publicidade
Política

Fachin arquiva inquérito contra Renan Calheiros e Jucá em caso da Odebrecht

Ministro acatou a um pedido da Procuradoria-Geral da República

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Luiz Edson Fachin
Com a decisão de Fachin, não há mais formas de avançar nas investigações | Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), arquivou um inquérito contra o senador Renan Calheiros (MDB-AL) e o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR).

+ Leia mais notícias de Política em Oeste

Receba nossas atualizações

A investigação, que começou a tramitar em 2017 e ocorria no âmbito da Lava Jato, tratava de suposto recebimento de propina de R$ 5 milhões por Jucá e Calheiros. A Odebrecht teria pago R$ 5 milhões para ambos aprovarem a Medida Provisória 627/2013, convertida na Lei 12.973/2014. O texto estabeleceu regime de tributação vantajoso ao grupo da empreiteira.

Entenda a decisão de Fachin

A decisão atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República, que tentou fazer com que o inquérito fosse prorrogado antes, em pedido negado pelo relator. Dessa forma, segundo o órgão, não tinha mais como avançar nas investigações.

O órgão reconheceu que os elementos obtidos no inquérito não eram suficientes para que se oferecesse denúncia contra Calheiros e Jucá.

“À luz do exposto, patente a ausência de interesse do MPF ao manifestar-se pelo esgotamento das linhas de investigação sem corroboração dos fatos investigados (eDoc. 289), o que obsta, pelo princípio acusatório, atuação de prosseguimento por parte do juiz, impõe-se deferir o pedido formulado pela PGR para determinar o arquivamento deste inquérito, com esteio no art. 21, XV, e art. 231, § 4º, do RISTF, com a ressalva prevista no art. 18 do Código de Processo Penal. Cientifique-se desta decisão a autoridade policial responsável pela condução das diligências investigativas”, argumentou Fachin.

Leia também: “A normalização da censura”, reportagem publicada na Edição 216 da Revista Oeste

2 comentários
  1. Serafim Dos A. Castro Neto
    Serafim Dos A. Castro Neto

    Se aquele partido de 2 deputados entrar com um pedido de revisão das decisões do tribunal de Nuremberg vai ganhar com certeza aqui no Brasil. Nossas sumidades perderam completamente a noção da realidade e o senso de proporção. O q os leva a não ter qualquer senso do ridículo q correm com essas decisões esdrúxulas.

Canal Oeste
Nossos colunistas
Foto do autor J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
J. R. Guzzo (diretor perpétuo)
Foto do autor Augusto Nunes
Augusto Nunes
Foto do autor Ana Paula Henkel
Ana Paula Henkel
Foto do autor Guilherme Fiuza
Guilherme Fiuza
Foto do autor Rodrigo Constantino
Rodrigo Constantino
Foto do autor Alexandre Garcia
Alexandre Garcia
Foto do autor Antonio Cabrera
Antonio Cabrera
Foto do autor Eugênio Esber
Eugênio Esber
Foto do autor Evaristo de Miranda
Evaristo de Miranda
Foto do autor Flávio Gordon
Flávio Gordon
Foto do autor Roberto Motta
Roberto Motta
Foto do autor Miriam Sanger
Miriam Sanger
Foto do autor Adalberto Piotto
Adalberto Piotto
Foto do autor Frank Furedi, da Spiked
Frank Furedi, da Spiked
Foto do autor Jeffrey A. Tucker.
Jeffrey A. Tucker.
Foto do autor Theodore Dalrymple
Theodore Dalrymple
Foto do autor Flavio Morgenstern
Flavio Morgenstern
Foto do autor Ubiratan Jorge Iorio
Ubiratan Jorge Iorio
publicidade
publicidade