Durante o terceiro mandato de Lula, a Força Aérea Brasileira (FAB) realizou 1,5 mil voos ao transportar ministros e representantes dos Três Poderes. Desses, 104 viagens ocorreram com até três passageiros, sendo 34 com apenas um ocupante.
Segundo o jornal Gazeta do Povo, Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), liderou o uso dessas aeronaves com 143 viagens, seguido por Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, com 124 voos. O Ministério da Justiça foi o que mais utilizou os serviços entre os ministérios, com um total de 93 voos.
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Além disso, ocorreram 92 voos classificados como secretos, “à disposição do Ministério da Defesa”. Alexandre de Moraes, ministro do STF, foi o principal usuário desses voos por questões de segurança, depois de enfrentar constrangimentos em aeroportos.
A maior parte dos voos secretos partiu de São Paulo ou teve a cidade como destino, o que soma 54 viagens. O STF informou à Gazeta do Povo que não irá comentar o assunto por questões de “segurança”.
Em 23 de agosto, a ministra Cármem Lúcia voou de Brasília para João Pessoa e Fortaleza em aeronave “à disposição do Ministério da Defesa”. Nessas cidades, reuniu-se com autoridades para discutir estratégias eleitorais e visitou o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará.
Fernando Haddad, ministro da Fazenda, utilizou os aviões da FAB 128 vezes, sendo 86 de ou para São Paulo, onde costuma ter compromissos nos fins de semana. Em uma das ocasiões, Haddad viajou de Brasília para São Paulo com o ministro Gilmar Mendes, do STF, a bordo.
Mulher de Haddad acompanha ministro em voo da FAB
A mulher de Haddad, Ana Estela, acompanhou o ministro em 14 voos. Em 19 de maio, o casal foi o único a bordo. Arthur Lira realizou 69 voos com destino ou partida de Maceió, sua cidade natal.
Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, realizou 64 voos, o que inclui dez para Belo Horizonte. No cenário internacional, viagens foram frequentes, especialmente pelo Ministério das Relações Exteriores.
Fernando Haddad fez quatro viagens internacionais. Ele visitou Washington, Vaticano e Nova York para eventos do G20 e reuniões com autoridades. O presidente do Senado também esteve em Buenos Aires e em Roma para missões oficiais.
Os ministros do governo Lula realizaram diversas viagens. Renan Filho, ministro dos Transportes, fez 64 voos. Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos, efetuou 81 viagens. Luiz Marinho, ministro do Trabalho, completou 48 viagens.
Rui Costa, da Casa Civil, fez 41 voos. Camilo Santana, ministro da Educação, registrou 42. Jader Filho, ministro das Cidades, realizou 44 viagens.
O uso de aeronaves oficiais é permitido pelo Decreto Presidencial 10.267/2020, que autoriza presidentes da Câmara, do Senado e do STF a utilizarem os aviões da FAB para retornar a suas residências nos finais de semana, presumivelmente por motivos de segurança.
Esse decreto também permite que ministros aleguem razões de segurança para usar os jatinhos da FAB.
Bando de canalhas espoliando um país extremamente rico e um povo extremamente sofrido.
Uma casta de vagabundos virou dona do país
Triste FAB . Ja foi um orgulho. Hoje nao passa de um taxi aereo para criminosos.
Que vergonha. Cade os Brigadeiros do ar. Estao como em festa de criança sem educação . Esmagados no chao.
Militares lixos so comparaveis a traficamtes
Tenho ligações fortes familiares nas três instituições.
Desculpe José Nelson, mas a situação pela qual passamos deve-se única e exclusivamente aos militares que traíram por desídia os brasileiros decentes, honestos e esclarecidos que pelo trabalho árduo sustentam com impostos escorchantes esta matilha de cães raivosos.
A perfídia promovida enodoa tão baixa submissão.
Na verdade a nação inteira foi traída, humilhada e submetida na cara dura.
“Perdeu mané, não amola.”
Isto é a maior falta de respeito com o Povo Brasileiro.
Nada, só mais um tijolo na construção de uma reação raivosa que surgirá inevitavelmente.
Assim foi na França em 1789.
Célere diante da desfaçatez dos áulicos atuais, tempos sombrios surgirão um pouco mais à frente.
A história e a vida ensinam: Paciência e letargia tem limites! Depende da intensidade e do grau da repetição.
Barroso e Moraes voando para dar palestras ou aulas (no caso de Moraes, o professor); e outros políticos, pode ser legal… mas é extremamente imoral. Esses usuários vivem uma vida como a dos monarcas absolutistas do século XVIII. E a história mostra que esse tipo de comportamento sempre terminou em conflitos generalizados e muitas mortes e desespero. É só uma questão de tempo.
A festa 🎉🪩 com o nosso dinheiro 💶💰💸💸continua. O pior é que essa gangue, que está esfoliando o brasileiro, não pode andar em público, portanto, essa festa com o 💸💸💰💰, infelizmente, vai continuar. Triste, muito triste! 😞☹️😢😭🇧🇷
Enquanto isso nos, simples mortais, estamos a mercê de todo tipo de violência, constrangimentos, falta de segurança, falta de educação, saúde caindo aos pedaços, falta de saneamento básico, excesso de engarrafamentos por falta de engenharia de transito, falta de planejamento etc…Realmente não há definição do que é prioridade nesse pais. Nação de instituições cada vez mais podres.
URNA ELETRONICA COM VOTO IMPRESSO JA!
👹 Extrema esquerda pra liderança e amigos ,picanha ,lagosta , camarão,virgens pro mundo todo
Pro povo miséria ,injustiça .
Em Cuba família Fidel e bilionária , o povo não conhece papel higiênico.
Nicarágua,Ortega e bilionário, o povo passa fome .
Venezuela , maduro bilionário o povo foge pro Brasil.