O último debate entre os candidatos à Presidência da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) iniciou repleto de ataques entre os candidatos, que recuperaram temas polêmicos que envolvem os candidatos. O debate é realizado pela TV Globo na noite desta sexta-feira, 28. O embate acontece nos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Tanto Lula quanto Bolsonaro chegaram armados para o debate, com vocabulário treinado para atacar o adversário. Bolsonaro não mediu esforços para chamar Lula de “mentiroso” , e deu início às perguntas questionando o candidato do PT sobre os motivos pelo qual Lula teria usado de sua propaganda eleitoral para afirmar que Bolsonaro iria acabar com o 13º salário.
“Por que ele não fala aqui que mentiu quando falou que eu ia acabar com o 13º salário, férias e hora extra. Vou acabar ou não?”, questionou Bolsonaro.
“Só sua consciência sabe. Quer continuar falando mentira, fale”, disse Lula.
Lula rebateu, e todas as vezes que pode também chamou Bolsonaro de “mentiroso”. A palavra foi a mais usada entre os candidatos no primeiro bloco do debate em todos os assuntos tratados. Bolsonaro recordou o esquema do Mensalão, que ocorreu no período que o petista foi Presidência. Já Lula recordou sobre o esquema das rachadinhas, que envolveu pessoas próximas do atual presidente.
Como será o debate
Serão cinco blocos, sendo dois com temas livres, dois com temas determinados e um para considerações finais.
No primeiro bloco, de tema livre, cada candidato terá que administrar o tempo de 15 minutos para perguntas, respostas, réplicas e tréplicas, totalizando 30 minutos.
Já o segundo bloco terá 20 minutos de debate com temas determinados, sendo dividido em duas rodadas de dez minutos. Cada candidato terá direito a escolher um tema definido pelo Jornalismo da Globo. Neste bloco, os candidatos terão cinco minutos de fala para cada uma das rodadas.
A terceira rodada do embate entre os presidenciáveis terá mais 30 minutos com tema livre. Novamente, os candidatos deverão administrar o tempo de 15 minutos para perguntas e respostas. No quarto bloco, serão mais duas rodadas de dez minutos com temas definidos.
Já o quinto e último bloco será destinado às considerações finais dos candidatos, que contarão com um minuto e 30 segundos cada um. A ordem de quem começa questionando e respondendo em cada bloco foi definida em sorteio.
Honestamente, é insuportável ouvir e ver o ladrão ex-presidiário, descondenado e chefe de facção criminosa. Não há democracia que faça valer o sacrifício. Cara de safado e voz de cachaceiro, figura tosca apropriada para mentir.
Infelizmente no Brasil a nossa cultura política nos leva a debates deste nível, principalmente quando um dos candidatos é um ladrão contumaz que precisa usar a mentira a todo o tempo para desviar o enfoque da acusação.
Lula é um mentiroso compulsivo. É de cair o queixo! Com certeza isso pode ser diagnosticado por um especialista.
A palavra “mentira” pode ter sido a mais citada lá, no estúdio, porque do lado de cá, a mais citada é “massacre”. Como é que o bandido se expôs diante de um oponente da estatura do Bolsonaro? Lula vai passar os próximos quatro anos tentando descobrir a placa do caminhão. Eu vou facilitar para ele: JMB-0022.
Estou vendo um massacre de Bolsonaro em cima de Lula. Quase estou tendo dó. Quase.
“Um dia pretendo tentar descobrir
Porque é mais forte quem sabe mentir” by Renato Russo
O molusco mente que nem sente…