A Frente Parlamentar Mista Invasão Zero promoverá, em 24 de abril, uma mobilização na Câmara dos Deputados contra o “Abril Vermelho” do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A informação foi divulgada, nesta segunda-feira, 15, pelo presidente da frente, deputado federal Luciano Zucco (PL-RS).
“No próximo dia 24 de abril, às 11h, estaremos realizando uma mobilização na Câmara dos Deputados”, disse Zucco em nota. “Na oportunidade, faremos um grande expediente em homenagem ao agronegócio nacional, reafirmando a importância da defesa do direito de propriedade e da segurança jurídica no campo.”
+ Leia mais sobre Política em Oeste
Conforme apurou Oeste, a ideia é fazer uma “pressão coordenada” envolvendo parlamentares, governadores, entidades e setores do agronegócio no geral em prol da votação de projetos contra as invasões de terras e que endureçam as penas para tal violação.
Inicialmente, dia 24 aconteceria uma homenagem ao Dia Mundial da Agricultura no plenário da Câmara. Contudo, em meio ao “Abril Vermelho”, o ato servirá para repudiar as ações do MST e cobrar uma reação maior do Poder Legislativo.
“Reforçamos a necessidade de avançar na votação de projetos que punam com mais rigor os invasores de propriedade”, continuou Zucco. “Ao final dos trabalhos da CPI do MST, entregamos ao presidente da Câmara, Arthur Lira, um pacote de projetos batizado de ‘Invasão Zero’.”
Mais cedo, o MST divulgou a marca de 21 invasões de propriedades no “Abril Vermelho”. Nesse período, o grupo intensifica as atividades ilegais, como forma de protesto às políticas de reforma agrária.
Ao menos dez unidades da Federação já foram alvo de ações do MST em 2024: São Paulo, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Sergipe.