O levantamento de intenção de voto do Paraná Pesquisas para a Prefeitura de São Bernardo do Campo (SP) divulgado nesta segunda-feira, 27, apresentou indicador negativo para o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A rejeição à gestão do petista cresceu no município.
No material divulgado nesta segunda-feira, 46,3% dos entrevistados responderam que desaprovam o governo Lula. Em fevereiro do ano passado, o índice de desaprovação à atual administração federal estava em 35,4%. Avanço de quase 11 pontos porcentuais (10,9 p.p.) no intervalo de um ano e três meses.
O Paraná Pesquisas analisou o nível de rejeição ao governo Lula em São Bernardo do Campo em outras duas ocasiões. Em setembro de 2023, ele estava em 39,8%. Já em fevereiro deste ano, o indicador ficou em 44,7%, conforme o instituto de pesquisa.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
A aprovação ao governo Lula junto ao eleitorado são-bernardense seguiu em queda, no entanto. De 58,2% em fevereiro de 2023 foi para 56,6% sete meses depois. Em 2024, o indicador ficou em 51,8%, em fevereiro. Agora, em maio, caiu para 50,9%.
Relação de Lula com São Bernardo do Campo
Município com 810 mil habitantes, de acordo com o Instituto Nacional de Geografia e Estatística, São Bernardo do Campo integra a região conhecida como ABC Paulista, sendo um polo da indústria automotiva do país. A cidade é o berço político de Lula, que surgiu no cenário nacional ao liderar movimentos grevistas no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, no fim da década de 1970.
Leia mais
De sindicalista, Lula foi um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980. Pela legenda, foi deputado federal e presidente da República — cargo que ocupa pela terceira vez desde janeiro de 2023. Pelo PT, Lula mantém São Bernardo do Campo como seu domicílio eleitoral. No pleito de 2022, ele votou na Escola Estadual Doutor João Firmino, no bairro Assunção.
Dados do levantamento do Paraná Pesquisas sobre o governo Lula
O Paraná Pesquisas registrou o levantamento desta segunda-feira no Tribunal Superior Eleitoral, com o número SP-02825/2024. Além de mapear o nível de desaprovação ao governo Lula, o instituto se propôs a apresentar os índices de intenção de voto para a Prefeitura de São Bernardo do Campo. Nesse quesito, o deputado federal Alex Manente (Cidadania) apareceu na liderança nos dois cenários apresentados: 31,8% e 34%.
Com margem de erro de 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos, o levantamento do Paraná Pesquisas tem grau de confiança de 95%. Para a pesquisa, 800 eleitores de São Bernardo do Campo foram entrevistados, de 21 a 26 de maio.
Leia também: “Governo à deriva”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 214 da Revista Oeste
Governo da contramão . Se o povo se identifica com a lava jato , exclue se . Transparência? Exclue se . Ser governado por um psicopata que se apresenta em palanque pra mentir e nos gabinetes pra delinquir, é privilégio nosso, devemos agradecer eternamente à faccao que planejou tudo isso .
Um governo que lembra torcida comprada. Triste quando não tem apoiadores. Um governo que armou mecanismo para anular sentenças e destruir a Lava Jato. Um governo que persegue opositores, cria narrativas e busca a censura. O povo desta década não é o mesmo algumas décadas atrás. Hoje está informado e arquiva as informações. Lembra o 17 de março de 2014, quando inicia a crise com o doleiro Alberto Yossef. O novelo começou a ser desenrolado e entra em cena — ele — que se denominada a “alma mais honesta do Brasil”. Entra em cena a refinaria Abreu Lima, que rendeu 90 milhões em propinas. Junto, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro, que rendeu 15 milhões ao partido. E vieram outros agravantes: Porto de Mariel, BNDES, Odebrecht, Metrô de Caracas, Moçambique. As propinas floresciam. E estamos apenas no começo do novelo. Daí o desprestígio desse senhor.
Somos liderados por um um parasita que não vale nada