publicidade
Política

Em série de vídeos, PT culpa Bolsonaro por esquema de fraude no INSS

Campanha tem o objetivo de evidenciar o 'empenho' de Lula no combate aos descontos indevidos

Segundo a PGR, Bolsonaro teria participado de uma organização que visava a impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva como presidente | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
O ex-presidente Jair Bolsonaro; ao contrário do que diz o PT, esquerda atuou para manter descontos no INSS | Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Uma série de vídeos lançada pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nas redes sociais responsabiliza o ex-presidente Jair Bolsonaro pelas fraudes no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

A campanha, chamada “Verdade sobre o INSS”, fala de irregularidades que supostamente ocorreram durante o governo anterior e destaca medidas atuais do governo Luiz Inácio Lula da Silva para “reverter” esses prejuízos.

Receba nossas atualizações

De acordo com o partido, o objetivo declarado da campanha é “evidenciar o empenho do governo atual no combate a essas fraudes e na defesa dos direitos dos aposentados”.

A série do PT contra Bolsonaro

A primeira parte da campanha aborda a existência de um esquema considerado criminoso que teria causado o congelamento de benefícios do INSS na gestão passada. O PT alega que o governo Lula trabalha para restabelecer os pagamentos e assegurar os direitos dos aposentados.

No segundo episódio, o foco está em descontos indevidos que teriam começado sob Bolsonaro, permitindo que associações fizessem cobranças diretamente na folha de pagamento de beneficiários.

No terceiro vídeo, a legenda petista argumenta que as fraudes no INSS cresceram de forma significativa durante o mandato de Bolsonaro, sem que providências eficazes fossem tomadas para impedir a continuidade dessas práticas.

Já no quarto episódio, o PT aponta para o envolvimento de chefias do INSS, alegando conivência de gestores com esquemas ilícitos, o que teria agravado as irregularidades internas.

Esquerda atuou para manter descontos que resultaram em fraudes no INSS

carlos lupi, INSS, Previdência
O presidente eleito, Lula, indica Carlos Lupi, presidente do PDT, ao cargo de ministro da Previdência – 29/12/2023 | Foto: Ton Molina/Estadão Conteúdo

A proposta de uma CPMI para apurar desvios no INSS dominou as redes sociais. O foco do embate é a regulamentação que permitiu descontos diretos em aposentadorias, usada ilegalmente para desviar recursos.

Aliados de Jair Bolsonaro acusam o governo Lula de envolvimento no esquema, com Nikolas Ferreira (PL-MG) à frente das críticas. Já a base de Lula revela que as brechas foram abertas na gestão anterior. Apesar das alegações, o Congresso, com apoio da esquerda, alterou MPs de Bolsonaro. A medida derrubou trechos e ampliou prazos para descontos — inclusive enfraquecendo controles. Bolsonaro, na época, aceitou as mudanças para evitar derrotas no Congresso.

O debate começou em 2019, com a MP 871, que exigia revalidação anual de descontos associativos. A esquerda reagiu com dezenas de emendas para eliminar ou adiar a regra. Carlos Veras (PT-SP), irmão do presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), liderou as articulações. Em 2023, a Contag recebeu R$ 426 milhões e virou alvo da PF na Operação Sem Desconto.

Outro ponto de disputa foi a retirada dos sindicatos da comprovação da atividade rural. A MP previa o fim dessa prerrogativa, mas partidos de esquerda apresentaram 18 emendas para manter o modelo antigo ou postergar mudanças. Apenas Espiridião Amin (PP-SC) propôs uma transição gradual até 2022.

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. José Roberto Manfio
    José Roberto Manfio

    Isto não é Fake News, ou agora vale tudo neste desgoverno!
    Os descontos favoreceram quais sindicatos de direita, ou eram todos de Esquerda!

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.