A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil afirmou que a democracia venceu no Brasil e manifestou seu “apoio às instituições democráticas brasileiras”. A declaração foi feita em nota publicada no Twitter/X na segunda-feira 8, data em que as manifestações de 8 de janeiro completaram um ano e foram lembradas em evento do governo de Luiz Inácio Lula da Silva em parceria com o Congresso e com o Supremo Tribunal Federal (STF).
+ Leia as últimas notícias de Política no site da Revista Oeste.
“A democracia venceu! Um ano após os ataques aos Três Poderes do Brasil e no mesmo ano em que celebramos 200 anos de amizade entre Brasil e EUA, reiteramos nosso apoio às instituições democráticas brasileiras. A democracia consolidada e forte une nossos países”, escreveu a representação norte-americana na postagem.
Apesar da manifestação da embaixada, no Brasil, muitos analistas e políticos não concordam que a democracia esteve ameaçada uma vez que os atos de 8 de janeiro não foram, de fato, uma tentativa de golpe, mas mera “balbúrdia”.
‘Golpe seria rigorosamente impossível’, garante Ives Gandra
Nos últimos dias, as manifestações contrárias à narrativa do governo petista, do STF e de setores da imprensa de que houve uma tentativa de golpe foi refutada até mesmo por políticos de esquerda, como os ex-ministros Aldo Rebelo e Miro Teixeira, que ocuparam cargos em governos do PT. O ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT) criticou o uso político do 8 de janeiro, como o ato promovido por Lula e parceria com o STF e o Congresso.
Usuários criticam ‘intromissão’ da Embaixada dos EUA
Feita às 17 horas da segunda-feira 8, a postagem foi visualizada por mais de 280 mil pessoas, alcance mais de dez vezes superior ao de outras publicações recentes. O post tem mais de 900 comentários — a maioria com tom crítico à embaixada.
+ 30 senadores assinam manifesto contra evento sobre os atos do 8 de janeiro
Usuários criticaram a intromissão da embaixada e lembraram de escândalos recentes nos Estados Unidos, como o laptop do filho de Joe Biden que continha e-mails que comprovam negócios questionáveis com a Ucrânia e a do milionário Jeffrey Epstein, acusado de abuso sexual de menores.
+ ‘Se transformou em um evento político’, diz Zema, sobre evento do 8 de janeiro
“Preocupe-se com a Lista de Epstein e não se intrometa no Brasil”, escreveu um usuário. “Assim como um certo laptop que foi abafado durante as eleições nos EUA?”, comparou outro.
Muitos comentários também pediram a volta de Donald Trump, ex-presidente que governou os Estados Unidos de 2017 a 2021. “Por essas e por outras Trump ganhará de lavada”, escreveu uma usuária do Twitter/X.
A turma do Biden não encherga o que está acontecendo no Brasil. Aliás, o chefe com demência, contagia os apoiadores. Triste, muito triste!
Constituição e democracia fazem parte do museo histórico do Brasil
Isto também é culpa do Bolsonaro? O que acham? Não foi ele que melhorou as relações do Brasil com este país?
Perderam a oportunidade de ficarem calados.
Quem cutuca a onça com vara curta, recebe o troco na mesma moeda, ou até pior.
O que esperar da administração de Joe Bidê, além da solidariedade de fraudadores? Tanto lá quanto cá houve eleições totalmente escandalosas, próprias de republiquetas de bananas. Uma situação que aproximou bastante os Estados Unidos ao Brasil, no que concerne a um sistema corrupto e antidemocrático. O que esses dois indivíduos, Biden lá e Lula cá é destruir seus respectivos países. Nos EUA, ao menos, eles tem mais sorte. Seja por ainda serem uma Federação, pelas liberdades individuais e por não terem um tribunal de exceção, dublê de suprema corte, para ajudar na destruição do país. Também a proximidade do termino da gestão Biden e a volta de Trump fará com que os Estados Unidos tente voltar a agir como uma grande nação novamente, o farol da liberdade para o mundo.
VERGONHA HISTÓRICA, um país como EUA apoiando Ditaduras, o tiro pode sair pela culatra.
Tão verdadeira esta informação tal qual à aquela inventada pelos democratas sobre a invasão do Capitólio. Este mané é um apoiador de regimes de esquerda.
Deve ser embaixador em marte !
Biden e 9 dedos = roto falando do rasgado