publicidade
Política

Em véspera de ano eleitoral, São Paulo terá ônibus com ‘tarifa zero’ aos domingos

Prefeitura deixará de receber R$ 283 milhões em passagens

são paulo ônibus tarifa zero gratuito
Ricardo Nunes disputa à reeleição em 2024 | Foto: Prefeitura de São Paulo/Luiz Guadagnoli

Em véspera de ano eleitoral, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, anunciou que a capital paulista terá “tarifa zero” nos ônibus aos domingos a partir de 17 de dezembro. 

A medida foi anunciada nesta segunda-feira, 11. Nunes disputa a reeleição pela Prefeitura em 2024. A tarifa também será zero no Natal, Ano Novo e no aniversário de São Paulo, em 25 de janeiro.

Receba nossas atualizações

Para colocar a tarifa zero em prática, a Prefeitura de São Paulo deixará de receber R$ 283 milhões em passagens pagas aos domingos, tirando do orçamento para cobrir o montante.

Ricardo Nunes diz que tarifa zero será “para sempre”, governador Tarcísio é contra

são paulo ônibus tarifa zero gratuito 2
“Não é necessário que o Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tenham a gratuidade”, disse Nunes | Foto: Flickr/ Mateus Filipe Nascimento

A cidade tem 4.830 ônibus, de 1.175 linhas, das 0h às 23h59. A tarifa será zerada aos domingos para todos os passageiros. O prefeito Ricardo Nunes disse que a medida não vai exigir aumento da frota de coletivos ao portal g1.

“A própria ociosidade vai poder assimilar essa demanda”, disse ele. “As pessoas vão poder curtir e viver a cidade, ter suas ações desenvolvidas de esporte cultura e lazer.”

O prefeito também não deu prazo para a tarifa zero acabar. “A intenção é manter a gratuidade pra sempre”, disse ele. A medida valerá apenas para os ônibus.

+ Leia mais notícias sobre Política em Oeste

“Não é necessário que o Metropolitano de São Paulo (Metrô) e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) tenham a gratuidade”, disse Nunes. “Os ônibus atendem 100% do nosso objetivo.”

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) se posicionou contra a tarifa zero anteriormente. Ele também disse que a “tarifa congelada há muito tempo prejudica a saúde das empresas”.

O presidente da São Paulo Transporte S/A  (SPTrans), Levi dos Santos Oliveira, disse que o passageiro ainda vai precisar encostar o bilhete para as estatísticas. Caso o usuário não tenha bilhete, o cobrador ou o motorista farão a liberação.

Leia mais sobre:

1 comentário
  1. Rosely M G Goeckler
    Rosely M G Goeckler

    Não existe almoço grátis!

    Isso será pago! Por quem? Como?

    Governo chinfrim é assim: deixa para fazer tudo no último ano para “mostrar serviço” e toma medidas populistas como essa!

    Para completar: a frota nas ruas é menor aos finais de semana! Sendo “grátis”, será mantida a atual? Ou reduzirá ainda mais?

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.