A Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo pediu que o WhatsApp implemente uma anunciada nova funcionalidade de grupos apenas em janeiro de 2023. Segundo o órgão, a recomendação tem o objetivo de coibir a disseminação de fake news durante o período eleitoral deste ano.
Em ofício enviado à Meta, empresa controladora do WhatsApp, o MPF argumenta que a estreia do recurso pode “colocar em risco a estabilidade democrática do país”.
Divulgado como parte de um pacote de novos recursos do aplicativo, o “WhatsApp Comunidades” vai permitir que grupos da plataforma sejam integrados em espaços de interesse comum. Desta forma, o alcance de mensagens tende a ser significativamente ampliado, chegando a milhares de pessoas ao mesmo tempo.
“Quando as Comunidades forem implementadas, seus administradores poderão enviar mensagens a até 2.560 pessoas de uma só vez, o que representará um aumento de dez vezes no limite de envios iniciais de mensagens hoje em vigor na plataforma”, diz o documento encaminhado pelo MPF à Meta.
“Com isso, haveria um aumento da capacidade de viralização de conteúdo que poderia afetar negativamente sua atual política de enfrentamento à desinformação.”
Orientação para limitar tamanho de grupos
Além do adiamento da implementação da funcionalidade, o MPF também recomenda que o WhatsApp não adote, neste ano, no Brasil, qualquer outra medida que possa enfraquecer estratégias vigentes de enfrentamento à desinformação. O órgão solicitou que a empresa evite ampliar nos próximos meses o tamanho atual dos grupos da plataforma, de 256 para 512 usuários.
A empresa de tecnologia tem um prazo de 20 dias úteis para informar se acolhe ou não a recomendação. Caso não acate, o MPF pode ir à Justiça para fazer valerem as providências solicitadas.
Que vergonha da justiça no Brasil ou é uma desjustica?
Parece piada: um país cujos rumos são afetados por memes do WhatsApp e opiniões de radicais. Porque o Judiciário não corre atrás de estupradores, traficantes e outros meliantes?
Enquanto não tivermos controle externo do MP e do judiciário não seremos uma democracia é um país com futuro. Como sempre medidas ditatoriais vindo do judiciário.
Passou pela cabeça desses donos da verdade que podem também ser disseminadas notícias verdadeiras? Ou fake news é só o envolvimento do PT com o PCC e Lula com a morte de Celso Daniel?
Quando o MP vai deixar de tratar os brasileiros como crianças que precisam da supervisão deles?
Depois das eleições pode difundir fake News à vontade ? É isto que da a entender esta solicitação do MP.
MPF REDUTO PROGRESSISTA. APARELHADO AO PT.
A idéia é manobrar para que apenas a mídia progressista possa fazer e emitir fake news em prol do candidato ex-presidiário, transformado em santo pelo STF/TSE!
Eita desespero 🤣🤣🤣🤣 carece não, vamos ganhar de primeiraaaaa #Bolsonaroreeleito2022
Quanta papagaiada! O que será fake para estes ministros! Eu por exemplo sempre vou dizer que o Lula é ladrão. Isso é fakenew? Pra mim isso é um fato.
Fato.
Esse pessoal está paranóia, não sabem o papel ridículo que estão fazendo! Pensam em fake news dia e noite, devem até sonhar! Não viram até agora que fake news se combate com notícias verdadeiras!
Ah mas se a esquerda tivesse o domínio das redes sociais, eu duvido que este pedido para adiar a implementação fosse feito, aliás pelo contrário, acredito que intimariam o wathsapp a implementá-lo imediatamente, sob o argumento de que a comunicação e livre manifestação entre as pessoas, principalmente em período eleitoral, é parte indelével da democracia.
O que acontecerá nas eleições após 2022?
Isso denomina-se HIPOCRISIA!
Direitos do cidadão kkkk te tirando direitos kkkk
A canhota aplaude! Fake news é exclusividade da mídia podre.