O PL, partido que lançou Jair Bolsonaro à reeleição para a Presidência da República nas eleições 2022, conquistou 98 vagas na Câmara dos Deputados. Pelo segunda legislatura seguida, a sigla detém a maior bancada partidária na Casa.
Além do PL, PP e Republicanos fizeram parte da coligação de Bolsonaro. O PP conseguiu 47 e o Republicanos 41 vagas. Desse modo, nas eleições 2022, esses três partidos somados conquistaram 187 cadeiras na Câmara dos Deputados. A Casa é composta por 513 vagas. Desse modo: eles chegam a cerca de 37% das assentos.
Nikolas Ferreira (PL-MG) foi o candidato à deputado federal com o maior número de votos na eleição de 2022. Vereador em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, o parlamentar conquistou praticamente 1,5 milhão de votos na corrida por uma vaga pelo Estado em Brasília.
Já o PT conseguiu eleger 68 deputados federais. Mais uma vez, a legenda lançou Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República. Mesmo tendo sido condenado por corrupção, o petista teve apoio de outros oito partidos para a candidatura. Entre eles, a segunda maior bancada é do PSB (17).
Na lista também aparecem Psol (12), Avante (7), PC do B (6), PV (6), Solidariedade (4), Pros (3) e o Agir, que não elegeu deputados. Somados, os nove partidos que apoiaram a Lula nas eleições de 2022 conquistaram 108 vagas na Câmara do Deputados. Assim, 72 menos que a bancada dos aliados de Bolsonaro.
23 partidos conquistaram vagas na Câmara
Entre os outros partidos, União Brasil conquistou a maior bancada: 59 deputados. A legenda é fruto de uma fusão entre DEM e PSL — partido que lançou Bolsonaro à Presidência da República em 2018. Na segunda posição aparece o PP: 47. Na sequência estão MDB (42), PSD (42), PDT (17), PSDB (13), Podemos (12), Avante (7), PSC (6), Cidadania (5), Novo (3) e PTB (1). Nas eleições deste ano, 23 dos 32 partidos brasileiros conquistaram vagas na Câmara dos Deputados.
Já é de conhecimento geral, o crescimento expressivo dos partidos da base bolsonarista. Agora, para tirar a “prova dos nove” e como não disponho desses números, gostaria de somar todos os votos de deputados federais e senadores eleitos ou não da esquerda que apoia o criminoso Nove Dedos e conferir se bate ou não com o número de votos que esse facínora conseguiu para a presidência da república. Se essa soma for mais ou menos coerente ou seja, se esses números baterem entre sí ao menos de forma aproximada, podemos concluir que NÃO houve maracutaia nessas eleições. Caso contrário, a conclusão será outra. Mas como eu já disse, não tenho esses números então fica apenas a dúvida incômoda.
Só um pode vencer: aquele que não quer divisões, aborto legalizado, drogas legalizadas, criminosos soltos, etc. Aquele que defende a liberdade de expressão e menos Estado, impostos, nas vidas das pessoas. Sim, apenas o candidato com número 22, pensa assim.
Não somos nazistas, fascistas, imbecis e nem ladrões. Somos democratas, liberais e patriotas e Amamos a nossa Terra e a nossa Bandeira VERDE E AMARELA. SOMOS BRASILEIROS e não cubanos ou venezuelanos. Não queremos a Ditadura. Queremos a LIBERDADE. Fomos campeões da Fórmula 2 e iremos ganhar a eleição com o NÚMERO 22 – Bolsonaro 🟢 CONFIRMA 🟡