Moradores de São Félix do Xingu (PA), a pouco mais de mil quilômetros ao sul de Belém, protestaram, nesta quarta-feira, 29, contra a indicação do ministro da Justiça, Flávio Dino, ao Supremo Tribunal Federal (STF).
O ato ocorreu durante diligência da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs, que está no local para ouvir moradores vítimas de supostos abusos da Força Nacional, subordinada a Dino. Imagens mostram um coro gritando “Fora, Dino”, várias vezes.
Em sessões da CPI, o presidente da comissão, Plínio Valério (PSDB-AM), tem mostrado vídeos de denúncias de populares, em meio a “operações de desintrusão”. Agentes da Força Nacional cumprem mandados judiciais de despejo de pessoas que seriam intrusas em terras indígenas.
Conforme o colegiado, mais de três mil foram expulsos das terras. Algumas das pessoas vivem naquela região há mais de 50 anos.
Lula indica Dino para o STF
No início da semana, o presidente Lula oficializou Dino como indicado ao STF. Paralelamente, o petista escolheu o subprocurador Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República (PGR). Há poucos dias, Lula e ministros do STF jantaram no Palácio do Alvorada, onde sacramentaram as duas opções para o STF e PGR.
Leia também: “Fábrica nacional de indígenas”, reportagem publicada na Edição 191 da Revista Oeste
Temos visto, precisamos comprovar lógico, mas temos visto vídeos de como agem esses elementos da Força Nacional. a mando desse vingador sem escrúpulos, batendo, ameaçando, quebrando todos os bens dentro das casas dos moradores e após incendeiam essas propriedades. Estão similares ao terroristas da faixa de Gaza, Uma atrocidade