divulgaram uma nota oficial em que afirmam que consideraram importante a declaração de Bolsonaro.
“O Supremo Tribunal Federal consigna a importância do pronunciamento do presidente da República em garantir o direito de ir e vir em relação aos bloqueios e, ao determinar o início da transição, reconhecer o resultado final das eleições”, afirmou a Corte, em nota.
Esse ‘mercado’ é cego para os outros poderes?
Poucos entenderam a motivação do presidente que como sempre se pauta na lei institucional e acalma PELO MENOS POR ENQUANTO o mercado no país que pode interromper a tendência de recuperação e qualquer um que tenha cérebro não pode e nem deve torcer ou agir contra o país pois isto atinge a todos … precisamos avguardar o relatório das FAs que participou da eleição que monitorou e se houve problema e queira Zeus que não estejam certos isto não acaba bem algo que alerto há tempo evidentemente tudo sob o rigor da lei e as forças armadas podem agir através do Conselho da República DESDE QUE poderes violados (e foram na minha opinião) avoquem instrumento institucional ainda não usado mas que há muito deveria ter sido tamanhas as inúmeras violações de dos pideres por um hoje onipotente diante da omissão dos violados … mas ATÉ QUANDO? esta a questão.
Vamos Lula então…..quem sabe não aceleramos o passo rumo à maior venezuelização das Américas
Bolsonaro entrega o cargo, desocupa o planalto e o alvorada, lula entra. É o que todos esperam. Previsibilidade democrática. Assim o mercado fica tranquilo e seguimos nossa vida.
Daniel, …Lula entra. É o que todos esperam??? É o que os Petistas mamantes e as nacoes comunistas esperam”!.
Esperava um rigor maior do Presidente! Mas confio nele!
O PR fala muito e sem pensar. Se cometeu algum crime deve responder por isso….Agora nada justifica o voto nesse atraso chamado luladrão….
Putz! Acabei de ver aqui, um saci, um curupira e uma mula sem cabeça; certamente, no próximo mês verei um papai noel!!!
Seu partido já está eleito, para de dizer besteira e desrespeitar a inteligência dos que tem.
Oh. Bobão, ou bobinho se for novinho. Sem fundamento nenhum. Prove e eu te darei créditos. Repeticaosem argumento. Já Luladrao é ladrão, corrupto , saqueou a nação, e, não contava com as redes sociais, não contava com o Tick Rock. Kkk