Atuação do ministro em inquéritos tem sido posta em xeque. Nesta semana, aliados de Bolsonaro tiveram o sigilo quebrado e outros foram parar na cadeia
O descontentamento de parte da população brasileira com a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) não é de hoje. No debate público, temas como ativismo judicial e politização da Justiça ganham vigor. Agora, o assunto nas redes é a prisão do ministro Alexandre de Moraes. Em 2019, Dias Toffoli abriu um inquérito para investigar supostas fake news contra a corte. E escolheu Moraes como relator. Juristas avaliam que a medida é inconstitucional.
De lá para cá, o ministro tem feito investigações, julgado e mandado prender. E sua atuação foi posta em xeque por brasileiros. No fim do mês passado, ele autorizou uma operação da Polícia Federal (PF) que cumpriu vários mandados de busca e apreensão contra aliados de Bolsonaro. Nesta semana, o estopim foi a prisão da ativista Sara Winter. Internautas apontam que o vídeo de Sara Winter ameaçando Alexandre de Moraes motivou a decisão.
Análise de redes sociais
Enquanto esta reportagem é redigida, a #PrisaoDoAlexandreDeMoraes está no primeiro lugar dos trending topics do Twitter, ao obter 383 mil engajamentos. Oeste monitorou que a hashtag surgiu na noite de ontem, mas ganhou força na manhã desta quarta-feira, 17.
Por ora, os deputados Hélio Lopes (PSL-RJ) e Janaína Paschoal (PSL-SP) mais o jornalista Allan dos Santos são os perfis que impulsionam a hashtag (embora Paschoal não a esteja usando diretamente. Contudo, uma linha de tuítes de sua autoria viralizou).
Meu IRMÃO, você foi eleito DEMOCRATICAMENTE por 57 milhões de BRASILEIROS para GOVERNAR o BRASIL.
– A CF/88 – todo PODER emana do POVO/ELEIÇÃO. POVO está com você, o POVO não vai ABANDONAR o barco NUNCA, estamos JUNTOS.
QUEM SAI JUNTO, CHEGA JUNTO!🇧🇷#FechadosComBolsonaro— Helio Lopes (@depheliolopes) June 17, 2020
Diante das quebras de sigilo de Parlamentares, a princípio, sem nenhum amparo em fatos ou indícios, entendo ser imperioso levantar o sigilo dos inquéritos que tramitam no STF, em desfavor dos apoiadores do Presidente.
— Janaina Paschoal (@JanainaDoBrasil) June 17, 2020
https://twitter.com/MariaSo87763650/status/1273257087506755588
Para falar a verdade e opinião acho que ainda pode ou será que não pode #PrisaoDoAlexandreDeMoraes ele que flores só pode
— Denise Zanetti (@DeniseMariaZan1) June 17, 2020
Destaca-se no Facebook uma publicação do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP). A postagem com melhor tração tem 19,3 mil curtidas, 2,9 mil comentários e 3,7 mil compartilhamentos. Portanto, é ele quem capitaneia as críticas a Moraes nessa rede.
Além disso, acrescenta-se à turbinada do assunto um compartilhamento da sessão do STF que define a legalidade do inquérito, do senador Jorge Kajuru (Cidadania-Goias) — o parlamentar tem criticado privilégios do Supremo. No Instagram, porém, a discussão não prosperou.
As buscas na internet pelos termos “Alexandre de Moraes” e “moraes” abrangeram todos os Estados brasileiros, com destaque para o Distrito Federal, Rio de Janeiro e Piauí. Em síntese, os brasileiros estão interessados na figura do ministro.
O que se fala na imprensa
Predominam publicações veiculadas por blogs e sites ligados à direita do espectro político. As matérias com mais chances de serem acessadas são as que destacam frases como “é só não esticar a corda” ou o mais recente tuíte de Bolsonaro. Nele, o presidente garante que vai proteger a liberdade de expressão e agir contra a atuação do STF.
Na chamada grande mídia, vigora a narrativa segundo a qual é necessário “defender as instituições”, “interpretação equívoca do artigo 142” e de uma suposta ameaça de golpe de Estado em andamento por parte do Palácio do Planalto. Assim sendo, uma visão favorável à atuação do ministro Alexandre de Moraes.
Tem que parar esses caras; há uma provocação orquestrada para desestabilizar o governo orquestrada e comandada pelo STF; ataram as mãos e os pés do PR. Um dos juristas mais renomados do país (Ives Gandra) já deu seu Parecer; aplicar o art. 142, seria prejudicial para todos, mas o que fazer?
Eles estão governando o Brasil através da “Ditadura da Toga”, tomaram conta;
não dá, isso tem que acabar. FORÇA PRESIDENTE, ESTAMOS CONTIGO!
Lugar de bandido é na cadeia e o careca do PCC é, nada mais nada menos, que um bandido. Tem de ser preso e fuzilado.
#DeixemBolsonaroGovernar
#STFVergonhaNacional
A hashtag #PrisãoDoAlexandreDeMoraes está incomodando?
#EscóriaDoDireito
STF, a Suprema Arte de Aplicar Perfume em Merda.
Todos coniventes com este crime. Precisamos tirar o suíno do Alcolumbre do Senado e expurgar os 11 de uma vez.
Bolsonaro tem medo de usar o artigo 142 da Constituição para fechar esta nefasta corte.
Chegou o momento de pormos a prova a Constituição Federal: todos são iguais perante a Lei?
Embora a gente reconheça a relatividade deste axioma, há que se começar a discutir se o poder de qualquer magistrado é absoluto.
Este senhor violou as regras mais caras do ordenamento vigente. Ou param o comportamento histérico do Moraes ou ele esfacela a República (que também já não é grande coisa por obra e graça do próprio STF)
Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Celso de Mello, são o triunvirato da ilegalidade, e o Presidente está demorando pra tomar providências contra esses destruidores da Constituição.
Bolsonaro tem sido o mais democrático de todos os envolvidos nessa crise. Qualquer ação mais dura dele não se pode dizer que foi ele o desencadeados de problemas. Tem sido insultado w desrespeitado em suas atribuições. Agora, onde está o senado? Este seria o moderador do proble.a e nada. Ca de o movi.ebto muda, senado? Onde está a moderação do poder que pode dar um basta ao judiciário? Ou concordam com tudo o que está a co tecendo? Gostaria de ouvir e ver atitudes da casa moderadora só senado. Os poderes Estão sendo atropelados e quem vai por ordem na casa? Sou um cidadão comum que deseja ver o país em paz, progredindo e com democracia.
O Alexandre de Moraes é um ditador. Está utilizando a Polícia Federal com sua GESTAPO, para reprimir e intimidar jornalistas, deputados e pessoas do povo que pensam de forma diferente dele. Esse sujeito agride violentamente a nossa democracia.
Natan meu amigo, pense um pouquinho. A virtude de Bolsonaro para nós, que seja apenas ter se apoderado de nossas pautas anticorrupção, alinhadas nas ruas desde 2.013 – quando acabamos com o conluio entre os 3 poderes – e se fez presidente, talvez com mais votos ainda do que a contagem apresentada. Ñ importa, como tbm ñ importa o fato de os filhos o atrapalharem, ou de Bolsonaro ter chulé entende? Enqto brigam, o povo é beneficiado? Qdo estão em conluio, quietinhos, pode acontecer igual nos anos da roubalheira desenfreada, razão de nossa união, acima de partidos políticos e ideologias. RESUMINDO: a nossa conversa é com quem votamos: o congresso q nos trai, tem de pautar a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado. O resto é conversa prá nos enganar entende? Unidos reconstruiremos esta bela pátria. José ângelo é Brasil.
Tem um problema aí, Bolsonaro não mexeu um dedo para apoiar o pacote anticorrupção do Moro, nem um dedinho pela prisão em segunda instância. Ao contrário, sabotou o pacote do Moro(aliás sabotava Moro dia sim e outro também) aceitando juiz de garantias!! Bolsonaro me traiu profundamente e por isto eu elevei ele ao mesmo nível de ojeriza que tenho de Lula. Então, unidos? Só se for com Moro que os bolsonaristas tentam desmoralizar, mas o povo sabe quem traiu quem.
Não vai acontecer nada,sabem porque?
O porque o Bolsonaro vai defender o Flávio que esta enrascado!
O Bolsonaro abandonou todo mundo que o apoiava!
Jussara pense um pouquinho. A virtude de Bolsonaro para nós, que seja apenas ter se apoderado de nossas pautas anticorrupção, alinhadas nas ruas desde 2.013 – quando acabamos com o conluio entre os 3 poderes – e se fez presidente, talvez com mais votos ainda do que a contagem apresentada. Ñ importa, como tbm ñ importa o fato de os filhos o atrapalharem, ou de bolsonaro ter chulé entende? Enqto brigam, o povo é beneficiado entende? Qdo estão em conluio, quietinhos, pode acontecer igual nos anos da roubalheira desenfreada, razão de nossa união, acima de partidos políticos e ideologias. RESUMINDO: a nossa conversa é com quem votamos: o congresso q nos trai, tem de pautar a prisão em segunda instância e o fim do foro privilegiado. O resto é conversa prá nos enganar entende? Unidos reconstruiremos esta bela pátria. José ângelo é Brasil.
perfeita a sua analise
Cade os senadores? Sumiram todos?
ALGUÉM TEM NOTÍCIAS DO “MUDA SENADO”? Alguém?
Cri… cri … cri .. cri… cri … cri .. cri… cri … cri .. cri!!
Esse sujeito é um canalha sem votos e descomprometido com a democracia e separação de poderes. Sua prisão e dissolução desse inquérito inconstitucional são urgentes e necessárias.
Qualquer um com um pouco mais de inteligência percebe que a atuação da grande mídia brasileira é um embuste orquestrado em defesa das instituições e da democracia. Não sei se a palavra golpe seria muito forte mas por óbvio é no mínimo uma provocação intencional de enorme desgaste. Certamente o governo e os órgãos de inteligência institucionais estão atentos.