O líder do União Brasil na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), anunciou a desistência da sua candidatura à presidência da Casa. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa na tarde desta quarta-feira, 13.
Elmar Nascimento decidiu declarar apoio ao candidato indicado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o deputado Hugo Motta (Republicanos-PB). O anúncio ocorreu depois de Antonio Brito (PSD-BA), também ter retirado seu nome da disputa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
No anúncio desta quarta-feira, Antonio declarou: “A bancada reunida hoje, depois de conversas com o candidato Hugo Motta e o debate da proporcionalidade, a bancada decidiu por minha retirar a candidatura”.
O líder do PSD na Câmara disse que a decisão de deixar a disputa foi própria, mas acolhida pelo restante da bancada. “Para que nós possamos dar sequência ao processo que ocorre com as demais lideranças da Casa e apoiar Hugo Motta”, afirmou.
Com a desistência, Antonio Brito vai assumir o segundo maior bloco parlamentar da Casa, formado por MDB, PSD, Republicanos e Podemos — que, juntos, contabilizam 146 deputados.
Sem Elmar Nascimento na disputa, Hugo Motta se consolida como sucessor de Lira
Com a retirada de candidatura de Elmar Nascimento, o líder do Republicanos na Câmara, Hugo Motta, se consolidou como possível sucessor de Arthur Lira na presidência da Casa.
Até semana passada, as seguintes bancadas já tinham anunciado voto favorável ao candidato de Arthur Lira: PL (92), PT (68), PP (50), Republicanos (44), MDB (44), PSDB/Cidadania (17), PDT (18), PSB (14), Podemos (14), PCdoB (7) e PV (5).
Considerando o número total de cada bancada, incluindo a do PSD (44) e do União Brasil (59), Hugo Motta já contabiliza 480 votos. Se a eleição fosse hoje, teria ganhado a disputa. Para se eleger presidente da Câmara dos Deputados, um deputado precisa obter a maioria absoluta dos votos, ou seja, no mínimo 257 votos dos 513 deputados.
Que descaramento.
Unanimidade, sempre é terrível, em qualquer situação.
Fica escancarado, os acertos, com certeza nada decente…..
Eu queria saber qual é a sacanagem, qual a chantagem que impedem deputados de se candidatarem e enfrentarem o “feudo” desse lira. Um cargo extremamente importante para resgatarmos o país da desgraça e o lira faz o que bem entende. Tem tanto poder assim ou os chefes é que chantageiam os que se atrevem. O que é isso??? E continuamos vendo a mesma coisa nas câmaras estaduais e municipais, sempre escolhido os gangsters corruptos ou apadrinhados.