O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu uniformizar o horário de votação em todos os fusos do país na eleição deste ano. O período de votação continua sendo de oito horas.
Ficou determinado que as zonas eleitorais serão abertas às 8 horas e vão encerrar os trabalhos às 17 horas, pelo horário de Brasília, desde que não haja eleitores na fila. Como consequência, Estados com fuso diferente da capital vão precisar se adequar à medida.
As seções eleitorais de Rondônia, de Mato Grosso, de Mato Grosso do Sul e de Roraima vão abrir uma hora antes, ou seja, às 7 horas do horário local.
Boa parte das seções do Amazonas também iniciará a votação às 7 horas. No entanto, como algumas localidades seguem o fuso horário do Acre, nesses lugares os trabalhos de coleta dos votos vão começar com duas horas de antecedência, às 6 horas.
Já em Fernando de Noronha (PE), a votação vai começar às 9 horas do horário local, para coincidir com a aberta das zonas eleitorais na capital federal.
Independentemente da hora de início, o período de votação continuará sendo de oito horas em todas as unidades da federação. A regra, no entanto, não vale para eleitores que votam no exterior.
Divulgação dos resultados vai começar às 17 horas
Com a unificação do horário de votação, a previsão do TSE é que a divulgação dos resultados para todos os cargos comece a partir das 17 horas, de Brasília.
Em eleições anteriores, a Justiça Eleitoral somente divulgava essas informações depois do término do recebimento dos votos no Acre, último Estado a concluir o processo de votação. Antes da uniformização, o início ocorria conforme o horário local.
A norma anterior visava a evitar que a difusão dos dados pudesse influenciar pessoas que votavam em localidades com seções eleitorais ainda em funcionamento.
O TSE gostaria mesmo é de “adiantar” o resultado para antes da votação. Eles tem seu candidato escolhido.
A PRIORIDADE DE RESULTADO NO MESMO DIA, PARECE A AGONIA DE ABRIR UM ENVELOPE DE PRÊMIO FRAUDADO, e dentro dele escrito:
ALKMIN de uma forma ou de “outra”, será quem restituirá o governo de 2.014 ao FHC, conforme combinado no teatro das tesouras.
O POVO GOVERNAR POR 4 ANOS foi um acaso!!!
Cara, eu não sei porque essa agonia em dar o resultado das eleições no mesmo dia.
Os eleitos só vão tomar posse ano que vem.
Então porque essa pressa em saber quem foi eleito no mesmo dia.
Muda em que as nossas vidas, cidadãos comuns que trabalham para ganhar o pão de cada dia e nunca chegou nem perto de lagostas e vinhos importados premiados?