Horas depois da apresentação de Jair Bolsonaro (PL) a embaixadores estrangeiros sobre a transparência das eleições brasileiras, na segunda-feira 18, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou respostas para 20 pontos expostos pelo presidente durante o evento.
Sem citar nominalmente Bolsonaro, a Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE usou a conta da Corte no Twitter para rebater os argumentos do presidente. Em alguns pontos, o Tribunal responde a observações que envolvem diretamente o ministro Luiz Edson Fachin, presidente da Corte até agosto.
Adicionalmente, o TSE publicou nota para manifestar a tradição da Corte de dialogar com embaixadores estrangeiros, mesmo em ano sem eleições no calendário.
A Secretaria de Comunicação e Multimídia do @TSEjusbr reuniu conteúdos com esclarecimentos e checagens sobre o processo eleitoral. Confira no fio ⬇️ pic.twitter.com/g3Rvd5fggq
— TSE (@TSEjusbr) July 18, 2022
Respostas do TSE
1. Apenas dois países do mundo usam sistema semelhante ao brasileiro
Resposta: Além de Brasil, Butão e Bangladesh (que também utiliza cédulas de papel), os equipamentos utilizados pelo eleitorado de parte da França e dos Estados Unidos para realizar a escolha de representantes também não imprimem comprovante físico da votação.
2. Hacker teve acesso a tudo dentro do TSE
Resposta: As investidas de hackers na época do pleito de 2020, com mais de 486 mil conexões por segundo, não obtiveram sucesso. Ou seja, o breve atraso na divulgação dos resultados do primeiro turno nada teve a ver com os ataques. Na verdade, o que aconteceu foi uma demora na entrega de um equipamento usado na totalização, fato que impediu os técnicos do tribunal de realizarem os testes necessários.
3. Hacker poderia excluir nomes de candidatos
Resposta: Em nenhum momento as urnas eletrônicas são conectadas à internet, nem possuem placa que dê acesso a outro tipo de conexão em rede (wi-fi ou bluetooth). Muito pelo contrário: o dispositivo funciona de maneira isolada e nem sequer realiza a transmissão dos resultados da votação, que já são conhecidos pela população logo após o término da eleição, com a impressão do Boletim de Urna (BU). Uma eventual manipulação na etapa de totalização seria facilmente identificada pela comparação entre o BU — que traz o resultado da votação em cada seção eleitoral — com os dados publicados no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
4. Logs (rastros do hacker) foram apagados
Resposta: Código-fonte é acessível, a todo o tempo, aos partidos políticos, à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), à Polícia Federal e a outras entidades que participam do processo. Uma vez assinado digitalmente e lacrado, não existe a possibilidade de adulteração. O programa simplesmente não roda se vier a ser modificado.
5. PSDB disse que sistema é inauditável
Resposta: Mesmo sem a impressão do voto, as urnas eletrônicas podem ser auditadas. As verificações, acompanhadas de perto por diversas entidades respeitadas, ocorrem antes, durante e depois das eleições, para assegurar o bom funcionamento do sistema eleitoral brasileiro.
6. TSE não imprime voto mesmo com recomendação da PF
Resposta: Lei sancionada por ex-presidente da República [prevendo a impressão do voto] não chegou a entrar em vigor porque foi considerada inconstitucional pelo STF.
7. Observadores internacionais não conseguirão analisar a integridade do sistema, pois não há voto impresso.
Resposta: Organismos internacionais especializados em observação, como Organização dos Estados Americanos (OEA) e Fundação Internacional para Sistemas Eleitorais (Ifes), já iniciaram análise técnica sobre a urna eletrônica. Contarão com peritos em informática, com acesso ao código-fonte e a todos os elementos necessários para avaliarem a transparência e a integridade do sistema eletrônico de votação.
8. O ministro Edson Fachin resolveu tornar o ex-presidente Lula elegível
Resposta: O ministro Luiz Edson Fachin ficou vencido no tema da execução da pena após a condenação em segunda instância e na competência da Justiça eleitoral para julgar as ações oriundas de grandes esquemas de corrupção. Vencido, no entanto, não se furtou em aplicar a posição consolidada pelo Plenário. Sobre o tema do habeas corpus do ex-presidente, na semana anterior a que o ministro Fachin proferiu a decisão, foi aplicado o mesmo entendimento para deslocar a competência de uma investigação relacionada à Transpetro.
9. O ministro Luís Roberto Barroso (Supremo Tribunal Federal) indevidamente acusou Bolsonaro de vazar inquérito sigiloso, quando ele não era sigiloso
Resposta: Corregedoria da PF disse que o inquérito era sigiloso pelo fato de ainda estar aberto.
10. É uma empresa terceirizada que conta os votos
Resposta: O sistema de totalização é feito no TSE e é apresentado às entidades fiscalizadoras com um ano de antecedência, bem como é lacrado em cerimônia pública. Totalização dos votos é feita em computadores localizados na sala-cofre do tribunal, em Brasília.
11. O ministro Edson Fachin diz que auditoria não serve para questionar resultados
Resposta: Auditar trata-se de auditar os meios, instrumentos e procedimentos, e não veículo de uma preposição aberta direcionada aprioristicamente a rejeitar o resultado das urnas que porventura retrate que a vontade do povo brasileiro é oposta aos interesses pessoais de um ou de outro candidato.
12. O Ministro Fachin foi advogado do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST)
Resposta: O Ministro Luiz Edson Fachin nunca foi advogado do MST.
13. O próprio TSE disse que em 2018 números podem ter sido alterados
Resposta: O TSE nunca emitiu tal informação.
14. TSE não acolheu as sugestões das Forças Armadas
Resposta: O TSE acolheu, de forma completa ou parcial, 32 propostas feitas pelos integrantes da Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) ainda para as eleições 2022. Esse número representa 72% do total de 44 propostas — o número inicial era 47, mas algumas repetições foram aglutinadas — e 25% delas (11 propostas) estão sendo avaliadas para as próximas eleições municipais. Apenas uma proposta foi rejeitada.
15. Institucionalidade do voto impresso
Resposta: O presidente do TSE disse que o sistema eletrônico de votação é auditável, não uma, mas dez vezes. E afirmou que a impressão do voto não resultará em mais um nível de auditoria, mas numa vulnerabilidade que poderá acarretar a suspeição das eleições e a judicialização dos resultados.
16. Supercomputador
Resposta: O TSE esclarece ser falsa a informação que circula em redes sociais afirmando que o supercomputador empregado para totalizar os votos na eleição, ou seja, que soma os votos enviados por todo o país, é um serviço de nuvem, e não um computador físico.
17. Urna autocompleta voto
Resposta: Avaliação de peritos em edição comprova que o vídeo é falso. Verificam-se cortes no filme, que confirmam que houve montagem. Além disso, no momento em que o primeiro número é apertado, o teclado da urna não aparece por completo, o que sugere que outra pessoa teria digitado o restante do voto. É possível, ainda, constatar, no programa de edição, o ruído de dois cliques simultâneos, o que reforça essa tese.
18. Transparência do voto
Resposta: O TSE disponibiliza a qualquer pessoa um banco de dados que reúne informações das eleições de 1945 até 2020. O Repositório de Dados Eleitorais (RDE), que pode ser acessado no Portal do TSE, oferece arquivos e tabelas estatísticas contendo, por exemplo, resultados dos pleitos, perfil do eleitorado, prestação de contas e boletins de urna.
19. Confiabilidade do sistema eleitoral
Resposta: Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU) concluíram que não foram identificados, até o momento, riscos relevantes quanto à realização das Eleições Gerais de 2022. A Corte de Contas também destacou que o TSE está alinhado às boas práticas internacionais e possui planos de contingência que oferecem proteção aos processos críticos na eleição capazes de impedir a interrupção das atividades em caso de incidentes graves, falhas ou desastre.
20. A PF disse que o TSE é um queijo suíço, como uma peneira
Resposta: A Justiça Eleitoral não tem conhecimento de tal afirmação feita pela Polícia Federal.
Petralha, explica porque o Brasil continua com as urnas de primeira geração lançadas na década de noventa enquanto outros países já estão utilizando as urnas de terceira e quarta geração? Enquanto Bolsonaro onde vai arrasta uma multidão, o Larápio não consegue sair nas ruas sem ser chamado de ladrão. E você acha que Lula consegue vencer Bolsonaro sem fraude? Seu comédia.
Qualquer um com alguns neurônios consegue perceber que não rebateram nada, apenas enrolaram. O negócio é que eles apostam que todos sejam idiotas ou mau caráter igual a eles.
O TSE poderia disponibilizar os documentos oficiais que registram essas informações ?
Sem auditoria e recontagems são muito ineficazes e não confiaveis, se fossem confiaveis seriam universais, mas hoje só no Brasil, Bangladesh e Butão.
O TSE é uma jabuticaba!
*onde se lê “transferência” leia-se “transparência”
Boa Marcelo. Deixa esse energúmeno falar sozinho. Esse não tem recuperação
Por que tanta resistência para imprimir o voto eletrônico? É somente isso que a população está pedindo! Possibilidade de contagem manual a fim de conferir o resultado com o boletim eletrônico! Um monte de blá-blá-blá – mistura de fumaça com mentiras- com que objetivo? O TSE não convence e não convenceu a maioria absoluta do povo, que está trabalhando para que tenhamos eleições limpas. Tudo indica o contrário.
Nós brasileiros queremos eleições limpas e auditáveis, que a vontade soberana da população brasileira prevaleça, como confiar em um Supremo Tribunal Federal, que anula processos julgado por mais de dez juízes concursados e de carreira nas três instâncias superiores da justiça brasileira , como o do Lula , nós brasileiros estamos bastante preocupados !
dica!
pessoas que insistem em contra argumentar esse nojo…. na verdade …são amiguinhos..
TEATRO DA TESOURAS!!
Só para vocês lerem as mentiras do imbecil… ficam curiosos com as “ofensas” e corrrem lá para ler as mensagens MENTIROSAS..
JESUIZ VIU!
Em todas as respostas tergiversaram.Escolheram os pontos mais favoráveis para responder e o resultado foi o de sempre:as urnas eletrônicas continuam sob suspeita.
Os bancos gastam milhões com segurança digital e o tse “agaranti” essas urninhas ultrapassadas.
De onde você tira essas coisas????
Tá vendo muito o “consórcio” da globo lixo.
Você é um mentiroso.
Pqp. Votar no Luladrão é ser muito idiota útil mesmo. Meu Deus, como tem analfabeto funcional que não consegue perceber as coisas como realmente são. E comparar a corrupção do PT com o Bolsonaro é de uma canalhice sem tamanho.
Deus nos ajude!
Qual seu problema mancebo? É tara pelos Bolsonaros? Já sei, é o Carluxo que faz vc se molhar todinho durante o sono. Mas veja bem dona louca, não temos problema algum em vc curtir essas paradas tortas, mas ficar dia todo aqui falando asneiras num site onde 99% abomina sua ideologia diabólica petista me parece mais que vc curte um sadomasoquismo anal, nunca vi levar tanto esporro assim na cara dos outros e ainda assim não vai caçar sua turma lá pelas bandas do site brasil247!
Quem, na sua opinião, é a melhor opção para presidente ?
Não é pergunta capciosa. Não tenho paciência pra ironia. Vejo que vc não gosta do Bolsonaro (e tem total direito disso).
Realmente pergunto pq torci muito pelo Lula quando eleito (embora seja mais alinhado à direita). Torci pq se ele desse certo, o Brasil daria certo (piegas mas é a verdade).
Achei um desastre!
Infelizmente.
Estou sendo sincero, inclusive percebi haver outro Francisco que comenta aqui, então assinarei os meus comentários com meu sobrenome pois não comentarei nunca de forma sarcástica e nem em tom de briga.
Ainda acredito que somos todos brasileiros e acho o Brasil enquanto território o melhor país do mundo.
Francisco Bicudo
O golpe de estado nas eleições já foi dado pelo STF desde que Barroso e Xandi afundaram para dentro do congresso conversar com líderes de partidos “convencendo-os” para trocar os deputados da comissão do voto auditavel. Ou Bolsonaro dá logo o contra-golpe, ou Xandão nem espera até o dia 03 de outubro as 17 hs e proclama Lula como presidente as 16:59 hs. Vai bobeando FFAAs, Congresso e Bolsonaro. Não esperem que o povo não vá para as ruas protestar contra resultado de eleição mesmo que seja fraudada.
NÂO ADIANTA esse “togados GOLPISTAS” tentarem contra argumentar….
A GENTE SABE que vocês querem fraudar as eleições 2022 de BOZO ganhar no PRIMEIRO TURNO (como todas as outras) e SEMPRE estaremos de OLHO VIVO & FARO FINO.
A GENTE SABE E PONTO FINAL!
Tabém sabemos que vcs,, PTralhas, serão os primeiros a gritarem “fraude”, quando o BOZO ganhar no primeiro turno…a gente sabe desse velho truque da esquerdalha.
de chamar o outros de golpistas…
“acuse os outros daquilo que você é.”
E ficam batendo nessa tecla, até cansar, anos e anos, ate conseguir o maior numero de TROUXAS para comprar esse tal “golpe”
Vejam o casa da “marmita de traficante” MARIELE. até hoje estão nesse “nhenhenhem”
E conseguindo trouxas pra abraçar as mentiras.
Todas respostas enviesadas e deixam transparecer que realmente os NOTÁVEIS tem receio de AUDITORIA com o voto físico, que o próprio eleitor AUDITOU (confirmou) para automaticamente seguir para a urna de votos impressos. Desinformar eleitores que “o voto impresso não resultará em mais um nível de AUDITORIA mas uma VULNERABILIDADE que poderá acarretar a SUSPEIÇÃO das eleições e a JUDICIALIZAÇÃO dos resultados”. ??}????!!!!. Barbaridade, quanta desinformação sobre o que é AUDITORIA desconfiança dos profissionais TIs das FFAA e de AUDITORES INDEPENDENTES. O que esperar dessas CORTES que interpretam a CF dependendo do CLIMA, TEMPERATURA E PRESSÃO, e por vezes legislam ou interferem no LEGISLATIVO como vergonhosamente fizeram com o VOTO IMPRESSO, interrompendo sua exitosa aprovação. Ainda assim deveriam ter vergonha porque na votação do plenário a maioria votou favorável ao VOTO IMPRESSO, todavia não suficiente para aprovar PEC.
Tá por fora ou é burro mesmo.
O voto continuaria do mesmo jeito. Apenas teria um comprovante impresso para o caso de uma auditoria.
E esse comprovante NÃO FICARIA COM O ELEITOR!!!
Mentiroso.Mas a sua intenção de voto está correta.É uma questão de afinidade moral.Eu jamais votaria num ladrão.
Esqueceram de mencionar que a maior fraude para a eleição, foi o cancelamento dos processos do ex presidiário, por erro do CEP, essa atitude impede qualquer argumento de quem pretende eleger Lula.
Vc conhece o conceito de burro natural? És tu mesmo seu jumento! Kkkkk
Energúmeno, a Lava Jato começou investigando o Doleiro Yousef em LONDRINA! Portanto era jurisprudência da justiça no Paraná. E consequentemente na justiça federal com sede em Curitiba!!!!!
Mas, pra quem é minimamente honesto, a cidade não importa, mas sim o crime.
Concordo! O Moro não poderia ter julgado.
MAS NAO FOI SÓ ELE!!!!!!
E os crimes foram cometidos. O Ladrão corrupto do Lula e toda a quadrilha do pt deveriam estar presos. Independente da jurisdição!
É muito simples, se o TSE realmente quer transparência é só imprimir o voto para uma verificação caso seja necessário. Como eles não vão fazer então eles não querem a transparência. A confusão toda é culpa do TSE . Coloca uma impressora e acabou todos os problemas.
O TSE mente como só um esquerdista sabe fazer. O hacker que ficou hospedado meses a fio nos intestinos do sistema eleitoral usou a senha de um funcionário do próprio TSE, que contratou uma empresa para avaliar os danos, mas a tal empresa apagou os rastros do invasor. Não é estranho. É revelador.
Parece conversa de doido… Não responde o que perguntou. Por exemplo, no 04 tópico sobre Logs, o TSE NÃO esclarece sobre a auditoria desastrosa do tribunal frente as ações do Racker, que ao “investigarem” o fato acidentalmente apagaram os logs… Quem prestou esse desserviço foi uma empresa privada ou foi um funcionário público? Pro TSE isso não importa; importa é fazer notinha eletrônica pra militância de esquerda ficar retuitando aos ventos.
Com tantas respostas genéricas e sem fundamentação, até eu poderia formular tais respostas…… Enchimento de linguiça, apenas.
O sistema eleitoral brasileiro, totalmente digital é facilmente fraudavel. Essa é a verdade! Depois da fraude feita, o que se audita é a confirmação da fraude como verdade e nãotem pra onde correr mais. Se fosse bom, esse sistema seria copiado pelo mundo inteiro,.
O TSE é seus ministros mais parece uma empresa privada que está vendendo um produto cara pro governo, do que um órgão público, sem fins lucrativos, que deve zelar pela moralidade e transparência do processo eleitoral. Esse comportamento é extremamente suspeito!
Diogo Mainardi parece estar mais desesperado do que os ministros do TSE. Mainardi, depois de apoiar Bolsonaro em 2018, apoiou Sérgio Moro, logo depois apoiou Doria, voltou a apoiar Moro e agora apoia Lula. Logo estará apoiando o Marcola. Esse jornalista tem problemas que podem ser hereditários.
Apenas falácias, mormente o item 17, quando vários relatos, “just in time”, e ignorados pelo TSE, foram feitos, atestando a fraude. Aconteceu com pessoa muito chegada na minha família, sem que o Boletim de Ocorrência fosse considerado nas investigações.
Adicionalmente, que se olhe quem combate a maior transparência no processo eleitoral, e teremos um cenário completo da realidade.
O TCU virou especialista em cyber segurança???? Quem é o TCU pra validar processo eleitoral???
Pergunta que não quer Calar. Porque TSE é contra surgestões de Apefeiçoamento de mais seguranças nas Urnas, principalmente do Voto Impresso. Que acabaria com as Polemicas.Ainda mais com um Bandido Liberado, para Disputar a Eleição.
SIMPLES! O BANDIDO LIBERADO DA PRISÃO não quer e como disse BARROSO: “ELEIÇÕES NÃO SE VENCE, SE TOMA!”
Só por este item o TSE MERCIA UM BLOQUE!!
6. TSE não imprime voto mesmo com recomendação da PF
A PF recomenda o voto IMPRESSO há anos e o TSE NUNCA considerou. “Peloamor!!”
Espero que BOLSO DESMINTA RAPIDAMENTE os pontos com RECORTES dos INQUÉRITOS e com as RECOMENDAÇÕES dos PERITOS da PF.
*MERECIA
Perfeito. Bolsonaro TEM que rebater todas essas falácias.
Tse quer dar o golpe no povo brasileiro , não acreditamos na corte, em nada . Temos certeza que Bolsonaro fala a verdade .