FHC, Temer e Sarney se unem para pregar ‘diálogo e pacificação’

Ex-presidentes participaram de encontro de partidos políticos
-Publicidade-
O <i>establishment</i> participou do evento 'Um novo rumo para o Brasil'
O establishment participou do evento 'Um novo rumo para o Brasil' | Foto: Jane de Araújo/Agência Senado

Os ex-presidentes da República José Sarney, Fernando Henrique Cardoso e Michel Temer defenderam o diálogo como o único meio de “pacificar o país”. A velha guarda da política apontou a busca por “entendimento” como solução para a estabilidade do ambiente político. O trio participou do evento “Um novo rumo para o Brasil”, promovido pelo MDB, PSDB, DEM e Cidadania, na quarta-feira 15, e coordenado pelo ex-ministro Moreira Franco.

FHC afirmou que a estabilidade não está garantida a todo o momento. Por isso, é preciso “reafirmar a crença no sistema democrático”. Segundo ele, o brasileiro “gosta de votar”, o que reduzir riscos à democracia. Temer acrescentou que há “criminalização do diálogo” no país. “Isso atrapalha as soluções para o problema do país”, disse. Na semana passada, o emedebista costurou o acordão entre o establishment e o presidente Jair Bolsonaro.

Sarney afirmou que o exercício da atividade política foi “judicializado e a Justiça, politizada”. Segundo ele, isso desvirtuou a atividade política e transformou a Justiça em terceira via. Sarney defendeu ainda o parlamentarismo como o sistema político a ser adotado no Brasil. Também participaram do encontro Nelson Jobim, ex-ministro da Defesa; ACM Neto, presidente do DEM; Baleia Rossi, presidente do MDB; Bruno Araújo, presidente do PSDB; e Roberto Freire, presidente do Cidadania.

-Publicidade-

Leia também: “O recado das ruas exige liberdade”, reportagem publicada na Edição 77 da Revista Oeste

-Publicidade-
Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 19,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.