O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, repudiou nesta quinta-feira, 7, a invasão do Capitólio, sede do Legislativo dos Estados Unidos, realizada na quarta-feira 6 por manifestantes.
Ao mesmo tempo, Araújo disse que questionamentos de processos eleitorais são legítimos e que não se pode chamar de “fascistas” os cidadãos de bem que se manifestam contra o sistema político.
– Nada justifica uma invasão como a ocorrida ontem. Mas ao mesmo tempo nada justifica, numa democracia, o desrespeito ao povo por parte das instituições ou daqueles que as controlam.
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 7, 2021
O ministro encerra seu texto defendendo que “os fatos de ontem em Washington não sirvam de pretexto, nos EUA ou em qualquer país, para colocar qualquer instituição acima do escrutínio popular”.
– Há que parar de chamar “fascistas” a cidadãos de bem quando se manifestam contra elementos do sistema político ou integrantes das instituições. Deslegitimar o povo na rua e nas redes só serve para manter estruturas de poder não democráticas e seus circuitos de interesse.
— Ernesto Araújo (@ernestofaraujo) January 7, 2021
Leia também: “Dia caótico nos EUA: invasão histórica do Congresso eleva tensão política”
A imprensa canhota já distorceu a fala do Ministro!