Fundador do PDT morre aos 93 anos

José Maria Rabelo ajudou a fundar o partido ao lado de Leonel Brizola, em 1979
-Publicidade-
José Maria Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos
José Maria Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos | Foto: Divulgação

Morreu nesta quarta-feira, 29, o escritor e jornalista mineiro José Maria Rabelo, um dos fundadores do Partido Democrático Trabalhista (PDT), aos 93 anos.

A causa do óbito foi falência múltipla dos órgãos, como informou o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Ele será velado a partir das 14 horas desta quarta na Casa do Jornalista, em Belo Horizonte.

Rabelo ajudou a fundar o PDT ao lado de Leonel Brizola, em 1979. Ele também foi um dos organizadores do “Encontro de Lisboa”, que ocorreu no mesmo ano e reuniu trabalhistas brasileiros exilados na capital portuguesa.

-Publicidade-

Naquela ocasião, o mineiro foi um dos redatores da Carta de Lisboa, documento que deu fundamento à criação do partido.

Rabelo presidiu o PDT mineiro por 18 anos. Ele também fundou o jornal semanário O Binômio, que circulou entre 1952 e 1964.

O periódico, criado para satirizar a gestão do então governador de Minas, Juscelino Kubitschek, é considerado um dos precursores da imprensa alternativa no Brasil.

O jornalista sofreu perseguição política por sua atividade profissional e teve de se exilar na Bolívia, no Chile e na França depois da intervenção militar.

-Publicidade-
* O espaço para comentários é destinado ao debate saudável de ideias. Não serão aceitas postagens com expressões inapropriadas ou agressões pessoais.

3 comentários Ver comentários

  1. Será por que essas coisas ruins tem vida longa? Citaria vários exemplos mas não vou fazê-lo porque não estou passando bem do estômago neste momento. Hora de ir ao vaso sanitário.

Envie um comentário

Conteúdo exclusivo para assinantes.

Seja nosso assinante!
Tenha acesso ilimitado a todo conteúdo por apenas R$ 23,90 mensais.

Revista OESTE, a primeira plataforma de conteúdo cem por cento
comprometida com a defesa do capitalismo e do livre mercado.

Meios de pagamento
Site seguro
Seja nosso assinante!

Reportagens e artigos exclusivos produzidos pela melhor equipe de jornalistas do Brasil.