O ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou nesta quinta-feira, 20, a remoção de uma propaganda da campanha de Lula (PT), candidato à Presidência. A peça eleitoral chama o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) de “pai da mentira”.
Conforme o presidente da Corte Eleitoral, intercalar frases ditas pelo chefe do Executivo com a palavra mentira constitui “estratégia que visa a criticar e desqualificar os posicionamentos externados pelo Representante”.
No entanto, que isso “não representa nenhuma ofensa à honra do candidato, revelando-se plenamente compatível com a dialética do debate político, inerente ao ambiente da disputa eleitoral”. Na inserção de TV, o presidente é chamado de “pai da mentira” com suas falas supostamente “desmentidas”. Suas declarações estão relacionadas ao aborto, fome e a pandemia de covid-19.
O vídeo é editado e traz uma fala do presidente em que ele diz que “não existe fome no Brasil”, em seguida, um selo aparece na tela, escrito “mentira”. “O outro lado quer legalizar o aborto”, disse Bolsonaro em outro recorte de vídeo.
A propaganda ainda resgata uma declaração do chefe Executivo em que ele se refere a covid-19 como uma “gripezinha” e que a “economia está bombando”. Ao TSE, a campanha do presidente argumentou que o vídeo dos petistas ofende a honra de Bolsonaro por usar falas dele e chamá-las de mentirosas. “Eles atribuem ao candidato a adjetivação de pai da mentira”, informou a defesa de Bolsonaro.
“A ofensa se utiliza da fé do candidato Jair Messias Bolsonaro, uma vez que tal expressão ‘foi traduzida e transliterada do grego para a língua portuguesa e criou na cultura ocidental um clichê que condensa todos os desvalores expressos no capítulo 8 do Evangelho de João: a tentativa de apedrejamento da mulher adúltera; a prepotência dos fariseus que imputam a Jesus ‘testificar a si mesmo’; a negação do povo judeu àquele que se apresentou como Messias, expressa na provocação em “Somos descendência de Abraão, e nunca servimos a ninguém; como dizes tu: Sereis livres”, informou.
Relacionadas
Pois é meu povo, o nosso Brasil está ficando insuportável, imagina o nine ganhar, chamar de nine ofende? É incrível ver a proteção descarada do Sr Alexandre de Moraes a favor do ex, não é possível, tem coisas que leio e ouço que preciso me beliscar pra saber se não é um pesadelo. ACORDA BRASIL 🇧🇷
Otário,elo de ligação! Todo elo é de ligação.esses são os nossos políticos.
Se chamar o teu PR de “pai da mentira” não é ofensa, sr. ministro, apesar de não ser verdade, por que vc se ofende com acusações verídicas?
Já passou da hora desse Ministro ser enquadrado no seu d vídeo lugar, está cada dia mais escrachado o apoio dele ao descondenado! No papel dele que deveria se colocar neutro e não ficar se aparecendo para os holofotes.
Mas esse dia há de chegar sua hora de pagar por seus crimes!!
É o que está acontecendo: pode ofender o PR dele que ele não está nem aí. Ao contrário, quanto mais falarem contra o PR dele, mais ele investe em sublinhar os ataques. E o Senado não tem homens. Aliás, isto ofenderia. Então pergunto senhores senadores: vocês são HOMENS ou RATOS? Assim se eles responderem homens eu direi então provem e tirem o Pacheco da presidência, elejam um novo e pautem o impedimento dos 9 ministros do STF e todos do TSE por prática de censura e por emporcalhar a CRFB desrespeitando vários das suas cláusulas, inclusive as pétreas.
Duvido que alguém nesse TSE/STF saiba o significado da palavra Honra.
Perguntamos aos candidatos ao governo de São Paulo como acabar com a Cracolândia, reduto de viciados no centro da capital paulista. Veja o que eles responderam:
*Fernando Haddad (PT):* Essa população de viciados não pode ficar na rua, vamos alugar apartamentos para eles morarem no centro de São Paulo e lhes dar algum dinheiro para comprarem comida.
*Tarcísio de Freitas (Republicanos):* É necessario promover o acolhimento para reinserção social, com desintoxicação, capacitação, geração de trabalho e renda. Melhorar as condições das comunidades terapêuticas, com proximidade à natureza. Criar “portas de saída” como programas de inserção de pessoas em situação de rua, ex-dependentes e egressos do sistema prisional no mercado de trabalho formal, principalmente em empresas parceiras e em obras contratadas e/ou concedidas pelo Estado.
https://revistaoeste.com/politica/eleicoes-2022/cracolandia-o-que-dizem-os-programas-dos-candidatos-ao-governo-de-sp/
A quantidade de benesses que o Haddad promete nessa campanha (e agora essa) é um espanto. E dar dinheiro para o viciado em craque ou outra droga para COMPRAR COMIDA nem Shakespeare imaginaria para escrever SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, mas deve ser porque ele não conheceu um verão brasileiros e por estarmos em um outono atípico.
Mourão presidente do senado em fevereiro de 2023. Senador de punho forte e ex militar. Tic, tac, tic, tac…
Para o seu conhecimento, Sr. Alexandre de Moraes, está circulando um vídeo seu, chamando o Lula de ladrão e que roubou milhões. Palavras suas que, inclusive, foi aplaudido pelos seus espectadores.
O senhor ministro agora desmente a si mesmo??!!
Isso é o quê??!!
Agora AVACALHOU DE VEZ!!!
Chamar um ladrão do que ele realmente é, NÃO PODE!
Agora, chamar o outro candidato de “pai da mentira” “NÃO FERE A HONRA”
PARA DE BRINCAR DE JUIZ, SUJEITO ASQUEROSO!!!
QUE COISA MAIS SUJA!!!
O CANDIDATO DO PT JÁ TEM SEUS ADVOGADOS!!! POR ACASO O SENHOR MINISTRO AÍ, FOI CONTATADO TAMBÉM COMO ADVOGADO DO MOLUSCO??!!!
CHEGA A SER NOJENTA, ESSE FAVORECIMENTO.
UMA PERGUNTA PARA O SR. ALEXANDRE: O SENHOR ESTÁ COM MEDO DO QUÊ??!!
Só ofende a honra se chamar uma ladrão de ladrão e corrupto e corrupto. Brasil de excessão. 2023 vem aí e muitos ficaram com rabinhos abanandos!
O PCC está mandando ele apoiar o LULADRÂO!
Decisão de um vagabundo a outro vagabundo!
Repitam comigo: combater desinformação e fake news não é censura. combater desinformação e fake news não é censura. combater desinformação e fake news não é censura.
Você foi parido ou escarrado?
Quem repete uma mentira só porque mandaram é retardado mental. É o seu caso.
Incrível!
Para o careca nervoso, NADA ofende a honra do Bolsonaro.
Agora, para o Lula, a coisa é bem diferente.
Exemplo: Bolsonaro não pode chamar o Lula de ladrão (o que de fato ele é), mas Lula pode chamar o Bolsonaro de genocida que está tudo bem.
Pra que lado esse cara trabalha?
Mas. cadê o corpo jurídico presidencial? Ineptos. Aprendam com a senadorrrrSaLTITANTE E COM ZANIN DO LULADRÃO. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaté quando o cabeçadeovopodre vai mijarrr no senado?
E se chamá-lo de advogado do PCC, ofende?
Quando as FA’s vão criar vergonha na cara e colocar ordem no país? Covardes…
Então posso chamar o molusco de pai da corrupção que não vou ofendê-lo?