Uma questão do Enade 2022, avaliação realizada anualmente para acompanhar a qualidade dos cursos de ensino superior no Brasil, abordou a “dominação masculina” na sociedade. A prova foi aplicada no domingo 27.
Conforme a questão da avaliação, o “patriarcado é composto de diferentes estruturas que se conectam na reprodução das desvantagens e da vulnerabilidade das mulheres nas sociedades contemporâneas”.
Segundo a prova, as mulheres são vítimas de uma série de “estruturas de dominação” na sociedade “machista” que provocam violência sexual e a exclusão política. “O feminino convencional está associado à domesticidade e à aceitação, pelas mulheres, da autoridade masculina”, informa trecho do Enade.
A prova cobra do aluno duas questões com viés de esquerda: a) discorra sobre a relação entre o patriarcado estrutural e a desigualdade entre homens e mulheres; b) proponha duas ações do Estado para o enfrentamento dos diferentes tipos de violência contra a mulher.
Olhem a questão da prova do ENADE hoje… 🤦🏼♀️ pic.twitter.com/IKUHsemq8S
— Renata Barreto (@renatajbarreto) November 27, 2022
A autora do texto usado no Enade se chama Flávia Biroli. Professora da Universidade de Brasília, a docente é feminista, ataca o governo do presidente Jair Bolsonaro e defende o aborto, conforme publicações em suas redes sociais.
Leia também: “É proibido ser de direita nas universidades”, reportagem publicada na Edição 139 da Revista Oeste
Uma nação que se preze e sonha em se tornar uma potência precisa ter duas coisas: um bom talão de cheques e armas. Configura uma tremenda perda de tempo essa baboseira de ficar discutindo em provas de concursos assuntos coloridos que não pagam um centavo de imposto ao erário. Além do mais, alguém dizer que uma nação é rica porque ela tem dinheiro e armas, ou dizer que outra nação não tem dinheiro e armas porque ela é pobre é o mesmo que dizer que alguém é machista porque ele não é feminista e vice-versa. Em ambos os casos, ninguém explica nada.
eu fiz essa prova kkkk, achei que seria o unico que achou estranho
Alguém dormiu no ponto
O feminismo só existe até o limite da eclosão de um guerra. Nessas horas as “feministas” ficam reclusas e caladinhas, enquanto os “machos” vão para as linhas de frente levar tiros para defenderem todo tipo de compatriotas, sem distinção de raça, de cor ou de preferência sexual.
É uma idiotice monumental, essas idéias de confrontar as posições pessoais das gerações.
Vão procurar o que o fazer e parem de segregar a sociedade. Isso chama-se DESSERVIÇO…..
Muito bem.
Uma maneira de fugir dos seus problemas é atribuir a responsabilidade a outrem e com isso dispensa-se de lutar por eles. No caso ao utilizar as expressões ”
patriarcado estrutural” e a “desigualdade entre homens e mulheres”, a autora criou duas entidades que seriam obstrutivas a plena realização de metade da população. Como se talento e determinação não fossem as principais determinantes. Responsabilizar o “oponente” é o mais claro ato de rendição.
Nossa. Concordo totalmente!
Até usei o seu texto. [email protected]
Muito bem.
E nos perguntamos porque o país vive lá embaixo no PISA. Ninguém mais aprende conteúdo, só ensinam a respeito de “causas”.
Que absurdo, pelo amor de deus em que mundo estamos….A tatica usada pelos socialistas comunistas, dividir para enfraquecer a sociedade. Genero, racismo, ricos /pobres, religiao……. o povo passa o tempo lutando contra utopias e falsidades e os politicos vao dominando.
Em um país cujos soldados são mimizentos e atiram livros contra metralhadoras não merece ter o domínio no território que ocupa!
Não foi somente esta questão, eu fiz a prova, enviezaram sobre armas, sobre pauta LGBTQIZN+, toda a prova foi um show de horrores na tentativa de condução de pauta de uma agenda que não importa na formação de um profissional, cidadão ou minimamente um brasileiro.
Verdade. Também fiz a prova do Enade 2022 (psicologia) e de pedagogia (2021). As duas foram assim, mas a desse ano conseguiu ser pior. Herança de Paulo Freire e governos que apoiam ditaduras comunistas.
A tatica usada pelos socialistas comunistas, dividir para enfraquecer a sociedade. Genero, racismo, ricos /pobres, religiao……. o povo passa o tempo lutando contra utopias e falsidades e os politicos vao dominando. Chegamos no limite que a justiça passou a assumir o Executivo e o Legislativo. Estamos vivendo uma ditadura do judiaciario pragado de impostores e despostas comunistas.
Nem quem elaborou a questão sabe realmente do assunto. Professores esquerdistas são assim mesmo. Eu faço que entendo do assunto e os alunos pensam que entenderam. É lamentável!
.* OSMAR ….. nenhum problema afinal o Brasil é hoje um imenso abaitolá e nada contra a turma cor de rosa e só lamento estar velho sem mais poder aproveitar como aluno ou professor as imensas sobras nas universidades de lindas gatas carentes sofrendo à falta de um bom garanhão … snif snif snif.
A psicologia nos mostra que quem odeia muito algo coisa, é porque no fundo gosta daquilo.
Está precisando haver uma avaliação geral dos docentes , deveriam criar essa prova.