Esquerda vai ao STF contra a autonomia do Banco Central

PT e Psol apelaram à Corte sob a justificativa de que a medida "ofende flagrantemente a Constituição Federal"
-Publicidade-
Colunista da 'Revista Oeste' defende a independência da instituição financeira
Colunista da 'Revista Oeste' defende a independência da instituição financeira | Foto: Divulgação/PT

O PT e o Psol apelaram ao Supremo Tribunal Federal para impedir a autonomia do Banco Central (BC). Em ação protocolada na quinta-feira 25, as duas legendas garantem que a lei “ofende flagrantemente a Constituição Federal”. Isso porque a medida submete a estrutura do sistema financeiro nacional aos “interesses do mercado”, segundo as siglas. A autonomia supostamente permitiria que políticas econômicas e monetárias pudessem ser menosprezadas.

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro nesta semana, a autonomia do BC é uma sinalização de que não haverá interferência política nas medidas adotadas pela instituição financeira. A partir de agora, o chefe do BC terá mandato de quatro anos — que não pode coincidir com o do Presidente da República. Além disso, não poderá ser demitido pelo ocupante do Palácio do Planalto por qualquer motivo. E essa demissão terá de ser aprovada pela maioria do Senado.

-Publicidade-

Em artigo publicado na Revista Oeste, Ubiratan Jorge Iorio, economista e presidente do Conselho Acadêmico do Instituto Mises Brasil, enxerga como positiva a autonomia do BC. “Trata-se de um passo que vem sendo ensaiado há três décadas — a rigor, desde a promulgação da atual Constituição. Um passo que sempre enfrentou forte resistência de políticos, sob a alegação de que há riscos de desalinhamento da instituição com o restante da política econômica”.

Leia na íntegra o artigo “A independência do Banco Central”, publicado na Edição 37 da Revista Oeste

* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias.
Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

3 comentários

  1. São contra tudo que é capaz de melhorar o país e reduzir a corrupção. É um naco a menos para roubarem. É a esquerda estúpida sendo a estúpida esquerda.

  2. Por que os partidos de esquerda, no voto, não ganham as votações, no Congresso Nacional? Ora, discutam e convençam os demais partidos. Se perdeu, faz parte da democracia. Se ganhou, faz parte da democracia. Chega de “judicializar” quando perdem.

Envie um comentário

-Publicidade-
Exclusivo para assinantes.