Onze ex-ministros da Ciência e Tecnologia divulgaram ontem um manifesto contra os “graves cortes orçamentários propostos para 2021 de programas estratégicos”. Além disso, advertiram para o “risco de colapso de instituições do Sistema Nacional de CT&I” — o que consideram um “retrocesso sem precedentes” na história das políticas nacionais. Assinam o documento integrantes dos governos Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff.
O grupo cita que a proposta orçamentária para 2021 tem uma redução dos investimentos públicos de R$ 75 bilhões em 2014 para R$ 25,1 bilhões (a preços de 2020). Os “cortes” são culpa da “ortodoxia liberal” de Bolsonaro. As universidades e os institutos federais também são lembrados no texto. Segundo os signatários do documento, essas instituições acumulam queda progressiva em seus recursos nos últimos anos. “Um retrocesso obscurantista sem precedentes”, escreveram eles.
Os ex-ministros também mencionam a existência de um “desmonte” das instituições públicas e redução da capacidade do Estado em enfrentar a crise atual. “Lamentavelmente, com mais de 250 mil vidas perdidas para o [sic] covid-19, testemunhamos a displicência e insensibilidade com que o governo trata a questão.” Por fim, os ex-titulares da pasta convocam as pessoas a se mobilizarem “em defesa da educação, da ciência, da tecnologia e da inovação”.
Ex-ministros da Ciência que ratificam o documento
José Goldemberg, José Israel Vargas, Luiz Carlos Bresser Pereira, Ronaldo Sardenberg, Roberto Amaral, Sergio Machado Rezende, Aloizio Mercadante, Marco Antonio Raupp, Clélio Campolina, Aldo Rebelo e Celso Pansera.
Leia também: “Índia promete à Tesla mais vantagens que a China”
Só figurinha carimbada! Putzz!!!
Quem são? Só conheço o descalabro que o tal Ministério produziu nos últimos 30 anos.
Se aquele grupo é contram significa que a nossa política está certa. Todos os citados são responsáveis pelos últimos vinte anos de atraso que sofremos.
Simplesmente um bando de incompetentes que nada de bom trouxeram ao país enquanto lá estiveram. Mercadante? Aldo Rebelo? Só pode ser brincadeira de mau-gosto!
Quantos prêmios NOBEL o país ganhou durante os períodos de governos nos quais essas sumidades atuaram?????? O Conselheiro Acácio não encontrou nada!!!
Discutir o que eles fizeram não é o caso, até porque sabemos: NADA FIZERAM A NÃO SER DESTRUIR O QUE PODERIA SER FEITO!
Esses ex ministros só destruiram a ciência no Brasil. Agora estamos no caminho certo. Alcantara não explode mais;
UM MANGOTE DE VAGABUNDOS
Sempre que um filho de uma pxta destes crítica o Governo do PR JB eu fico feliz….
Sinal que estamos no caminho certo!
Simples assim!
Quando li o nome dos signatários comecei a rir.
Destaques no período em que estes ex- ministros ocuparam a pasta foram Mensalão, Petrolão e aparelhamento do Estado.
O Bolsonaro anda pisando em casca de banana. Mas essa carta é uma Ode aos mentirosos e que enganaram o Brasil por duas décadas. Quando o presidente assumiu disse que investiria mais em ciência e tecnologia e criticou a formação de cientistas políticos, literatura, artes plásticas, etc. O objetivo era capacitar mais técnicos na área de ciências exatas, biologia, astronomia, robótica, engenharia, etc. Recebeu uma saraivada de todos os lados. Agora, esse pessoal está criticando o que? A pandemia mudou tudo, promessas, objetivos e planos de médio e longo prazo. O atraso é desses ex-ministros que ainda estão pensando em fórmulas mágicas anteriores a pandemia. Agora, a plataforma de soluções é outra, com menos dinheiro e caos na saúde.
Esta carta é um elogio ao Governo atual, se eles defendessem o Bolsonaro eu ía ficar preocupado.
Bando de boçais.
O naipe daqueles que subscrevem o documento fala por si só: Bresser Pereira, Aloízio Mercadante e Aldo Rebelo, sem contar o inefável Goldemberg. Essa turma sente saudades da mamata e dos tempos em que levou v´[arias vezes o país para o buraco.
Entendemos direitinho os interesses desses ex (ex nada significa, são ex mesmo). #SomosTodosaFavordasPrivatizações!
A nossa pseudo ciência é, majoritariamente, voltada para pesquisas abstratas. Investimentos nesse tipo de ciência é desperdício puro. Pesquisadores sérios buscam soluções práticas para os problemas concretos. Outra, cadê algum prêmio Nobel Brasileiro?
Sempre os comunas se unindo para passar uma narrativa de fim do mundo, como 95% da imprensa é de esquerda, diariamente esses movimentos ganham holofotes. Até quando esperar…
É duro tentar por ordem na casa , foram anos de desmandos e desperdício do dinheiro (sagrado)público.
Se foi essa tucanada esquerdista que assinou fico tranquilo porque significa que o governo esta indo muito bem.
Pensar que fui tucano desde a fundação do partido até 2019 quando conheci o mau caráter Dória que apoiei para prefeito e governador, e o vaidoso autoritário com diplomacia FHC quando li “diários da presidência”, e suas intervenções na PF e na imprensa, e outras confissões próprias para ser escrita “ad mortem”. Ocorre que foi ressuscitado para liderar toda essa panfletagem contra o governo Bolsonaro, unindo-se até a quem disse ter recebido dele uma herança maldita. Essa gente ser contra o governo Bolsonaro, melhor o qualifica perante a pobre sociedade brasileira, sem emprego, saúde, moradia, educação e sem esperança.
O que fizeram com tantos recursos recebidos de governos anteriores para a saúde, saneamento, desenvolvimento politico e social e preservação da floresta amazônica?
Hahahahahahahaha, se somar tudo, não dá um pé do chinelo de Marcos Pontes! Olhem quem assinou: Aldo Rebelo, Bresser Pereira , Mercadante, dentre outros BOÇAIS!!!!! Gente alinhada com ladrões . Malditos!
Essas pessoas foram ministros !!!!!! Estamos bem melhor hoje.
Esses ex-ministros fazem críticas, mas esquecem que estamos numa pandemia e o governo têm outras prioridades orçamentárias. São bando de sem-vergonhas
Todos um bando de esquerdistas que ficaram nos governos anteriores e nada fizeram. Aloyaio Nunes foi motorista da Mariguella. Bresser Pereira esquerdista, foi ministro da Fazenda, fez o Plano Bresser, um desastre, inflacao altissima. E agora vem criticar o q? Pos pandemia? Essa gente está sentindo falta do stablishment. É Bolsonaro em 2022 na cabeca. Chega de mamata
Tudo comuna!
Que legal todos tem formulas magicas agora!!!, sem comentários!!!.