Fachin vê ‘projeto autoritário’ em andamento no Brasil

Ministro do STF afirmou que, em 2022, o país terá de escolher entre duas agendas: a democrática e a que se opõe a ela
-Publicidade-
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL | O ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Edson Fachin | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL

Ministro do STF afirmou que, em 2022, o país terá de escolher entre duas agendas: a democrática e a que se opõe a ela

fachin
O ministro do STF Luiz Edson Fachin | Foto: JOSÉ CRUZ/AGÊNCIA BRASIL
-Publicidade-

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin afirmou que as próximas eleições vão pôr em disputa dois projetos: um que ele caracterizou de autoritário e o outro ligado à “agenda de 88”, ao se referir à Constituição promulgada naquele ano. “A sociedade brasileira precisa se preparar para fazer uma escolha entre essas duas agendas e esses dois projetos. E isso se dará em 2022”, declarou Fachin durante uma live promovida pela Universidade Federal do Paraná, na segunda-feira 31. Conforme o ministro, a agenda que se opõe ao que ele chama de campo democrático é “uma agenda em raízes de elogio à ditadura civil-militar. Portanto, de mentes autoritárias, de menosprezo à democracia, a questões vitais, como meio ambiente, povos indígenas, quilombolas”.

Leia também: “Fachin confessa que gostaria que Lula tivesse concorrido em 2018”

“Endoautoritarismo”

Além disso, o juiz do STF declarou que essa agenda mistura o nome de Deus com o Estado, é armamentista e desrespeita as instituições democráticas. “Ofende a imprensa, escolhe inimigos externos e busca, entre outras coisas, o controle da educação e do ensino”, acrescentou o magistrado. Ao ser interpelado acerca de uma reportagem segundo a qual o presidente Jair Bolsonaro teria tentado um golpe contra a Corte, Fachin respondeu que não iria comentar o caso. Contudo, garantiu que “lê bastante” e, a partir disso, enxerga um “endoautoritarismo” em andamento no Brasil. Segundo ele, trata-se de um verniz democrático. Mas, por dentro, as instituições são “corroídas a tal ponto que o hospedeiro, que é a democracia, seja destruído pelo parasita, que é o autoritarismo”, concluiu.

Não deixe de ler “O ataque do ministro Fachin à liberdade religiosa”, artigo do colunista de Oeste J. R. Guzzo

Telegram
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais à equipe da publicação, a outro usuário ou a qualquer grupo ou indivíduo identificado. Caso isso ocorra, nos reservamos o direito de apagar o comentário para manter um ambiente respeitoso para a discussão.

64 comments

  1. Mais um togado fazendo críticas ao Governo. São tão “Deuses” que ter atitudes contra o povo na cabeça deles é derrotar apenas Jair Bolsonaro. Vemos um movimento muito preocupante desses Sinistros. Eles tem se revezado para vir a público palpitar contra o “Fascista”. Isso não vai acabar bem.

    1. A maior, mais terrível e mais concreta ameaça contra a Democracia, em toda a História do Brasil, está sendo perpetrada pelos 11 Ministros e cúmplices que ora ocupam- ( temporariamente – graças a Deus!!!)- as cadeiras da Suprema Corte. É dessa alcateia suprema que saem os uivos e ataques que , hora a hora, tentam derrubar o arcabouço democrático! E dali que se instauram processos inconstitucionais, totalmente fora das leis adjetivas. É dali que se acorrenta o Poder Estatal do Executivo de combater o crime e é dali que saem conferências (lives) amigáveis com criminosos. E é dali que sai , desde a entrega canalha de um exemplar da Constituição ao Presidente , uma ameça por dia, visando derrubar o processo legítimo que elegeu um Presidente Conservador! Os 11 de Brasília estão a serviço de uma ideologia nefasta que foi espancada pelas urnas!

      1. O antes caladinho está bulisoso. Deve ter tomado uma taça de um vinho com quatro premiações internacionais.

      2. “Observei também que debaixo do sol há maldade onde deveria haver justiça. Sim, até os tribunais são corruptos. Disse a mim mesmo: “No devido tempo, Deus julgará tanto os justos como os perversos, por tudo que fizeram”.”
        ‭‭Eclesiastes‬ ‭3:16-17‬ ‭NVT‬‬
        https://www.bible.com/1930/ecc.3.16-17.nvt

      3. Creio que o fachin não deve se preocupar com as urnas pois afinal o excelso pretório já surrupiou nossa democracia, instituindo uma ditadura de esquerda . Essa escória de toga ja devia ter sido destituída. Que Deus, em quem eles não creem , salve o Brasil.

    2. Mais um ministro não-juiz, travestido de togado, revezando-se pra torpedear o governo Bolsonaro! Frise-se que o Fachin fou alçado ao STF pelo lulopetismo. Citar mais o quê ??

    3. Esses demônios do STF, traidores como guardiã da constituição são uma vergonha para nossa nação, são incabíveis a eles a palavra democracia ,por que pregam comunismo como seu chefe Lula que os colocaram para seu plano .

      1. Acusem aos outros daquilo que vc é e faz… Tudo que este hipócrita disse são ações de quando a esquerda radical, ou seja, o PT comandou o país fez, agora vem dizer que o atual governo trama contra a constituição e a democracia, é um hipócrita. Não sei em que mundo estes togados vivem que ainda acham que tem alguém que acredita neles…

  2. STF: 11 sinistros. Esse aí, foi advogado do MST (um movimento sabidamente criminoso, e com cujo chefe o Barroso fez uma live, pasme-se, e pasme-se de noivo…), e declarou apoio à candidatura da Dilma. Então, o Senado (que não serve para nada de bom), já sabia quem estava aprovando para o STF. Agora está aí o Fachin, mostrando serviço, não para a nação, mas para quem o conduziu ao cargo. Acaso é seu papel ficar dando declarações políticas para a mídia fisiológica, ou ele deveria estar julgando os seus processos de modo imparcial, e sem impedir que a Polícia faça seu mister, inclusive nas favelas do Rio???

      1. Fachin , cria vergonha nessa cara , a toga cuspirá vocês em oportuno tempo..

      2. Carmen Miranda não consegue ficar com a sua boca de leite calada, sempre querendo lacrar. Quando não é ele, é o Boca de Veludo ou o Boca de Sapo.

      3. “”MEO DEUS!!”” Juiz do STF que serve de referência a todos os outros juízes falando de política? Porque não se cala e defende a interpretação da Constituição, em horário de expediente, que é para isso que os contribuintes o pagam!

      4. Esses Sinistros, deveriam se envergonhar; pois, cospem asneiras sobre asneiras..é triste, afinal eles conseguem escancarar abertamente, a favor de quem serve…. ABUTRES.

      5. É claro que em 2022 esse STF que aí está serão estiguido e a democracia voltará a nação Brasileira.

      6. Tive a ligeira impressão que ele estava falando dos governos passados.
        Bolsonaro está deixando os petistas em pânico.

    1. A cassação da chapa Bolsonaro/Mourão com certeza ainda está na pauta do TSE onde habita essa Carmem Miranda, o Cabeça de Ovo e o Lulu Boca de Veludo como integrantes. Integrantes sim, porque são um bando da pior espécie que já pisou nos tribunais superior e eleitoral. Credo!!!!!!!!

  3. É CADA UMA!!! O STF é maior ameaça a democracia neste país e acha que o povo é BURRO.
    A PERSEGUIÇÃO AOS CRISTÃO NO BRASIL ESTÁ ESCANCARADA!! Vergonha Suprema!!

      1. Mais um sinistro do STF a fazer declaração que me preocupa.
        A maior ameaça a democracia deste país parte dos sinistros do STF.

      1. * nós também.vemos um projeto autoritário em curso no Brasil mas não é da parte do presidente da República, não.

  4. (((Mas, por dentro, as instituições são “corroídas a tal ponto de que o hospedeiro, que é a democracia, seja destruído pelo parasita, que é o autoritarismo”, concluiu.)))
    SR… pelo que estão fazendo os ministros, a instituição mais corroida e podre e sendo o STF

  5. Eu não me surpreendi com as declarações deste senhor, que é claramente um progressista.
    Contrário à democracia, senhor Fachin, é quem RASGA A CONSTITUIÇÃO num flagrante desrespeito ao devido processo legal, quando permite que uma suposta vítima seja acusadora e julgadora ao mesmo tempo; atenta contra a democracia quem libera bandidos condenados por crimes contra o país, desrespeitando o duplo grau de jurisdição pelo país; “endoautoritarismo” é o Supremo Tribunal Federal barrar as ações do Chefe do Poder Executivo, dando poderes a governadores e prefeitos corruptos que, desastrosamente, impediram muitos brasileiros de terem o direito ao tratamento com HCQ nos primeiros sintomas da COVID-19, enquanto os que “teimavam” em adotar o protocolo precoce sugerido pelo senhor presidente da República, iam aumentando substancialmente as chances de cura da PESTE CHINESA. O Brasil se livrou do viés ideológico que vitimou muitos como na Venezuela, em Cuba e agora na vizinha Argentina e NÃO irá retroceder! ??Brasil Acima de Tudo, Deus Acima de Todos!

  6. Já vomentei isto! Uma coisa, é ouvir frases fortes – desnecessárias. Outra é ouvir e ver decisões do STF, se portando com acima dos outros poderes da República. Se ha sinais de golpe, os FATOS e ATOS origem desses sinais, não estão no Executivo nem no Legislativo!

    1. É o lado militante dele, é a mesma fala d Barroso e dos esquerdistas em geral. Ele e Barroso não resistiram e deixaram a ideologia aflorar, não julgam pelas leis e sim por suas convicções políticas. Por isso eles não tem isenção para atuar no STF, deveriam ser afastados o qto antes.
      Só lembrando, o STF só atua se provocado. Pois bem, de caso PENSADO e de comum acordo, PT, PSOL, Rede, PDT provocam o STF contra decisões naturais e legítimas do Executivo. Por sua vez o STF, em atendimento aos pleitos desses partidos e por razões políticas, invade a competência do executivo visto que não há inconstitucionalidade nas medidas adotadas, como a nomeação do Dr. ALEXANDRE Ramagem por exemplo. Por isso esses militantes de toga, precisam ser afastados.

      1. Carmen Miranda não consegue ficar com a sua boca de leite calada, sempre querendo lacrar. Quando não é ele, é o Boca de Veludo ou o Boca de Sapo.

  7. Esse tal Fachin, advogado e incentivador do MST, dilmista convicto, petista envergonhado, atende pelo, digamos assim, fofo vulgo de Carmem Miranda, é um desses farsantes que se esconde sob a toga para praticar a ditadura dos onde deses dos pés de barro que infectam o STF. Esse sujeito se esquece que a PIOR das ditaduras é a da Justiça, pelo fato de o cidadão que paga o fausto desses funestos seres não terem a quem mais recorrer. Na imoral militância com seus asseclas do petismo, esse senhor Fachin fica de cócoras para seguir ordens dadas pela quadrilha travestida de Partido político que é o PT. Será que Fachin ensinaria a seus filhos e netos que pertencer a uma quadrilha, como ele pertence, que roubou impiedosamente o Brasil, suas empresas estatais, Fundos de Pensão dessas mesmas estatais, dar dinheiro dos brasileiros a DITADORES companheiros e avacalhar a República com os escândalos do Mensalão e do Petrolão é algo moralmente defensável? Esse triste figura do Fachin advoga no STF, como muitos dos seus pares, em favor da bandidagem institucionalizada. Não por acaso, suas últimas ” façanhas ” foram proibir ações das Polícias do Rio de Janeiro nas favelas, sendo a cereja desse bolo fétido a proibição de helicópteros sobrevoarem as ditas favelas, por serem aeronaves capazes de identificar as rotas de fuga dos bandidos. Fachin, esse ser abjeto, desprezível e de Justiça seletiva em favor de bandidos, não deu um pio, uma mísera palavra sobre o caso da mãe morta por traficantes ao proteger seu filho. Mas se por acidente, uma fatalidade, a bala de policial no estrito cumprimento do dever em em proteção à própria vida, atingisse alguém, essa desgracença chamada Fachin, vulgo Carmem Miranda, seria voz a condenar o policial e canonizar o bandido. Um dia, a História vai imputar a Fachin a culpa que lhe cabe pelas vítimas dos traficantes nos morros e nas ruas do RJ, por sua servidão, cumplicidade e alinhamento ideológico com bandidos em desfavor das suas vítimas. E tomara, Fachin/Carmem Miranda, que a História seja impiedosa com sua triste, desprezível e canalha figura. Ditadura, Fachin, é a quem vc e seus comparsas do STF praticam, pois contra ela, não temos a quem recorrer. Tudo passa, Fachin. Vc e seus canalhas cúmplices do STF subestimam o poder das redes sociais em desnudar seus corpos e almas servis ao crime, ao compadrio e à triste passagem de vc e sua comandita pela Casa do Espanto. Vcs têm dinheiro de sobra nas catacumbas do STF para fazer uma pesquisa séria sobre o que nós que lhes pagamos o fausto pensamos de vc e dos seus cúmplices igualmente canalhas e DITADORES. Vcs estão desesperadamente procurando uma saída, para juntos com Governadores e Prefeitos igualmente GENOCIDAS, se explicarem às famílias das vítimas da Covid 19. Só que novamente, as redes sociais disseminaram à larga, que se há GENOCIDAS nessa triste quadra da nossa História, são vcs do STF, Governadores e Prefeitos que politizaram uma medicação usada há mais de setenta anos, mas que na ótica vesga de vcs, era o ” remédio do Bolsonaro “, mas que sabidamente poupa vidas quando usada adequadamente no INÍCIO da infecção. Mas vc, Fachin, se contrair a peste chinesa, se tratará nos melhores do mundo, porque nós pagamos por suas vidas nababescas. Experimente,, Fachin, ir à feira, ao supermercado, à farmácia e avalie a popularidade sua e dos seus comparsas da Casa do Espanto. Coragem, Fachin! Use o brio que Carmem Miranda teve. Vc vai se surpreender, se é que já não sabe, com o que pensamos de vc e dos seus cúmplices do STF.

  8. Ministro, não se preocupe, o povo está aprendendo a escolher sua agenda e pelas pesquisas já escolheu seu rumo e direção em 2022 e não é a sua querida esquerda.

    O medo do STF e da maioria dos togados é perder suas regalias, como tem acontecido com os que sempre mamaram nas tetas do Estado.

  9. KKKKKKKKKKKKK. É impressionante como esses sinistros se revezam a dizer besteiras que prejudicam o Brasil. Mais impressionante ainda é vê-los arranjando palavras e artifícios para dizerem que são a favor do Brasil. Cambadas de hipócritas. O povo não é bobo. O povo está acordando.

    1. Não passa de um comunista escroto e autoritário. Aliás, não conheço comunista que não seja fascista e autoritário. Estamos no século XXI e eles continuam no século XX fazendo reverência ao nazismo, a cortina de ferro e seus genocídios.

    1. Está claro que o propósito, intuito e objetivo desses senhores é atacar o Presidente a ponto de alguma maneira conseguir tirá- lo da presidência, é revoltante; e temos que ver tudo isso de mãos atadas, sem poder algum, por que o presidente não toma uma atitude??

      1. Acusem aos outros daquilo que vc é e faz… Tudo que este hipócrita disse são ações de quando a esquerda radical, ou seja, o PT comandou o país fez, agora vem dizer que o atual governo trama contra a constituição e a democracia, é um hipócrita. Não sei em que mundo estes togados vivem que ainda acham que tem alguém que acredita neles…

  10. A credibilidade do STF está se esvaindo diante do comportamento de seus ministros. O prejuízo para o País é enorme e o senado não toma qualquer providência para colocar as pessoas e as coisas no seu devido lugar!

  11. Como integrante da suprema corte esse cidadão cometeu crime ao usar seu cargo para disseminar intranquilidade social ao lançar aleivosias sem qualquer comprovação. Surpreende-nos um jurista fazer acusações levianas baseado em suposições ideológicas vistas por ele num futuro eleitoral; quanta insensatez e irresponsabilidade!!! EM qualquer democracia saudável ele seria chamado às barras da justiça. Esse “juiz” não apresenta condições para julgar, com isenção, qualquer pleito no STF.

  12. #SenadoLimpaSTF
    Fachin: um execrável, incapaz, verme desprezível.
    Ele sim, um parasita que destrói e atua contra a Justiça e a República. Canalha.

  13. Ficaram velhos e decadentes moralmente os membros do STF.
    Impressionante como perderam qualquer senso de decência. Estão atuando ativamente como uma agremiação partidária.
    O STF, ao contrário do que seus membros apregoam, é hoje o principal instrumento da oposição ao atual governo. E isto, sim, é que é antidemocrático.

    1. O STF não engana mais a população deste País, seus atuais membros serão execrados cotidianamente. A vergonha a que serão submetidos, sobretudo nas redes sociais, fará com que até os que com eles convivem sintam o bafo das podridões que os acompanham.

  14. Os ministros do STF estão fazendo o que o seu benfeitor lhes mandou, atrapalhar qualquer governo que se opuser ao esquedalismo da América latina. Eles só não contavam com Deus acima de tudo e Jair Messias Bolsonaro que passou 27 anos estudando como derrotar esse sistema que ridiculariza o Brasil e o povo Brasileiro.

  15. O tico-tico lá, o tico-tico cá, o tico-tico quer roubar o meu fubá.
    Falou o “Carmen Miranda” do “stf”. Esperar o que de quem foi indicado pela Cadáver Insepulto?

  16. “Quosque tandem?”

    Até quando teremos que aturar esse comunista atormentando nossas vidas?
    Carmem Miranda, como também é conhecido esse biltre, é o fruto mais podre que o Parana produziu. Temos que lembrar que ele teve apoio irrestrito do senador Alvaro Dias para chegar ao STF.

  17. A miopia ideológica dos togados vai saindo do armário a cada dia. Quero ver se esses sujeitos terão a hombridade de se julgar impedidos – conforme lei, que para eles é letra morta – nos julgamentos de qualquer processo contra o governo tendo em vista que quase todos eles já se manifestaram publicamente contra qualquer coisa que parta do executivo, inclusive com injúrias, difamações, calúnias e mentiras, acusando o presidente de vários crimes que, infelizmente a presidência não levou às barras dos tribunais exigindo explicações e reparações. Por isso os pavões que se consideram deuses continuam se revesando nessas injúrias diárias ao presidente, seja a nivel local seja no exterior. Alguém precisa dar um paradeiro nisso já que o senado não cumpre seu dever!,

    1. Precisa avisa os ministros do STF pra virar o disco, que esse discurso está falido, ultrapassado, os 11 togados sim, constituem uma verdadeira ameaça ao estado democrático de direito.

  18. O que esperar de um atuante militante PTista, a não ser essas loucas declarações? Alguém já viu a criatura voltar-se contra o criador? Se ele sempre foi PTista, Ptista será até o túmulo. Esse é o pior essetêefe do Brasil, desde que Pedro Álvares Cabral aportou em Porto Seguro.

Envie um comentário

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Payment methods
Security site
Gostou da Leitura?

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Payment methods
Security site