O feriado de Proclamação da República registrou uma série de protestos contra a eleição do presidente eleito, Lula (PT), nesta terça-feira, 15. Apesar das mobilizações de hoje, manifestantes estão nas ruas desde 30 de outubro, quando foi anunciada a vitória do petista no segundo turno. Os atos foram organizados pelas redes sociais, sem a participação de figuras da política.
Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro têm a maior quantidade de gente nas ruas. Na capital paulista, a maioria das pessoas está concentrada no Parque Ibirapuera, na zona sul da cidade, em frente ao Comando Militar do Sudeste. No Rio, os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro decidiram reunir-se no Comando Militar do Leste, no centro, enquanto em Brasília ocupam a Esplanada dos Ministérios. A Praça dos Três Poderes segue fechada.
Curitiba, Belo Horizonte e Recife também registram atos contra a eleição de Lula.
Elaine Abreu, analista de crédito, participa das manifestações no Ibirapuera (SP). Segundo ela, trata-se da segunda vez que participa dos atos. “Acredito que a manifestação é uma maneira de nossa voz ser ouvida contra tudo o que tem acontecido no país, principalmente o cerceamento da liberdade”, disse ela.
A educadora Maria de Jesus veio do Pará até São Paulo. Desde 31 de outubro, ela está acampanada em frente ao Comando Militar do Sudeste. “São 15 dias debaixo de chuva, sol para mostrar nossa mensagem”, disse. “O povo acordou. Aqui tem gente de 70, 60, 40 anos formando as futuras gerações, mostrando os valores éticos, morais e cristãos, ensinando a defender a pátria.”
Além de protestar contra Lula, o bombeiro civil Edson Calixto veio ao local para se manifestar contra a censura. De acordo com ele, o YouTube derrubou o canal que tinha, em virtude de suas opiniões. “Nós não elegemos o Poder Judiciário, mas eles estão censurando o povo”, observou. “Quebraram nossos valores e tiraram nossos direitos.”
Relacionadas
Veja imagens dos atos contra Lula no feriado de Proclamação da República
▪️🇧🇷 Rio de Janeiro- RJ – Comando Militar do Leste (15/11/2022 ) pic.twitter.com/mQY4hv9i4C
— 𝑫𝒊𝒓𝒆𝒊𝒕𝒂 𝑺𝒆𝒈𝒖𝒆 𝑫𝒊𝒓𝒆𝒊𝒕𝒂 47k (@DirSegueDir) November 15, 2022
Ibirapuera 15/11 pic.twitter.com/5CbjLTmlUt
— natanfrancisco (@natanjfranc) November 15, 2022
15/11/2022 Ibirapuera pic.twitter.com/u0u1VKAm4z
— Leila54 (@Leila5411) November 15, 2022
Todo o bairro está colorido de verde e amarelo! Não para de chegar gente, o gigante está gritando!
15/11/22 – 12:45 h – Comando Militar, Ibirapuera – São Paulo
Venham para cá paulistanos! Agora é a hora. #ForcasArmadasSalvemOBrasil #brazilwasstolen#RenunciaXandao pic.twitter.com/zZFmATfeoV— Fábio Soares 🇧🇷 (@fabiosoaresb_) November 15, 2022
Leia também: “A direita está aí”, reportagem publicada na Edição 137 da Revista Oeste
Com certeza os protestos não eram contra Lula mas contra coisas muito mais importantes para o Brasil como a censura, a falta de liberdade, de justiça, de respeito às leis.
Jundiai’ escola militar esta’ lotada de pessoas de verde e amarelo
As palavras precisam ser exatas!
As manifestações não são contra uma pessoa ou seu partido político, MAS uma súplica pela verdade, garantia da lei e da ordem de um país em favor da nação.
se o povo soubessem que boa parte dos praças sao lulistas, vixe
O protesto não é contra a eleição de um ex-presidiário, mas sim contra a falta de confiança no processo que o elegeu.
Manisfestação legítima, o povo apesar de forma tardia, manifesta indignação pela soltura e concorrência de um condenado à eleições, tardia em não se manifestar quando os membros do supremo interviram na câmara sobre voto impresso, tardia quando o judiciário falou fora dos autos invadindo competências. Mas com a declaração do ilusório ganhador, com palavras ditas pelos próprios de infundir o “comunismo” no Brasil de forma veemente, alarmou-se a população, aliás, foi dessa forma que as forças armadas interviram em 1964, o golpe que a esquerda quer dar no país vem muito antes disso. O país parece que acordou do sono novamente!
Faz o ‘J’
Assim: dobra um pouco o polegar que VIRA ‘J’
🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
‘J’ de Jair! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷
NÃO DESISTAM PATRIOTAS, É NA PERSEVERANÇA QUE GANHAREMOS A BATALHA.
NÃO ACEITAREMOS UMA BANDEIRA VERMELHA, NEM UM STF/TSE APARELHADOS A SERVIÇO DE UM PARTIDO E SEU CHEFE LADRÕES, BANDIDOS E CORRUPTOS.
A pergunta que não quer calar: o Brasil ainda tem presidente ou o Lula já tomou posse?
Salvo ledo engano, as só FAs devem retornar ao seu laborioso expediente após o feriado prolongado de 14-20/11, para então responder ao grito de socorro do Povo. Nesse ínterim, esse mesmo povo, que se prepare para por conta e risco próprios, enfrentar as milícias do narco, equipadas com armamento exclusivo das FAs, e os achaques do exército de stédile sob a batuta do general boulos. E o caos se avizinha.