O clima de campanha em Alagoas esquentou nos últimos dias, graças a uma suposta fala machista do ex-governador Renan Filho (MDB). A deputada estadual Ângela Garrote (PP) acusa o candidato ao Senado a se referir a ela de forma ofensiva.
Em um vídeo com conteúdo editado, retirado de uma live do prefeito de Palmeira dos Índios, Júlio Cezar (MDB), durante carreata na sexta-feira 2, Renan Filho aparentemente se refere à deputada. Em meio à transmissão, é possível ouvir o seguinte comentário: “Júlio, eu vi agora que vamos comer a Ângela”.
No momento em que a frase é dita, surge a imagem de Renan Filho sobre o carro de som na carreata de campanha. Ângela Garrote argumenta que o alvo da referência é ela, que foi prefeita de Palmeira dos Índios.
Ver essa foto no Instagram
Em resposta à acusação no sábado 3, o ex-governador disse que teve suas palavras tiradas de contexto de forma proposital. Renan Filho ainda lembrou que Ângela Garrote deixou sua base de aliados políticos recentemente para migrar para um grupo adversário em Alagoas.
“Somente a sua mudança de lado repentina para usufruir do Orçamento Secreto de Arthur Lira (PP-AL) pode explicar sua conduta”, respondeu Renan Filho.
“A Justiça já deu ganho de causa contra essa prática de quem não tem o que mostrar. Estou fazendo uma campanha limpa e com propostas para Alagoas seguir no rumo do desenvolvimento, como acontece há sete anos”, acrescentou o candidato ao Senado.
O episódio também pautou a disputa pelo governo de Alagoas. Ex-presidente da República e candidato ao governo estadual, Fernando Collor (PTB) defendeu Ângela Garrote em comentário nas redes sociais.
Minha solidariedade à deputada Ângela Garrote após o ataque que sofreu com falas machistas e de baixo calão. Divergências políticas não são motivos para desencadear comportamentos com tons pejorativos e misóginos.
— Fernando Collor ⏳🇧🇷 (@Collor) September 3, 2022
Renan Filho deixou o governo de Alagoas em abril para priorizar a disputa pelo Senado. Aos 42 anos, o economista carrega a herança política do pai, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e tenta voltar a Brasília, onde já desempenhou o papel de deputado federal por seu Estado.
Corrupto e incompetente igual ao VAGABUNDO do pai.
Adoro quando a mídia usa o mesmo veneno aplicado ao Bolsonaro em canditado de esquerda.
Bem vindo a direita…..kkkk
Se um Renan é ruim, dois é pior ainda! O povo elege cada lixo e depois não sabe porque o estado não melhora!
Será que foi o povo mesmo que elegeu trastes como Renan, Sarney, Jucá, Jáder e tantos outros a vida toda? Muito dinheiro público desviado ao longo dos anos e pode perfeitamente ser usado para comprar urnas, já que não são auditáveis e fica por isto mesmo.