O deputado federal Tiririca (PL-SP) ganhou no Supremo Tribunal Federal (STF) o direito de usar a imagem do cantor Roberto Carlos, conhecido entre os fãs como “Rei”, em sua campanha eleitoral deste ano. A decisão foi proferida pelo ministro Ricardo Lewandowski.
A ação foi movida pelo cantor, que é conhecido como Rei entre os fãs, e diz respeito à paródia da canção O Portão. Ao rejeitar o pedido, o ministro destacou que, ainda que seja preciso controlar eventuais condutas abusivas e ofensivas aos direitos de personalidade daquele que se sente ofendido, não cabe ao STF decidir questões que ainda esperam análise das demais instâncias da Justiça.
Roberto Carlos questiona decisão de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP), que permitiu a Tiririca manter a divulgação do vídeo. O parlamentar tem recorrido à paródia desde as eleições de 2014, quando usa peruca, roupa azul e imita o cantor.
Tiririca x Roberto Carlos
No STF, o cantor alegou que o político extrapolou os limites constitucionais do exercício das liberdades de expressão (no caso, expressão artística), violando direitos de sua personalidade, especificamente o direito à honra e, de forma ainda mais acentuada, o direito à imagem. Segundo Roberto Carlos, não se trata de um jingle ou “mera utilização de canção como paródia”, mas, sim, de uso indevido, desautorizado e danoso à imagem e à sua reputação, na medida em que relaciona sua imagem a uma candidatura. Tiririca nega as acusações.
Para o ministro responsável pela ação, o exame da reclamação demandaria discutir se a criação de uma nova obra de tom jocoso, a partir de elementos daquela que é a original, para fins eleitorais, consistiria ou não em reprodução indevida da obra parodiada.
“Temas que, a toda evidência, escapam do simples exame de confrontação que se busca na peça inicial”, afirmou o ministro, na decisão.
Nesta eleição essa praga cai fora.
Tiririca como artista é irretocável, mas ao entrar para a politica aprendeu com rapidez a malicia a esperteza que todos os políticos aprendem desde o primeiro dia. Só subiu na tribuna uma vez em 2018 em tom de lamuria anunciou que estava se retirando da politica por está decepcionado…. foi reeleito e agora provavelmente será novamente, meus sentimentos ao povo paulistano estamos no mesmo barco, aqui no Rio de Janeiro temos o Romário.
Carta de Luladrão à Revista Oeste:
A todof of vornaliftaf da Revifta Oefte: eu goftaria de divêr que eu nun têiu língua prêva, que iffo é túdu mintira. Goftaria também de divêr que eu fô inofênti, não robêi a Petrobráif, nem a Eletrobráif, nem o BNDEF, nem o fítio de Atibaia, nem o tripéks do Guarujá, nem o apatamêntu de Fão Benádo, nem o Inftituto Lula, nem a conta na Fuífa (na Zoropa). Iffo túdu é facanávi duf meuf amígu currúptu, eu num fabía de nada diffo. É facanávi também do Férfio Môru, aqueli fuíf fiadaputa de Curitiba, onde fiquei doif ânuf prêvo naquêli frio abfurdo abafo di féro. Agora que o Effeteéfi (STF) mi foltô, eu fou inofênti e nun dêvo maif nada, péffo os vótuf di tôdof of leitôref da Revifta Oefte. Maf fi não quifé votá nimim, então fai tomá nukú tudumundu, feuf fafifta du caraio. Pusquê eu nuquéru fóto de niguêim, eu quero é diêro dufêif, bando de trôfa. Bêjo no coraffaum dufêif, e fai Curíntia !!!
Óbvio que o juiz do frango com polenta iria contra o Roberto Carlos, afinal ele defende as pautas conservadoras. Como exercício de imaginação, vamos trocar os nomes, no lugar de RC coloque Chico Buarque e no lugar do Tiririca um deputado bolsonarista. Pronto a mágica aconteceu.
Os eleitores de SP tem que corrigir erros cometidos. Tiririca é o retrato da CPI do circo.
José Antonio Debon …Roberto Carlos Cantor Mediano?? kkk.. Ah ta, acho que voce deve achar talento em anitta e pablo vitar ou ainda os sertanejos universitários….
Quem vota em um lixo desses, merece levar uma vida de merd…
Ah, quem vota no Luladrão também.
O polaco esta comprometido e é grato até o ultimo fio do rabo com o LULADRÃO (CARNIÇA)!
O maldito TSE sabe quevo Rei Roberto Carlos é de direita e apoiador do PR Bolsonaro! Simples assim!
Um tipo como esse daí, só consegue se eleger, obviamente porque tem apoio de boa parte da população. Enquanto tiver imbecis neste mundo, esses tipos prosperarão e não há nada capaz de impedir isso daí. É o “estado democrátivo de direito”, ou seja, ele também tem os seus direitos de se eleger… ou não tem?
Espero que essa porcaria não se reeleja, uma merda….
José Antônio Debon, se você considera ROBERTO CARLOS, um cantor mediano, eu acredito sinceramente que não tens nenhum conhecimento musical, afinal de contas, ninguém faz sucesso por décadas!!! Ele, o REI, é simplesmente um ÍCONE BRASILEIRO e um de meus maiores orgulhos, como capixaba que sou, é o REI ter nascido em Cachoeiro de Itapemirim, terra de muita gente de talento, inclusive do nosso REI ROBERTO CARLOS!!! Isto é somente um detalhe de tantos DETALHES!!!
Já passou muito da hora de parar de chamar o cara de rei, o mesmo não passa de um cantor mediano imposto pela mídia, quanto ao candidato vamos confirmar se ainda existem idiotas suficientes para reelege-lo.
Roberto não é mediano como cantor, mas medíocres em toda uma vida quem vota em LULAS, Tiriricas e afins!
Se fosse um pedido do Luladrão o Lewandowski atenderia com o maior prazer!
Alguma duvida nisso, claro que ja estaria preso.
Não votem nesse lixo, é simples assim .
So vota em lixo quem lixo é!!l Tiririca, kid bengala , mamãe falei, onde é, etc etc,,, tem muitos ….