O presidente Jair Bolsonaro foi o sexto candidato a chegar para o debate na Band, que começa às 21 horas deste domingo, 28. “Vamos mostrar o que foi a corrupção no governo Lula e a consequência disso para o Brasil”, disse Bolsonaro, em entrevista coletiva com jornalistas, antes de entrar na emissora.
Segundo Bolsonaro, os brasileiros não irão reconduzir Lula “à cena do crime”, em alusão à fala do ex-governador Geraldo Alckmin, vice de Lula, em 2018. Naquele ano, Alckmin concorria à Presidência e chamou o petista de corrupto.
Primeiro bloco do debate na Band
O debate vai começar com todos os candidatos respondendo perguntas sobre os programas de governo. Cada um dos seis presidenciáveis terá um minuto e meio para responder.
Será uma mesma pergunta para cada dois candidatos. “As respostas acompanham a ordem de posicionamento no estúdio, conforme sorteado na reunião com os assessores”, informou a emissora, em nota.
Depois, os candidatos poderão questionar seus adversários. Também por ordem de sorteio, cada candidato terá um minuto para fazer a pergunta ao adversário escolhido. O candidato que for responder terá até quatro minutos para administrar entre a resposta e a tréplica. Aquele que perguntou terá mais um minuto para a réplica. Todos perguntam e todos respondem.
Segundo bloco
Seis jornalistas das empresas que organizam o debate farão perguntas para os candidatos e escolherão quem deve comentar. Será um minuto para a pergunta e um minuto para o comentário. O candidato que responder também terá 4 minutos para dividir como quiser entre resposta e réplica. Todos respondem.
Terceiro bloco
O terceiro e último bloco será um novo confronto direto entre os candidatos mediado pelos jornalistas Fabíola Cidral, do UOL, e Leão Serva, da TV Cultura. Será um minuto para a pergunta, outro para a réplica e quatro minutos administrados entre resposta e tréplica.
Só corrupto nessa bronca, e Bolsonaro não deveria se rebaixar tanto.