A petição para o impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes já recebeu o apoio de 131 deputados federais até a noite desta terça-feira, 20. Outros 287 seguem com posicionamento indefinido e 96 são contra.
Segundo o senador Eduardo Girão (Novo-CE), os colegas da Casa Alta não irão assinar a petição pelo impeachment de Moraes. “Senadores foram orientados juridicamente a não assinarem para não serem declarados impedidos no processo de julgamento”, explicou a Oeste.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Ainda segundo Girão, a petição dos parlamentares e o abaixo-assinado popular seguirão coletando assinaturas até 7 de setembro. Os documentos serão juntados e protocolados para o pedido do processo de impeachment de Alexandre de Moraes em 9 de setembro.
Abaixo-assinado popular pelo impeachment de Moraes
O abaixo-assinado cadastrado na plataforma Change.org já alcançou a marca de 954.357 mil apoiadores. Ao todo, 88.400 pessoas assinaram o documento online até a noite desta terça-feira, 20.
Embora a petição não tenha informações sobre sua autoria e tenha sido cadastrada só como “pública”, ela foi divulgada e apoiada por parlamentares e outros políticos, como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O pedido de impeachment de Moraes foi baseado em denúncias do jornal Folha de S.Paulo, o qual divulgou trocas de mensagens entre assessores do ministro no STF e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os dados demonstram que o magistrado teria utilizado o tribunal de forma ilegal para embasar inquéritos contra apoiadores de Bolsonaro no Supremo.
“Trata-se do maior atentado à democracia já testemunhado pelo povo brasileiro, em que um Ministro do STF usa ilegalmente o aparato estatal para perseguir alvos por ele pré-determinados”, afirmou a petição.
A petição sinalizou que o ministro do STF teria utilizado o “falso pretexto de defender a democracia” para “destruir” os pilares democráticos. “Descumpriu a Constituição Federal de 1988 de uma maneira nunca antes vista na história do Brasil”, destacou.
Acaba em pizza.
problema que tem vários deputados com processos na gaveta, caso assinem sai fora da gaveta
O corporativismo é tão grande que não tens coragem de pedir o impeachment do Rodrigo Pacheco. Ministro não teme povo, mas político sim. Então o alvo sempre deveria ser o Presidente do Senado.
Só os conspiradores contra a economia de mercado, contra a democracia e contra a liberdade verdadeira é que estarão assinando contra. O impeachment desse crápula deve ser considerado seriamente.
Impeachment já.
A Constituição não pode continuar a ser desmoralizada.
Já vimos este filme.
Só basta um ministreco desses dar um espirro, e os politicozinhos se borram…..
Infelizmente tudo não passa de um jogo de cena.
Esse congresso não vale nada, a maioria dos deputados e senadores são cúmplices desse sistema, não vão mudar nada, só estão enganando o povo.
Se quisermos tirar esse bandido e outros do STF temos que ir pras ruas!
Deputados covardes Por que não assinaram o pedido de impeachment do ditador Moraes?
A POPULAÇÃO PRECISA ASSINAR. OS 3 PODERES ESTÃO FORTEMENTE UNIDOS E BLINDADOS.
O POVO PRECISA ENTENDER QUE SOMOS NÓS CONTRA ELES. RESTOU O POVO PELO POVO.
ACORDA, BRASIL!