O pré-candidato ao governo do Estado de São Paulo (SP) Tarcísio de Freitas (Republicanos), ex-ministro da Infraestrutura, anunciou neste sábado, 23, que o ex-ministro da Ciência e Tecnologia Marcos Pontes (PL) é pré-candidato ao Senado por SP. A decisão ocorre depois que o apresentador de televisão José Luiz Datena desistiu de concorrer à vaga, em 30 de junho deste ano.
“Marcos Pontes será pré-candidato ao Senado Federal”, escreveu Tarcísio nas redes sociais. “O time do presidente Jair Bolsonaro (PL) está completo.”
Pontes, também astronauta da NASA classe 98, é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira e foi ministro entre 1° de janeiro de 2019 e 30 de março de 2022. Em 2006, o pré-candidato ao Senado por SP ficou conhecido como o “primeiro astronauta brasileiro” quando participou da Missão Centenário, em comemoração aos cem anos do voo 14-Bis, avião de Santos Dummont.
Bom dia! Em Bauru, com @Astro_Pontes anuncio que nosso 1º astronauta, o menino de origem humilde, que acreditou em um sonho e levou a bandeira do Brasil onde ela ainda não tinha chegado, vai alçar um novo voo. Será pré-candidato ao Senado Federal. Time @jairbolsonaro completo! pic.twitter.com/pHFLAcIRRG
— Tarcísio Gomes de Freitas (@tarcisiogdf) July 23, 2022
Na época, Pontes embarcou na nave Soyuz TMA-8 e ficou cerca de sete dias na Estação Espacial Internacional, em órbita ao redor da Terra. Em 2018, o “primeiro astronauta brasileiro” foi eleito o segundo suplente do então senador por SP Major Olímpio, que morreu de Covid-19, em 2021.
Os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Marco Feliciano (PL-SP) eram alguns nomes cogitados para disputar o senado pelo PL.
Tarcísio, governador de São Paulo, Pontes….temos melhores candidatos para o senado e que também não são de esquerda.
Finalmente temos candidatos de direita em SP.
O fim da esquerda se dará pelo voto.
Os paulistas agora tem escolha.
Independentemente de quem seja o candidato, oi importante é ser alinhado com o presidente. Pragmatismo político.
Acho que o melhor para a chapa e para o PR seria apoiar a deputada Janaína Pascoal ao Senado.
A Janaína é falsa, polêmica,bipolar e não confiável,chega a ser igual Joice.
Sr. Tarcísio retiro o meu e o da minha família os votos que seriam seus. O sr. Marcos Pontes foi passear no espaço, o governo brasileiro gastou 10 milhões de dólares pelo seu passeio, o que fez o sr. Marcos Pontes, quando botou os pés na terra? pediu reforma, fica pousando de astronauta, virou pop star, foi na Ana Maria Braga todo paramentado de astronauta, deveria pagar com aulas no ITA, AFA e órgãos governamentais ligados a tecnologia, e ainda na ativa, por um período para passar suas experiências para os alunos o conhecimento adquirido levará para o tumulo.
Com certeza uma opção muito melhor que o Dápena. Os paulistas devem estar aliviados.