O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou nesta sexta-feira, 4, para arquivar um inquérito que investiga suposto pagamento de propina aos senadores Renan Calheiros (MDB-AL) e Jader Barbalho (MDB-PA), relacionado às obras da Hidrelétrica de Belo Monte.
Em seu voto, o magistrado fez críticas à Procuradoria-Geral da República (PGR), que chegou a defender inicialmente o arquivamento da ação, mas depois mudou seu entendimento.
A PGR, então, informou que o pedido de encerramento do caso, por falta de provas, havia sido encaminhado por engano ao STF. A defesa de Renan recorreu.
Agora, os demais ministros da Corte analisam o pedido dos advogados para encerrar o caso em julgamento no plenário virtual. Os magistrados podem registrar seus votos por meio do sistema eletrônico até o dia 11.
O inquérito foi instaurado em 2016, a partir de delações premiadas, como a do ex-senador Delcídio do Amaral (que teve o mandato cassado). De acordo com a delação, construtoras teriam pagado R$ 30 milhões em propina para PT e PMDB. Parte do valor teria financiado a campanha eleitoral da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).
Segundo Fachin, depois de cinco anos de investigações, o Ministério Público não conseguiu provar as acusações contra os dois senadores.
“Ainda que seja inegável o porte e a complexidade da apuração, a Procuradoria-Geral da República, de forma contraditória e sem agregar dados e elementos que consolidem a implicação do agravante, pleiteia diligências cujas execuções retiram qualquer perspectiva de desfecho conclusivo próximo, adotando postura incompatível com o valor constitucional da duração razoável do processo”, anotou Fachin em seu voto.
Impressionante como um cara consegue perder a vergonha, ou está com uma faca no pescoço !!pode ser
O senhor ”Fachin(ha) só defende bandidos de alta periculosidade. Haja vista Lularápio, o maior bandido já parido em terras brasilianas.
Que merda vc é juizinho…
Bandido protegendo bandido!
Lamentável
Estão na defesa de bandidos, seus pares….esse stf precisa ser reformado.
Todos farinha do mesmo saco. Coitados de nós brasileiros!
Esperar o que desse militante travestido de ministro? Sabedor da omissão e covardia do brasileiro, deita e rola. Quem sabe um dia criaremos vergonha e reagiremos? Até lá, é “top, top, top”!
Renan Calheiros merece todo tipo de prêmios pelo ótimo trabalho que fez recentemente.
Com 15 processo por corrupção,lavagen de dinheiro,formação de quadrilha, dos quais 9 ainda em andamento no STF. inversão de valores é assim. O bandido tem mais valor, que o honesto. Aprendi desde cedo de quem: APOAIA O MAL,AO MAL PERTENCE.
Eles se seguram. Um dá uma mãozinha para o outro. O STF sendo vergonha mundial.
Qual o motivo dos inúmeros processos do larápio Renan serem arquivados? O STF tem medo do gângster de Alagoas? Renan conhece a vida dos togados mais do que deveria?
novidade , eu quero novidade !
Surpresa zero, alguém em algum momento achou que o voto desse estrume seria diferente?
É a corja, a rataiada se ajuda!!!
Quando eu ou meus filhos formosnpoliticos, nós vamos roubar muotooooooooooooo, e muitoooooo mesmo… foda se o povo retardado q paga impostos…
Uehhh, o Fachin não é aquele ministro do STF que o Moro admira como combatente a corrupção? Lembro que Moro assim se manifestou sobre Moro quando este ministro transferiu a competência do julgamento de Lula de Curitiba para Brasilia, cagando com todo o julgamento.
“repudio ofensas, ataques pessoais ao ministro Edson Fachin do STF, magistrado técnico e com atuação destacada na LAVA JATO. Qualquer discordância quanto a decisão deve ser objeto de recurso, não de perseguição”.
Dá para entender o MORO?
In Fux we trust – dizia também Moro a Deltan
É fachin…és farinhas do mesmo saaaaco…kkkķk….é enojante esta safra de pseudos juízes……É lamentável e sem comentários…não valem a pena….
VERGONHA! VERGONHA! #PrimeiramenteLulaNaCadeia
O povo está sozinho! Temos que dar um jeito nesse STF nós mesmos !!!!