O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, autorizou o envio das Forças Armadas para reforçar a segurança em 561 cidades e localidades em 11 Estados brasileiros no primeiro turno das eleições.
A decisão do ministro ainda precisa ser confirmada pelo plenário da Corte eleitoral. Só então o Ministério da Defesa é notificado para organizar a operação. As Forças Armadas também devem ajudar na logística em terras indígenas.
Moraes atendeu solicitações dos Tribunais Regionais Eleitorais. O maior contingente das Forças Armadas deve ser deslocado para o Rio de Janeiro, que pediu apoio dos militares em 167 municípios. Em seguida, está o Maranhão, que vai ganhar reforço em 97 localidades. Outros Estados que solicitaram o reforço são Acre, Alagoas, Amazonas, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí e Tocantins.
O número deste ano é maior que em 2018, quando 513 localidades receberam os militares. Uma resolução de 2004 autoriza o TSE a “requisitar o apoio para garantir o livre exercício do voto, a normalidade da votação e da apuração dos resultados”.
Não há nada pra reforçar em termos de segurança da eleições. O que tem que reforçar é a segurança e a transparência durante a contagem dos votos.
Com ou sem autorização desse cara as forças armadas sempre estão presentes nas eleições em localidades de risco para o eleitor.
Ele só cumpriu uma formalidade.
Parem de dar ênfase a este cidadão.