O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, nomeou o ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel para a presidência da estatal Emgea, vinculada a sua pasta. O nome de Pimentel foi aprovado pelo conselho de administração na semana passada. Ele deve receber uma remuneração mensal de mais de R$ 42 mil, de acordo com os dados fornecidos pela empresa.
Filiado ao Partido dos Trabalhadores, Pimentel também atuou como ministro do Desenvolvimento da ex-presidente Dilma Rousseff, de quem tem proximidade há anos. Em 2014, elegeu-se governador de Minas Gerais como primeiro petista a conquistar o cargo. No dia 28 de março, ele foi recebido por Haddad, já como presidente da Emgea.
Fernando Haddad e Pimentel
O nome de Pimentel é conhecido na cúpula do PT. Em outras oportunidades, teve seu nome envolvido em diferentes acusações de corrupção. Uma delas foi a Operação Acrônimo, que investigava um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo colaboradores da sua campanha a governador.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) citou na denúncia repasses da concessionária Caoa e de outras empresas de Benedito Rodrigues de Oliveira. Em julho de 2020, o inquérito foi arquivado, por falta de provas. Em 2022, o ex-governador foi candidato a deputado federal por Minas Gerais, mas não conseguiu se eleger.
Outro impeditivo seria a validade da Lei das Estatais, que proíbe a participação de pessoas que participaram de campanhas eleitorais em postos de comando de empresas, como a Emgea. Entretanto, esse trecho da lei está suspenso por uma liminar do ministro do STF Ricardo Lewandowski.
A estatal Emgea
A Emgea foi criada em 2001, para administrar créditos podres da Caixa Econômica Federal, criados durante a década de 1990.
Os planos do governo Bolsonaro eram liquidar a empresa, vendendo parte de sua carteira de ativos e repassando o restante para o próprio banco estatal. A administração, no entanto, enfrentou muitas dificuldades financeiras, atrasando e parcelando salários de servidores.
Este desonesto, mas inocentado por nossos Fariseus-judiciário, deixou meu Estado de MG na MI SE RIA. Descontou o empréstimo consignado dos servidores, sumiu com o dinheiro e deixou os servidores com o nome sujo, mas com “cala bouca” dos Fariseus, quem ficou na saudade foram os bancos até o Zema pagar tudo.
Agora ouço estupefada que o Ratinho Junior esta apoiando esse Rato para prefeito de Curitiba. O que sera que prometeram para o Ratinho, ja se vendeu … pobre dos curitibanos se votarem neste traste inútil, desonesto que nao se elege para NADA em Minas.
Perfeito, tudo na normalidade. Vai arrombar a Emgea também, afinal $42mil por mês é muito pouco. Pensei que Dilma o levaria para ser secretário executivo do Banco do Brics na China…
Se eleger para que?????? Vide os salários/benefícios da turminha (dilma, pimentel…..), maior do que governadores, prefeitos, certo?
O cancelamento das condenações do ex-presidiário e de seus comparsas, por manobras jurídicas, e o retorno desses corruptos ao Poder Executivo, definitivamente, é a falência moral da sociedade brasileira.
Nada de novo no front.
Os planos do DESgoverno descondenado e corrupto é desemprego zero para a cambada de pilantras que o rodeiam.
Mais um Pilantra voltando.
Surpresa zero! O cordão dos incompetentes cada vez aumenta mais
Mais um ‘especialista’. É uma sumidade no trato do dinheiro público.
pior governador de MG. acabou com o Estado. nos mineiros precisamos acabar com esta praga chamada pt por aqui. atrasou o desenvolvimento do estado em anos. Zema rebolou pra dar um jeito de sanear as contas. ZEMA PRESIDENTE.
Roedores
Esse cabra vai roubar um bocado. O vício do cachimbo deixa a boca torta
Alguma novidade?
O governador Romeu Zema está até hoje saneando as contas do estado de minas, ele deixou a terra arrasada
VERGONHA!!!
É o próximo escândalo anunciado de corrupção. Mas, dessa vez, não vão prosperar porque a globolixo e a cnn estão ladeira abaixo.. O Povo conhece o endereço da peça mineira (mais um mineiro) e de seus familiares corruptos. A besta obesa não manda na PF toda, somente na parte podre que está prestes a desmoronar. Haja cela na Papuda. Vão dividir beliches.
Esse cidadão quase quebrou o estado de Minas Gerais quando foi governador, atrasou o salário do funcionalismo público todos os anos, diversos meses e décimo terceiro também! Zema em um ano de governo colocou tudo em dia!
Este governo é a festa da corrupção, não tem um indicado que não está ou não esteve envolvido em denúncias de falcatruas.
Por isso são contrários à Privatização das empresas do governo. São cabides de emprego e fonte de corrupção para os partidos. Só produzem prejuízo, incompetência e muito dinheiro para os apaniguados, derrotados em eleições.
A cumpanheirada toda se arrumando no desgoverno moluscante…. Faz o L….