Os presos provisórios (sem condenação efetiva) e adolescentes internados (medidas socioeducativas) possuem o direito, assegurado na Constituição Federal, de votar nas eleições. Desse modo, os juízes eleitorais dos Tribunais Regionais Eleitorais devem disponibilizar seções eleitorais nos estabelecimentos penais e em unidades de internação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), para que esses eleitores possam votar.
Para que uma seção eleitoral seja instalada nos estabelecimentos penais é necessário ter pelo menos 20 eleitores presos (ou adolescentes) aptos a votar. Os funcionários e os mesários desses locais também podem votar nessas seções. Em 2020, apenas 1% dos presos provisórios votou. Conforme o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o Brasil tem 900 mil presos e 400 mil presos provisórios.
O que geralmente ocorre é que o preso é condenado por sentença criminal transitada em julgado (quando não cabe mais recurso), com seus direitos políticos suspensos. Assim, fica impedido de votar e de ser votado enquanto duram os efeitos da condenação.
Eleições no exterior
Quase 700 mil brasileiros com domicílio eleitoral no exterior estão aptos a votar em 2022 — exclusivamente para os cargos de presidente e vice-presidente da República. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número é quase 40% maior que o da eleição mais recente, em 2018, quando ultrapassou 500 mil.
Neste ano, os eleitores brasileiros poderão votar em 181 cidades estrangeiras. A pedido do Ministério das Relações Exteriores, o TSE autorizou postos de votação fora da sede das embaixadas e repartições consulares em 21 países.
Lisboa é a cidade com maior quantidade de brasileiros aptos a votar, com 45,2 mil eleitores. Em seguida, aparecem Miami e Boston, ambas nos Estados Unidos, com 40,1 mil e 37,1 mil eleitores, respectivamente. Também há um número considerável em Nagoia, no Japão, com 35,6 mil brasileiros, e em Londres, na Inglaterra, com 34,4 mil.
Leia também: “A seita da Urna Eletrônica”, artigo de Rodrigo Constantino para a Edição 122 da Revista Oeste.
Advinhem em quem os bandidos vão votar???? Sim!!! Bandido vota em bandido….kkkkkk inacreditável! País nojento esse nosso.
Brasil…ATENÇÃO:
O verdadeiro GOLPE encontra-se em pleno andamento. Fachin, Barroso, Xandão e Carmem Lúcia e demais, são os principais protagonistas deste GOLPE, isto é de fácil percepção e é fato comprovado. Contando com extraordinário auxílio da Folha de SP, Instituições Globo-jornalismo, CNN, ONGs e artistas decadentes, estão levando adiante uma FARSA, um projeto que poderá causar um fim trágico no meio da sociedade. Até o jornal de ideologia esquerdista, cito, The New York Times, trouxe alguns FATOS, na edição de Domingo ( 25/09). Chamou-me atenção quanto aos fatos colocados pelo correspondente para América Latina, no canhoto jornal NYT, o jornalista Jack Nicas:
….” 1- Libertaram um condenado (Lula), num estonteante e vergonhoso “malabarismo” jurídico, pois não havia no Brasil, outro candidato para competir contra Jair Bolsonaro.
2- As perseguições e punições postas pelo STF/TSE aos jornalistas, canais de TV/Youtube, políticos e empresários, favoráveis a Jair Bolsonaro, acontecem a todo instante. Pondo fim a Liberdade de Expressão e iniciando-se a ditadura judicial. Tudo isto em completa desconformidade, violando o devido processo legal, estabelecidos pelas Leis Constitucionais do Brasil.
3- O processo eleitoral 2022, será comandado por Alexandre de Moraes e Carmem Lúcia, ministros do STF, ao TSE, sem a devida autorização da sociedade brasileira. Afinal, não obtiveram votos da mesma, portanto, não foram eleitos. Flagrantemente dentro de um processo sem a mínima legalidade. Sendo que ambos são ilegítimos para ocuparem tal posto ou para esta função. Explica-se: Ambos são “funcionários públicos indicados” (no Brasil, tidos como Cargo em Comissão), estão ministros, não são JUÍZES concursados, portanto, não pertencem ao quadro de carreira típica de estado, que incluí a Magistratura brasileira. Diferentemente dos USA, Itália, UK, onde exige-se para a Corte Suprema, indivíduos concursados. Além do que, no Brasil, estes ministros atuam dioturnamente política e publicamente em favor de um candidato condenado por corrupção e lavagem de dinheiro. Ambos ministros, são extremamente politizados, defendem a extensa pauta de esquerda mundial, seja sobre liberar o aborto e as drogas, seja sobre regular imprensa (censor) . Tendo um ministro da suprema corte brasileira, estando aqui nos Estados Unidos, onde assumiu publicamente, num evento patrocinado por empresário brasileiro, frisou que na corte brasileira, colocam-se em sua grande maioria, como inimigos do candidato Jair Bolsonaro, ou, qualquer indivíduo do campo conservador.
4- Grande percentual da sociedade brasileira acredita que o maior problema estará nas urnas. Obviamente que NÃO! Não serão as urnas o grande problema dessas eleições, mas sim, a apuração. Sabe-se que, com apenas uma simples operação efetuada num chip master, instalado na central de comando, o processo todo pode ser alterado e apresentar um resultado, seja pra que lado desejar. Até hoje, Nasa, Federal Reserv, gigantes do setor automoblístico, buscam sem sucesso, o remédio para conter cyber ataques.” (encerra o jornalista).
Daí, diante toda esta exposição acima, pergunto eu: E o STF/TSE daqui, na figura desses palhaços que pensam que são juízes, querem enganar a quem?
Foi onde o data falha fez as pesquisas, aí sim todos fechados com o cachaceiro!
Com esse público o PT já sai com 900 mil votos.
Essa carniça desse molusculo junta com essa justiçinha de merda fazem o impossível p voltar a quadrilha mas não vai não viu só se for no roubo hipótese que não está descartada
ai esta o voto util que o carniça espera
O que essas petralhas não fazem p voltar a roubar com certeza se tivesse jeito até os definitos votariam nesses vagabundos
CADEIA É CASTIGO , TEM QUE CUMPRIR A PENA
A ÚLTIMA COISA QUE OS COITADINHOS QUE GARANTEM O SUSTENTO DOS HOMENS VEEM ANTES DE VOTAR É UM PAU-MANDADO DO DATACRIME?
Afinal os eleitores do molusco abjeto precisam votar no estrupício!!!
Uma vez que votam no molusco, o sistema permite…
Aberração.
Preso tem mais é que se fod…
Ah, e já sabem em quem estes presos votarão né? 100% Luladrão.