Elon Musk mostrou a todo o mundo o que todos os brasileiros que têm algum esboço de consciência já sabiam: há uma ditadura do Judiciário no Brasil. Os brasileiros conscientes se dividem em duas camadas: os que tinham medo de dizer que havia uma ditadura no Brasil e os que diziam e enfrentavam as consequências. A consequência podia ser processo, censura, exílio e prisão. Tudo em nome da defesa de uma democracia que não mais existia aqui.
Este escriba que vos fala disse que havia censura no Brasil e imediatamente foi censurado. Bloquearam meu Twitter/X por três meses e me jogaram num inquérito. Fizeram agora o mesmo com Musk. O ministro Alexandre de Moraes o jogou num inquérito das “milicias digitais” porque o empresário disse que havia censura, perseguição e abuso das leis no Brasil perpetrados por quem deveria proteger a liberdade e as leis: o abuso do próprio Poder Judiciário brasileiro, como a famigerada metáfora do lobo tomando conta das ovelhas.
Musk deu um xeque mate no juiz abusivo. Restava a ele bloquear o Twitter/X, o que mostraria para o planeta que o Brasil é uma ditadura escancarada. Só ditaduras explícitas — como Rússia, China e Irã — proíbem a rede social em seus países. Podia não fazer nada, o que enfraqueceria o candidato a ditador, que seria visto como corajoso com jornalistas e influenciadores, mas covarde com grandes empresários e homens poderosos como Musk.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Moraes escolheu o caminho mais esdrúxulo: jogar justamente no processo sem fim — em que atua como acusador, vítima e juiz — um dos homens mais ricos do mundo, por ter dito que não cumpriria ordens ilegais que descumprissem a própria Constituição brasileira. Mais: disse que descumpriria, mas até agora não descumpriu as ordens ditatoriais travestidas de democratas, o que jamais justificaria sua inclusão em inquérito algum. Enfim, o juiz ditador Mostrou para o Brasil e para o mundo que sua ação é ditatorial.
O xeque mate de Elon Musk
O xeque mate de Musk é para qualquer pessoa que pense ou tenha consciência mínima da realidade. Mas consciência envolve moralidade além de poder cognitivo e apreensão lógica das coisas. A grande mídia brasileira diz — mente abertamente em editoriais, como Rede Globo — que o dono do Twitter/X é um defensor de noticias inverídicas e discursos de ódio. A grande mídia não tem como voltar atrás em seu cronológico apoio a abusos autoritários feitos em série.
“Ora, qual seria o discurso de ódio ou noticia falsa que Musk defenderia? Há censura prévia no país. E isso é proibido, vedado por lei”
Adrilles Jorge
O ministro Alexandre de Moraes diz que liberdade de expressão não é liberdade de agressão e que não podem ser proferidos discursos racistas, misóginos e machistas. O ministro Barroso vai na mesma onda: “Fizemos o que fizemos porque uma extrema direita tomou conta do país e tivemos que reagir”. Ora, qual seria o discurso de ódio ou noticia falsa que Musk defenderia? Há censura prévia no país. E isso é proibido, vedado por lei.
Mais artigos de Adrilles Jorge
Jornalistas exilados, sem contas nas redes sociais, por terem contestado a idoneidade da Justiça Eleitoral durante as eleições de 2022. Naquelas eleições, uma parte inteira da direita brasileira foi censurada, impedida de dizer coisas do tipo de que Lula era ladrão, era amigo de ditadores e a favor de medidas como o aborto. Bolsonaro era chamado de assassino em massa, de genocida, e tudo bem para a Justiça. A direita foi alcunhada o apelido de ‘’extrema direita’’, pois ousou contestar o método infalível das urnas e pediu por algum tipo de aprimoramento do sistema eleitoral, com contagem pública em voto impresso. Isso seria crime? Onde estariam o racismo, a misoginia e o racismo nessas contestações?
As pessoas presas, exiladas, com contas bancárias bloqueadas e censuradas têm o demérito de terem cometido crimes de opinião. Opinião contra a verdade imposta pela Justiça Eleitoral, que é um puxadinho do STF. Qual “extrema direita”, pois, qual racismo, qual misoginia, qual inverdade, qual discurso de ódio legitimou este histórico de censura, opressão e perseguição a todo um espectro da politica nacional?
Mas tudo é relativo
O xeque mate de Musk, portanto, é relativo. Reza a piada que jogar xadrez com um pombo não adianta. Porque ele vai espalhar as peças, defecar no tabuleiro e dizer que ganhou. Um ditador sempre age como um pombo que impõe sua lógica. Assim que agem justamente os artífices e defensores da ditadura que se tornou o Brasil.
Leia também: “As indiretas de Lula a Elon Musk não querem dizer coisa nenhuma”
O xeque mate de Musk precisa de consciência intelectual e moral para ser apreendido. E quem necessita apreendê-lo são as mesmas pessoas que já sofrem ou poderão sofrer ainda mais com os desmandos do Judiciário brasileiro. Bolsonaro vai seguir não dizendo em público que estamos em uma ditadura? Os deputados e senadores vão seguir ignorando os desmandos de uma ditadura que lhes tolhe o poder, inclusive o da palavra de tecer qualquer critica ao STF, sob pena de cair na masmorra como Daniel Silveira, preso e condenado por criticar membros da Suprema Corte?
“O povo seguirá vendo o Brasil se transformar numa ditadura total aos moldes de Cuba e Venezuela?
Adrilles Jorge
Os lideres políticos da direita como Tarcísio Gomes de Freitas e Romeu Zema seguirão calados diante dos desmandos visíveis, colocados a nu do Judiciário brasileiro? Por fim, o povo seguirá vendo o Brasil se transformar numa ditadura total aos moldes de Cuba e Venezuela? Sim, o mundo inteiro sabe que há ditadura em Cuba e Venezuela há décadas. E o mundo nada faz. E o povo destes países nada mais pode fazer diante do poder da força bruta de uma ditadura constituída.
No Brasil, há uma diferença: há aqui uma ditadura travestida de democracia, onde os ditadores censuram, prendem e destroem pessoas por, supostamente, falsamente em defesa de uma falsa democracia. Esta hipocrisia já foi desmascarada, foi desnudada. O rei está nu. O juiz esta nu, sem a toga da falsa defesa da democracia que o cobria. Mas o ditador desnudado e escancarado ao povo seguirá com sua tirania desnudada imposta ao povo, aos olhos do mundo? Essa é a pergunta que o povo Brasileiro deve se fazer a si mesmo.
Leia também: “Um homem sem medo”, artigo de J. R. Guzzo publicado na Edição 212 da Revista Oeste
E mais: “A um tuíte da liberdade”, por Silvio Navarro
Parabéns pela brilhante análise!
Parabéns pela brilhante análise!
A geração tatuada e cheirada brasileira fará como sempre tem feito os peixes do aquário: nada.
NADA.
Diante dessas farsas os culpados pela implantação da ditadura devem ser presos, se não formos pra rua logo a poeira vai baixar e voltaremos a estaca zero.
Tudo, a ma eu ver, começa quando colocamos bandidos para deputados e senadores.
Nasequencia, esses mesmos bandidos colocam o maior deles no comando. Esse, por sua vez, coloca militantes como guardiães da lei e da democracia…Pergunto…A quem recorrer se nos 3 poderes estamos com maioria de bandidos, ladroes, corruptiveis e demais criminosos?
Povo tem que votaar em pessoas corretas e honestas…Pessoas corretas e honestas sucumbem na politica…Só nos resta ir às ruas e depor essa corja de vagabundos!!!
#Não a ditadura.
O golpe aconteceu com Deodoro da Fonseca. Parece surreal, mas depois chegamos em Getúlio Vargas e de lá para cá a melhor fase foi nos anos 60 e 70. Só que o lixo do leste europeu estava em grande parte no Brasil, nas escolas, nos “intelectuais”, no teatro, rádio e televisão. E, em nome da democracia, pois as eleições voltaram já desde a década de 80, o que não servia para a Europa ocidental incentivou a criação desse governo de excessão, ligado aos piores regimes ditatoriais (Rússia, China, Cuba, Venezuela, Irã).
Michael Chellenberger fez a denúncia jornalística da chantagem a que o ex Twitter e hoje X (e aos espíritos livres do Brasil) estavam sendo submetidos e a máscara caiu para o mundo.
Politicamente, como é esperado que seja resolvido o problema, nos deparamos com um “Centrão” que é o nosso problema: uma grande quantidade de políticos que não honram a verdade e não se esforçam na luta contra a corrupção.
Sim, vamos às ruas e continuaremos, pois é sobre nós que recai o ônus.
Enquanto tivermos este nível de parlamentares e comandados por um covarde a esperança é mínima, oxalá aprendamos a votar no ano que vem e reestabelecer a ordem e a verdadeira democracia.
Se os comandantes covardes e corruptos das forças armadas fossem homens de verdades nada disso estaria acontecendo no Brasil.
e
Na minha opinião o castelo de areia começa a desmoronar e basta mais algumas poucas ondas para rui-lo de vez.
Mais povo na Rua até levar a cabo esta desgraça que é o atual STF.
O que as FFAA estão achando da sua escolha do lado que apoiaram ? Em 1964 agiram para evitar a instalação do comunismo no Brasil, hoje, agem para instalar uma ditadura comunista. Mas tudo está a mostra, essa escolha infame e covarde contra o povo brasileiro será uma mancha indelével na sua história .
Parabéns pelo texto verdadeiro, o que está acontecendo é isso mesmo, sem tirar ou colocar nada, apenas uma pergunta, como o povo simples, sem poder de defesa contra um judiciário e sua Gestapo, pode fazer algo que realmente tenha poder contra esse sistema corrupto que domina o Brasil????
Elon Musk mostrou para o mundo a verdadeira situação da pseudo democracia no Brasil. E o que faremos gora?
Nada!!!
Nós brasileiros, temos uma paciência bovina que nos levará ao abatedouro.
E faça bons juízos de nós, a população.
Lembrando, que pouquíssimos brasileiros são jornalistas e conseguem falar graças à nós, que os apoiamos e ajudamos a manter. Ainda são muito poucos entre vocês que defendem a liberdade de TODA a população. Parabéns pela sua coragem, Bom Adrilles Jorge.
Parabéns pelo belo texto, Adrilles, impecável como sempre!
Tomara que os ditadores peguem cadeia pelo mesmo tempo somado a que condenaram os inocentes.
Fachim, Barroso e Xandão fraudaram a eleição apoiados por pelo menos outro tanto de ministros, pelo esquerda e pela mídia comprada. E assim pariram um ditador para tentar manter a fraude numa redoma que o X de Musk começou a romper.
Mas quem irá prende-los?
O que podemos fazer se o presidente do Senado não cumprir os anseios da casa que representam a vontade popular …. que é aprofundar nas denúncias e vidências e botar um pedido de impeachment desse Ministro(s) do STF diretamente envolvidos. Se o presidente do Senado se acovardar e ou botar “panos quentes “ ora senadores … se movimentem e destituem o presidente do senado por conivência ou inação … a situação clama por uma ação em pro a dignidade do cidadão brasileiro .. afinal somos ou não uma democracia ..?
Precisou um estrangeiro expor ao mundo o que vivemos
O Presidente do Senado um covarde, capacho do STF, que tem a cara de pau de defender o PL da Censura, agora no lixo de vez . CRETINO
Adrilles parabéns pelo texto, o povo deve continuar a exigir o respeito à Constituição. Moraes destruiu vidas, famílias, levando um cidadao a morte, muitos ainda presos em presídios e outros com tornozeleiras em casa, acredito que a justiça divina lhe dará o castigo do tamanho da sua maldade.
O articulista perguntou e respondeu.