O senador Jorginho Mello (PL) foi eleito neste domingo, 30, governador pelo Estado de Santa Catarina. Mello conquistou 70,79% dos votos válidos, superando o deputado federal Décio Lima (PT) que foi escolhido por 29,21% dos eleitores. Em 2 de outubro, Mello partiu para o segundo turno com Lima, com 38,61% e 17,40%, respectivamente.
Além de senador, Jorginho Mello, 66, é presidente do diretório do PL no Estado. Natural de Ibicaré (SC), o novo governador foi vereador em Herval d’Oeste (SC) entre 1976 e 1980. Mello também foi deputado estadual por quatro mandatos seguidos, e deputado federal por mais dois mandatos. Neste ano, ele foi anunciado pelo PL como candidato ao governo pelo Estado, sendo aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Décio Lima em segundo lugar
Lima, 61, é natural de Itajaí (SC) e começou na política como vereador de Blumenau. Em seguida, foi eleito prefeito pela mesma cidade em 1997. Desde 2007, ele ocupa o cargo de deputado federal pelo PT. Lima é formado em direito pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), e ocupou a vice-presidência do Diretório Acadêmico de Filosofia, e a presidência do Diretório Acadêmico de Direito e da União Catarinense dos Estudantes (UCE).
Oeste nas eleições
Oeste acompanha minuto a minuto o resultado das eleições deste ano. Nossa transmissão ao vivo conta com as participações do jornalista Augusto Nunes; Gustavo Segré; Guilherme Fiuza; o analista político e escritor Flavio Morgenstern; a economista Marina Helena; a editora-chefe da Revista Oeste, Branca Nunes e a editora-chefe de Oeste, Paula Leal. Neste segundo turno, além da presidência da República, foram disputadas vagas para 12 governos estaduais.