O líder da oposição no Senado, Rogério Marinho (PL-RN), disse, nesta quarta-feira, 24, que pediu ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, o fim dos inquéritos conduzidos pelo ministro Alexandre de Moraes. Além de Marinho, estiveram na reunião os senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS), Izalci Lucas (PSDB-DF) e Marcio Bittar (União Brasil-AC).
“Falamos da nossa preocupação com o padrão que se estabeleceu no STF, de se abrir inquéritos de ofício”, disse o parlamentar, em conversa com jornalistas. “O que era excepcional em 2019, se tornou algo corriqueiro.”
Marinho disse ainda que o argumento usado para a abertura dos inquéritos segundo o qual Bolsonaro ameaça a democracia, hoje não vale mais. Isso porque Lula é o presidente. “Não faz sentido a perpetuação desses inquéritos”, disse. “A Constituição precisa ser cumprida.”
Conforme o líder da oposição no Senado, Moraes deveria abir mão do processo, “até para que haja isenção”, em virtude da suposta ameaça que recebeu de manifestantes do 8 de janeiro.
Inquéritos de Moraes e outros assuntos
Além dos inquéritos, outro assunto foi discutido: Amazônia. Bittar, relator da CPI das ONGs, entregou a Barroso uma cópia do relatório produzido ao longo dos trabalhos da comissão. O parlamentar e o ministro falaram também da situação de vida dos quase 30 milhões de habitantes locais.
Leia também: “A negação da Justiça”, reportagem publicada na Edição 200 da Revista Oeste
Essa reunião nada vai se concretizar, o STF é hoje o arauto da Democracia, quem contestar não será ouvido ou suas propostas não serão levadas a sérios, ao terminar a reunião, serão jogadas na lata do lixo. Aguardaremos a próxima reunião onde os mesmos assuntos serão debatidos.
Esses nossos congressistas já estão tirando o povo do sério.
Pedir a Barroso, cheira a piada.
O dito cujo, é uma das peças desta turma que domina o stf, hoje.
O senhor Perdeu Mané, bem, deixa pra lá….
Nada mudará, A única maneira de colocar esses togados no seu devido quadro será o IMPEACHMENT.
Aproveito este espaço para questionar a posição dos senadores do estado mais populoso, rico do Brasil, São Paulo (Mara Gabrilli, o suplente do falecido Major Olímpio,e o astronauta, que não consigo guardar os nomes deles).
Esses senadores são todos uns frouxos.
Eles não têm que pedir nada, eles têm é de exigir, e mais, abrir um processo de impeachment contra esta figura nefasta chamada Alexandre de Moraes.
Enquanto o próprio Senado não abrir um pedido de Impeachment… Eles estarão no comando para sempre.
Imploram.
O Congresso acabou.
Quem pede, tem rabo preso.
Se eu tivesse que apostar o STF vai ignorar solenemente os nobres senadores.