O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aceitou na quinta-feira 15 o registro de Padre Kelmon (PTB) na disputa pela Presidência da República. O candidato substitui o ex-deputado Roberto Jefferson, que teve a candidatura barrada pela Corte.
Inicialmente, Padre Kelmon havia sido registrado como vice na chapa de Jefferson. Agora, como candidato do PTB, vai ter a companhia de Pastor Luiz Cláudio Gamonal em sua candidatura.
Padre Kelmon declarou ao TSE ter patrimônio de R$ 8.500, em valor referente a depósitos em caderneta de poupança.
Roberto Jefferson foi condenado pelo Mensalão, em 2012, a sete anos de prisão. Em 2015, o ex-deputado federal foi liberado para cumprir a pena em prisão domiciliar. Contudo, em março de 2016, o Supremo Tribunal Federal (STF) perdoou o ex-parlamentar e outros cinco condenados no escândalo político.
Entretanto, o Ministério Público Eleitoral informou que o indulto do STF não era suficiente para afastar a inelegibilidade de Jefferson. O TSE barrou a candidatura do ex-deputado em 1º de setembro.
Mesmo assim, como teve o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários aprovado pelo TSE, o PTB ficou liberado a disputar os cargos de presidente e vice neste pleito.
Padre Kelmon: mensagem contra o aborto
Padre Kelmon já vem em ritmo de campanha nos últimos dias. Na quinta-feira 15, visitou a sede de partidos adversários em Brasília, como PT e PDT. O candidato do PTB pretende distribuir um documento chamado de “Pacto pela vida” a siglas que estão na disputa pela Presidência, em carta que tem como mensagem principal um compromisso contra o aborto.
Relacionadas
Lula tem acenado com várias propostas de cunho esquerdista radical em 2022, tais como revisão de privatizações, descontrole de gastos públicos, aumento de impostos volta da CPMF, libertação de bandidos, apoio financeiro a Cuba e Venezuela, perseguição a membros da Operação Lava Jato e partidos de oposição (direita), banimento de jornais e emissoras de oposição e maior abertura da economia brasileira ao capital chinês, inclusive à colaboração militar.
Em termos geopolíticos, Lula presidente afasta o Brasil dos EUA e nos aproxima da China e da Rússia, que têm interesse em colocar mais bases militares na América do Sul, Atlântico Sul e Pacífico.
Lula não pode ser eleito e, caso seja eleito, deve-se providenciar alguma maneira de impedi-lo de assumir.
Agora a expectativa é de que haja uma reviravolta nas pesquisas eleitorais.