O jornal O Globo explicou, em nota divulgada nesta quinta-feira, 27, os motivos de ter exibido em seu site infográficos sobre o segundo turno das eleições nos quais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é “eleito” presidente e Fernando Haddad (PT) é “eleito” governador de São Paulo.
As artes mostram Lula com 68,4 milhões de votos (51,2%), contra 65,2 (48,8%) milhões do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na eleição para o Palácio dos Bandeirantes, Haddad “teve” 16,7 milhões de votos (56,7%), enquanto o ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas “alcançou” 12,8 milhões (43,2%).
Relacionadas
“Os dados apresentados não são reais, obviamente, uma vez que as eleições só ocorrem no próximo domingo, mas, sim, fruto de teste”, informou o jornal. “O Globo, assim como fazem diversos veículos de comunicação, realizou testes em seu ambiente de apuração, como faz em todas as eleições com dados hipotéticos. Não houve captação de qualquer [sic] informação da base de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).”
O jornal explica que os números registrados no site “apresentavam resultados hipotéticos para candidatos de todos os campos políticos, tanto na disputa presidencial quanto nos 12 Estados em que haverá segundo turno”.
Relacionadas
Para facilitar o acesso do leitor às informações, “O Globo desenvolveu uma plataforma especial, com desenho, apresentação e mecanismo de busca próprios, o que implica em [sic] desenvolvimento e programação do sistema”. O jornal informou que “não interfere na contagem de votos do TSE”.