O candidato ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) disse que, se eleito, vai levar a sede do governo para o Palácio dos Campos Elíseos, centro da capital paulista. Atualmente, a estrutura administrativa está localizada no Palácio dos Bandeirantes, Zona Sul.
“Essa revitalização do centro é uma grande aposta”, disse o candidato, na quarta-feira 25. “A partir do momento em que levamos o poder do Estado para o centro, requalificamos urbanisticamente o centro, trazemos de volta a circulação de pessoas e devolvemos as pessoas para os equipamentos.”
Na década de 1960, o Palácio dos Campos Elíseos foi desativado depois de um incêndio. A mudança da sede do governo também tem o objetivo de revitalizar a região que há anos abriga a cracolândia, atualmente espalhada por toda a capital.
Conforme Freitas, orçamentos realizados anteriormente mostram que o custo da mudança vai ser entre pouco mais de R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões. Contudo, os valores vão ser recalculados. O candidato ainda planeja desapropriar regiões próximas da Praça Princesa Isabel para realocar as secretarias do governo.
O candidato ainda disse que, caso a mudança dê certo, a atual sede teria outro destino, no entanto, ainda incerto. “Tem de estudar qual seria a nova destinação, mas bons destinos é o que não faltam”.
Relacionadas
Há alguns meses, a praça foi invadida por usuários de drogas que antes estavam entre as ruas Cleveland, Dino Bueno, Nothmann e a rua Helvétia. A fala do candidato ocorreu em frente a paróquia Santuário Sagrado Coração de Jesus, no centro da capital paulista.
A igreja está ao lado do Liceu Coração de Jesus que existe há quase 140 anos. Na semana passada, a escola anunciou o fim das atividades. A motivação é que Liceu vinha perdendo muitos alunos pela falta de segurança da região. O prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), defende um convênio do colégio com o município, a fim de custear a mensalidade dos estudantes e manter a rede funcionando.
A visita de Tarcísio de Freitas no centro da capital paulista foi acompanhada pelo empresário Guilherme Afif Domingos, o candidato ao Senado Marcos Pontes (PL-SP) e o deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP).
Não sou paulistano e nem paulista, meu conhecimento do local é zero. Agora, fiquei curioso; o motivo é reabilitar o centro da cidade ou retirar todo o lixo que emporcalha aquela cidade? Isso não irá resolver o problema desses nóias, vagabundos, moradores de rua e outras porcarias mais que irão ou não para outro local. Como eu disse no início, não conheço a área mas estou achando isso um certo desperdício de dinheiro público, enfim…
SEM a reabertura dos MANICÔMIOS ….
SEM a volta da INTERNAÇÃO COMPULSÓRIA….
e SEM destruir todas as leis dos últimos 20 anos que incentivam e protegem esses nóias/ bandidos… não funciona.
TEM MAIS…
TEM de DESAPROPIAR e PROIBIR comércios decrépitos, instalações/imóveis precárias atividades prostituição/pulgueiros/boteco, karoque, pocilgas, cafofos, etc tec..
OLHA O VALE DO ANHANGABAÚ…. tem uns comércios ali que só junta NÓIAS e BANDIDOS.
Entre a Rua São João e o Metro São Bento….. por que a prefeitura deixa funcionar essas espeluncas??! Desapropria ou cassa o alvará de funcionamento….
FECHEM JÁ O PALACIO DOS BANDEIRANTES….isso é PRA ONTEM.
e Demitam “funcionários” que são contra…aposente-os!
Tem prédios LINDOS ali na região…invadidos decrepitos..MAS LINDOS arquitetura.
MAS TEM DE TOMAR ESSA DECISÃO NO PRIMEIRO DIA DO SEU GOVERNO TÁ…..senão vc será taxado de mentiroso
Tarcísio tem meu voto. São Paulo precisa, principalmente a Capital, precisam de uma administração mais profissional. Começando pelo Estado.
Excelente ideia do nosso futuro Governador Tarcisio.
Tarcísio eleito no primeiro turno. Vai mudar o Estado de São Paulo. Podem apostar. Governo de verdade.
Triste a notícia da intenção de encerrar as atividades do Liceu Sagrado Coração de Jesus devido à falta de alunos em decorrência de falta de segurança. 140 anos de existência…. triste.
Tarcísio, muito cuidado e muita calma nessa hora! A Cracolândia só está no centro de São Paulo por que lá estão as instituições que amparam usuários de drogas e outros moradores de rua. São igrejas católicas, evangélicas, Bom Prato e outras instituições governamentais e do terceiro setor que atraem os desvalidos, os viciados não vão sair de lá. Eu não colocaria a sede do governo paulista no Centro, mas sim em alguma área próxima ao Centro, com acesso ao Metrô SP e avenidas próximas. Por exemplo, o antigo Carandiru (atual Parque da Juventude), ou o terreno do antigo Clube Tietê , ou a antiga sede da Polícia Militar em frente à Estação Metrô Dom Pedro II (perto do Poupatempo Sé), ou nos vários galpões industriais abandonados da Mooca e do Ipiranga, também próximos ao Centro. Boa sorte, ótimo governo, que Deus te abençõe!
Tá aí uma excelente idéia!
Estou com o Tarcísio! No centro fica mais perto dos problemas reais.