O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB-SP), anunciou, na quinta-feira 27, que no segundo turno das eleições SP vai ter passe livre nos trens da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), no Metrô, e nos ônibus intermunicipais.
“Domingo 30 é o dia da democracia”, escreveu Garcia, no Twitter. “Por isso, é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre no metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o Estado.”
Domingo é o dia da democracia, por isso é justo que todos tenham acesso ao transporte público e possam votar com igualdade de condições. Portanto, catraca livre no metrô, CPTM, EMTU e ônibus intermunicipais de todo o estado.
— Rodrigo Garcia (@rodrigogarcia_) October 27, 2022
Conforme o governador, a decisão foi tomada depois de uma análise dos impactos financeiros da medida para todo o Estado. A medida deve custar R$ 11,5 milhões aos cofres públicos — com base nos 2 milhões de pessoas que usam o transporte público aos domingos.
Na segunda-feira 24, a prefeitura de São Paulo anunciou o passe livre em seus ônibus. Em 18 de outubro deste ano, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, liberou o transporte público gratuito e obrigatório para todos os municípios brasileiros no próximo dia 30 de outubro, quando ocorre o segundo turno das eleições.
A decisão foi anunciada poucas horas depois de Barroso ter um encontro com parlamentares da Federação Brasil da Esperança, do candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e advogados do grupo Prerrogativas.
Afronta a lei
Ah é cretino? quem vai pagar meu combustível pra eu ir lá votar? já que aqui não tem metrô, nem trem nem ônibus!