O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, determinou na noite desta quarta-feira, 26, que a Corregedoria-Geral Eleitoral instaure um procedimento para apurar a responsabilidade de eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do Fundo Partidário dos integrantes da campanha de Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
A investigação também ocorrerá no Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito do inquérito das fake news, em que o grupo será investigado por supostamente ter divulgado informações falsas, segundo o TSE. Moraes alega que a campanha de Bolsonaro possa ter cometido crime eleitoral para tumultuar o processo nas vésperas da eleição.
Moraes determinou as investigações na mesma decisão em que indeferiu pedido feito pela campanha do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), que apontou irregularidades na veiculação de inserções de propagandas eleitorais em rádios das regiões Norte e Nordeste.
O presidente do TSE também determinou que a documentação entregue pela campanha de Bolsonaro seja remetida na íntegra para o STF, para que sejam incluídas nas investigações do Inquérito 4874 — o inquérito das fake news, considerado ilegal por vários juristas. Até o momento, o inquérito das fake news apenas abrangia apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RS) e o jornalista Oswaldo Eustáquio chegaram a ser presos.
A denúncia foi feita nesta segunda-feira, 24, à Corte. No mesmo dia, o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, despachou a denúncia, dando prazo de 24 horas para que a equipe de Bolsonaro apresentasse provas sobre a denúncia. Os advogados da campanha de Bolsonaro pediram ao TSE a imediata suspensão da propaganda de rádio da Coligação Brasil da Esperança, do candidato adversário, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em todo o território nacional.
Rádios teriam deixado de publicar inserções
O aditamento da ação tem 35 páginas e traz, de acordo com os advogados da campanha, “fatos e indícios amostrais referentes à substancial desproporção de inserções em rádio entre as candidaturas presidenciais, no segundo turno, nas regiões Norte e Nordeste, entre os dias 7 e 14 de outubro”.
De acordo com a campanha de Bolsonaro, a auditoria foi feita pela empresa Audiency Brasil Tecnologia, registrada sobre o CNPJ 37.979.367/0001-09”. “Trata-se de empresa devidamente contratada pela campanha, com observância rigorosa de todos os requisitos legais envolvidos e plenamente habilitada para a análise técnica levada a efeito, que possui, no seu objeto social, que acompanha a presente petição”, diz a ação.
Na decisão, Moraes afirmou que a empresa que fez a auditoria não é especializada no tema.
“O mais grave, porém, diz respeito à metodologia adotada pela empresa contratada pelos autores, que, lamentavelmente, não se coaduna com os meios necessários para a comprovação do que alegado na petição inicial.”
Em caixa alta, o ministro afirmou na decisão que os dados apresentados não podem ser chamados de provas.
“A conclusão dessa análise é direta e certeira: “Há no entanto, uma clara confusão sobre a possibilidade de se utilizar um recurso dessa natureza, sem nenhuma verificação adicional de consistência, como se fosse uma ferramenta de auditoria. DIANTE DE DISCREPÂNCIAS TÃO GRITANTES, ESSES DADOS JAMAIS PODERIAM SER CHAMADOS DE ‘PROVA’ OU ‘AUDITORIA”, afirmou o ministro. “DETERMINO, por fim, a extração integral de cópias e sua imediata remessa para o Inquérito 4874 [inquérito das fake news], no SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL.”
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk sabia que isso iria acontecer, as pessoas falam tanto de eleições presidenciais que mal percebem que uma pessoa já se instituiu como presidente autoritário. Charles Xavier tomou gosto pelo poder, acho que nem o nove dedos tem moral pra sequer dirigir a palavra a ele mais.
Roberto Jefferson deve estar rindo a esta hora, por ter sido chamado de bandido pelo presidente…
Espelho, espelho meu,
existe algum inquérito,
mais fake que o meu ?
Não.
Uma coisa nós conservadores temos que concordar: Moraes parece ser o único nessa novela toda que ainda tem culhões.
Vai ficar só na bravata e esperar o ladrão levar ? Domingo farei minha parte, mas cansei de lutar. O general do povo se acovardou e não é de hoje. Censura,perseguição, masmorra,midia prostituta,artistas imundos,mentiras,ataques e tudo ok se for contra o povo de bem. E do nosso lado? Só bravaras tipo acabou porra,7 de setembro ( somos tratados como fascistas) e nenhuma atitude. Não somos ninguém e os que são se acovardaram .
Golllllpeee!
Nesse caso ocorreu crime de responsabilidade do agente político do PTSE, disfarçado de ministro supremo.
É caso de impeachment, pois sendo comunicando sobre uma irregularidade, além de não tomar nenhuma medida, ainda exonerou a verdade.
Vejam bem, como pode?
Se a responsabilidade de fiscalizar a radiodifusão é da candidatura, quando ela o faz, colhe os dados, verifica-os, audita, encontra um problema, mas como não tem poder de polícia, comunica ao órgão competente.
Esse órgão então fala que a responsabilidade de fiscalizar é do candidato, não aceita os dados apresentados e ainda manda investigar aquele que fiscalizou e encontrou o ilícito…
Pois é, isso só pode ser coisa de maluco….
https://youtu.be/IAcHlQN6jfA
Esse Alexandre de Moraes perdeu totalmente a vergonha e não esconde mais que está deliberadamente fazendo campanha para o candidato ladrão dele. O enorme prejuizo que isso está causando ao país não tem como ser mensurado nesse momento.
Galera, temos que convir: foi erro do Bolsonaro. Ele mandou um relatório detalhado com todos os indícios e provas. Se ele tivesse mandado um print de WhatsApp, tinha resolvido.
Perdemos a razão nesse país? Existe uma fraude escancarada e o crime é denunciar?
“…JAMAIS PODERIAM SER CHAMADOS DE ‘PROVA’ OU ‘AUDITORIA”;
SÓ SE FOSSEM EM FORMA DE FIGURINHA DE ZAP.
😁🤣
Não sei como o povo do TSE ainda não se apresentou em público com a camisa vermelha do PT…
Está na hora do exército entrar em cena, estão querendo dar um golpe ….
Não seria um contra-golpe?
Patriotas, não se preocupem!
Bolsonaro está bem a frente do molusco e eles sabem disso.
Apostam em uma ruptura institucional, o que não vai ocorrer.
Tentarão cassar no tapetão. Não vão conseguir.
🙏👀
Vejam: depois de toda a perseguição, de todos os ataques, de todas as mentiras, o Bolsonaro sairá como um mártir. Apesar de todas essas injustiças sofridas, sempre defendeu a liberdade e nunca agiu para cercear direitos. Porém, esse título pode cair por terra num único ato. Como diz a Bíblia, é necessário perseverar até o fim. O caminho correto é estreito e pedregoso. Não é hora de intervenção ou de partir pro tudo ou nada.
Calma, galera! Ainda não acabou, então sigamos jogando na regra do jogo. Não podemos ser derrotistas. Isso desestimula muita gente. Temos que ir confiantes, divulgando os feitos do governo e as mazelas que o outro lado trará. Assim, conseguimos mais votos. Vamos jogar o jogo de acordo com as regras, as regras que eles desrespeitam. Se o Bolsonaro ganhar, a vitória será ainda mais gloriosa. Há inúmeras provas colhidas e anotadas. Essa eleição de fato está maculada, porque está em favorecimento claro ao Lula. Contudo, isso nada importa se o Bolsonaro ganhar. Se ele perder, aí que é hora de chutar a barraca.
Esse e o Ptse….absurdo
Não resta dúvida de que o ministro supremo, dono e senhor do STF e TSE, ao ignorar a grave denúncia que desequilibra a disputa eleitoral e, absurdo maior, dá sinais de criminalizar o ofendido, estica a corda ao máximo e claramente está em busca de uma ruptura que poderá incendiar o país.
Essa inquisiçao do Xandão ainda vai acabar mal!
KD o JEEP?
O golpe já começou a partir do momento em que soltaram o luladrao. Depois a interferência na votação das urnas auditaveis. Agora com censuras a mídia e aos jornalistas da Jovem pan. Hoje o RADIOLÃO, maior fraude de uma eleição. Não acredito em nada mais desse PTSE/STF. Essas urnas estão “preparadas”. Eleger um ladrão já através de fraudes? Coitados dos pobres eleitores que acreditam nesse maior corrupto que já passou pela presidência desse país. Não podemos entregar nossa liberdade e nosso caráter a um condenado por roubo de bilhões do dinheiro público.
É uma conspiração para tomar o poder na mão grande. Xandão sabe que JB22 será reeleito e está preparando o terreno para cassar a chapa JB22/Braga Netto para em seguida dar posse ao segundo colocado Luladrão/Chuchu. Esta é a jogada e roteiro golpista. Não enxerga quem não quer. Todo roteiro da ORCRIM TSE leva para este caminho, colocar o ex-presidiário, Luladrão no poder de qualquer jeito mesmo que para isso leve o país a uma convulsão social ou à uma guerra civil. Desde início, 2019 o roteiro já iniciava o caminho mas no meio do golpe contra JB22 surgiram alguns obstáculos que fizeram os golpistas recuarem agora a aposta subiu forte entre eles que acreditam que perdendo a eleição no voto podem destituir o JB22 no tapetão da ORCRIM TSE onde predomina o poder dos togados esquerdeopatas, só que, estão apostando alto na sorte mas vão ser derrotados pelo azar. Nada está sendo feito pelo grupelho do TSE por um acaso, são planejamentos de como derrubar um presidente, JB22. Não à toa o Boca de Veludo falou em tom sarcástico, debochado: “ELEIÇÃO NÃO SE GANHA SE TOMA”, lembram-se? É isto que eles vão tentar fazer só que, sofrerão um contragolpe jamais visto e conhecido na história. Eles que não tentem cassar o mandato do JB22. Aliás, as coisas só vão piorar porque eles não querem paz nem estabilidade do país. São os verdadeiros e legítimos agentes do caos. Essa história já se viu lá atrás e sabemos como começou e terminou… À história começando a ser revivida hoje através das ações arbitrárias e ditatoriais da toga do STF e TSE. Isso não vai terminar bem para eles. Estão apostando na sorte e vão ser premiados com o Azar. Aguardem!!!
Cada vez tenho mais certeza de que se o LULADRÃO (CARNIÇA) ganhar a eleição ele MORRERÁ, quer seja de morte MORRIDA ou de morte MATADA!
Está trucando…
Segunda=feira será um caos. De um lado festa, de outro protestos que poderão ser violentos. O Moraes não tem competencia para liminarmente negar a investigação dos fatos denunciados. Se ele fosse sóbrio e imparcial teria ele de provar que houve má fé da campanha do Bolsonaro e determinar uma investigação imediata com checagem, por amostragem pelo menos, do que foi denunciado. Sabem qual a minha opinião,além da ideia de que o stf E tse realmente querem derrubar o Bolsonaro com um golpe (que não conseguirão)? É que a maioria das emissoras de rádio fazem pool com a globo ou sua filiadas. Simples.
Está muito esticada esta corda. Parece de elástico. Ah se eu pudesse chutar seu traseiro!
Não há mal que o pt produza que seja problema, para esse sujeito! Salafrário. Estelionatário político! Protetor de bandidos!
Bandido !!!!
hahaha
Eu acho que o bicho vai pegar até domingo…
Só acho.
😂😂😂😂
Após recebidas as provas, o juiz pede para que sejam feitas perícias técnicas nos documentos ou materiais oriundos da denúncia. Isso é básico no direito. O que não ocorreu. O juiz simplesmente declarou que as provas não valem sem nenhum conhecimento técnico sobre o assunto kkkkkkkkkk