Empresa de mídia argumenta que identificou uma rede de fake news; internautas falam em censura
O Facebook anunciou ontem que desativou uma rede de 88 perfis e páginas de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e ao Partido Social Liberal. Segundo a empresa de mídia, foram mapeadas 14 páginas, 35 perfis, 1 grupo e 38 contas no Instagram.
Em síntese, esse conjunto é uma rede que estaria disseminando fake news na internet. Ainda, de acordo com o Facebook, as páginas derrubadas no Brasil tinham “postagens relacionadas à política” e faziam críticas a jornalistas e partidos de oposição.
Leia também: “A lei da mordaça”, artigo de J.R. Guzzo publicado na edição n° 15 de Oeste
Assim sendo, supostamente disseminando discurso de ódio. “Aproximadamente 880 mil contas seguiam uma ou mais dessas páginas, cerca de 350 contas ingressaram neste grupo e cerca de 917.000 pessoas seguiram uma ou mais dessas contas do Instagram”, informou o Facebook.
Nas redes, internautas falaram em censura, entre eles, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson: “O Facebook derrubou hoje contas, páginas e grupos que diz ser ligados a funcionários dos gabinetes de Bolsonaro, filhos e seus aliados. Ok, e as redes que divulgam ódio contra Bolsonaro?”
Leia também: Twitter deixa mensagens de ódio propagarem contra Bolsonaro
https://twitter.com/margarethorlan1/status/1280998308140457984
O Facebook já foi bom, logo surge uma plataforma melhor e que não seja partidária. #ForaIbaneis #2022emquemnaovotar #NaoVoteNoDEM #PSDBNuncaMais
— Roberto Sá Rodrigues (@robertosasouza) July 9, 2020
As ações de censura privada, exercidas pelo Facebook, ocorreram no Brasil e nos EUA, e foram direcionadas a seguidores de Bolsonaro e de Trump. O Facebook e as demais Redes Sociais criam as suas próprias Leis?
Podem passar por cima da Liberdade de Expressão?
— Admilson Quintino Sales Junior/AQSJR68 (@asales7) July 9, 2020
HA CENSURA CONTRA A DIREITA NO FACE
Fui bloqueado duas vezes. Uma porque publiquei uma foto daquela “performance” da rodinha teatral cada um enfiando o dedo no outro….Quando tento publicar uma foto em resposta a um petista, QUE PUBLICOU UMA FOTO DE UM BOI PARA CARACTERIZAR um apoiador do Bolsonaro, recebo informacao que nao e possivel tal publicacao.
Os progressistas do mundo inteiro estão desesperados com o avanço da direita. Bateu o desespero.
Pelo andar da carruagem o PARLER será a maior rede de apoio aos CONSERVADORES NO MUNDO! Não vão conseguir nos parar e calar! O desespero da ESQUERDA contra Bolso e Trump é tão grande, que são capazes de tudo e em ano eleitoral fica mais explícito.
NÓS SOMOS MAIS INTELIGENTES QUE ISSO!
Já tivemos boa IMPRENSA .
Em breve Crystian, alguns jornalistas que patrioricamente e profissionalmente lutam pela honradez da profissão, se sentirão ameaçados.
Foi espantoso o posicionamento radical à esquerda, nos últimos 4 meses, das equipes de antagonista e Crusoé. Será por isto a Ana Paula Henkel se afastou? Tudo foi muito rápido!!! Falam q é exigência da Globo ao Maynard. Bem, mas o Rangel!?!?
Ou será o cacau chinês q sustenta o imbecil do Reinaldo Azevedo?
Ficaram super radicais. E os pobres mortais aqui pagaram as contas desses traidores por décadas.
Que eles caminhem pelo caus, pois ando a passos largos apreciando OESTE.
E as páginas da esquerda que incitam o ódio a direita E deseja a morte de Bolsonaro? Não ouvimos nada a respeito. Não derrubam páginas. Por que só as ligadas à Trump e Bolsonaro? Que apareçam outras plataformas realmente plurais e democráticas. Estas ações não impediria os milhões de conservadores e de direita liberal de eleger e reeleger seus candidato a. Censura sim. A esquerda, apoiada pelo face , instagram e outras plataformas, não fará apagar o brilho das ideias se direita, equilíbrio e prosperidade para o planeta.