publicidade
Política

Escola de samba que homenageou Lula é favorita para ser rebaixada

Acadêmicos de Niterói estreou no Grupo Especial neste Carnaval

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva | Foto: Reprodação

A julgar pelo histórico de resultados do Carnaval do Rio, a Acadêmicos de Niterói é a favorita para o rebaixamento do Grupo Especial. Trata-se da escola de samba que fez a homenagem ao presidente Lula na Sapucaí.

Ver essa foto no Instagram

Um post compartilhado por Luiz Inácio Lula da Silva (@lulaoficial)

Receba nossas atualizações

O Grupo Especial é a elite do desfile na Sapucaí. Quase todas as escolas que abriram o evento nos últimos 20 anos foram rebaixadas, conforme mostram os registros da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa). As exceções foram apenas em 2010, 2011 e 2022: respectivamente, União da Ilha, São Clemente e Imperatriz abriram o desfile.

Escola novata, risco para Lula

A Acadêmicos de Niterói não é uma das escolas mais tradicionais. Fundada em 2018, ela estreou no Grupo Especial no desfile de 2026.

Fundada por iniciativa da cúpula do jogo do bicho no Rio de Janeiro, a Liesa organiza e julga os desfiles. Segundo a revista Veja, a escola que fez a homenagem não está entre as mais influentes da liga, outro fator que causa preocupação quanto ao resultado entre aliados de Lula.

Leia mais sobre:

3 comentários
  1. Gilberto Novaes
    Gilberto Novaes

    Desconheço a história da escola, mas ouvi comentários de que ela já foi beneficiada em anos anteriores e só subiu devido ao apoio do sistema.
    O sistema dá e cobra.
    Não vai sair barato. Atacaram mais da metade dos brasileiros.

  2. Paulo Miranda
    Paulo Miranda

    É – o bandidão nove-dedos dá azar por onde passa, como sabiamente havia apontado a coluna da VEJA de Diogo Mainardi em 2004.

Canal Oeste
Nossos colunistas
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Augusto Nunes
Ana Paula Henkel
Guilherme Fiuza
Rodrigo Constantino
Alexandre Garcia
Antonio Cabrera
Eugênio Esber
Eugênio Esber
Evaristo de Miranda
Flávio Gordon
Roberto Motta
Miriam Sanger
Adalberto Piotto
Frank Furedi, da Spiked
Jeffrey A. Tucker.
Theodore Dalrymple
Flavio Morgenstern
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
Background
NEWSLETTER
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
Background
TELEGRAM
Cadastre-se e receba nossas newsletter com matérias exclusivas toda semana
publicidade
Background
Assine a Revista Oeste
Seja um dos brasileiros que acreditam que o bom jornalismo transforma um país.