Confira o resumo que a OESTE.IA, a IA da Revista Oeste, fez pra você
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo em 9 de julho de 2026, criticando a atuação do STF e a relação do ministro Gilmar Mendes com a CBF, questionando a interferência da Corte em assuntos fora de suas atribuições. Ele destaca a estranheza da conexão entre Mendes e a CBF, mencionando o filho de Gilmar, Francisco Mendes, que ocupa cargos importantes na entidade.
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira, 9, em que critica a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). Na gravação, ele comenta a relação entre o ministro Gilmar Mendes, do STF, e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), antes de afirmar que a Corte interfere em temas que vão além de suas atribuições.
“É isso mesmo, futebol”, diz o parlamentar no começo do vídeo. “Estou para descobrir no que que o STF ainda não botou seu dedo. Ministro do STF envolvido com CBF? Não casa, é muito estranho.”
Receba nossas atualizações
Nikolas também questiona a atuação dos ministros do Supremo. “Você não acha no mínimo estranho que ministros do STF, que deveriam estar julgando leis, ações, interpretando a Constituição e guardando ela, estejam se envolvendo em todos os assuntos que dizem respeito a sua vida?”
+ Entenda o que é Política em Oeste
Em seguida, o deputado conclui que os eleitores devem dar atenção às eleições para o Senado, que pode frear o STF. Além disso, ele lembra que o próximo presidente da República vai indicar dois ministros da Corte.
Relação entre Gilmar Mendes e a CBF
O vídeo faz referência à relação entre Gilmar Mendes, seu filho Francisco Schertel Mendes e a CBF. Francisco ocupa o cargo de vice-presidente da Federação Mato-Grossense de Futebol, integra o Comitê Disciplinar da Fifa. Além disso, é um dos principais articuladores da atual gestão da CBF.
A presença da família Mendes na estrutura da CBF ganhou força em 2023, quando a entidade firmou uma parceria de dez anos com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), fundado pelo ministro. O acordo transferiu ao instituto a gestão da CBF Academy, responsável pela formação de treinadores, árbitros, dirigentes e gestores esportivos.
Leia também: “Filho de Gilmar Mendes amplia espaço na CBF e integra conselho disciplinar da Fifa”
Com a eleição de Samir Xaud para a presidência da CBF, Francisco Mendes ampliou sua influência na entidade. Integrantes ligados ao IDP passaram a ocupar cargos estratégicos, e ele assumiu papel de destaque nas discussões sobre reformas administrativas e na criação de uma futura liga nacional de clubes.
Nesse contexto, o filho de Gilmar é visto como um dos sucessores de Xaud. Nos bastidores, ele atua para angariar apoio a uma eventual candidatura para o cargo.
Isso tem nome , Putaria